[quote=heroijapa]Legal o que vc disse, esperava até uma certa retaliação hehehe
Sim, o meu problema com a discussão é que acredito que isso de ser bem feito (a ponto de não ser reescrito um dia) nunca vai acontecer, pq arquitetura boa hoje, vira o legado de amanha que tera fatalmente de ser reescrito.
Acho que fazendo uma referencia a contabilidade o software deprecia e vai ter de ser jogado fora um dia, assim como computador.
Eu vejo livros antigos, caras falando que banco de dados relacional era o maximo da inovação, que eles seriam o centralizador da empresa…
Hoje vejo voces dizendo a mesma coisa com a mesma paixão do SOA (que é o centralizador, tudo passa ali e tals).
Ok, juro que acho bom, mas confesso que acho um pouco “inocente” esse amor.
Então pensando macro a nivel de PDI o diretor de TI deveria investir em software, pensando que em X anos (meu chute é 7, talvez se usar o estado da arte em tecnologia pode ser 10) ele terá de reinvestir.
Seria correto isso? Algum cliente pagaria nossos projetos se soubesse que tem vida limitada? A gente conta isso? hehehehe[/quote]
Confesso que nunca pensei muito a respeito do assunto, mas acho que os clientes sabem disso, sim. Alguns gerentes de TI estão no mercado desde a época do CORBA, e provavelmente eles ouviam que isso seria o futuro, que CORBA era o futuro da programação distribuída, etc., etc. Por isso, alguns clientes sabem bem que isso nem sempre é uma verdade (e, sim, talvez SOA também não seja a resposta pro problema).
Contudo, o que todos sabem é que nós, que trabalhamos com TI, fazemos o possível pra minimizar nosso próprio trabalho e pra fornecer soluções que são entregues mais rapidamente pro cliente, o que acaba barateando o software. Acho que, no final das contas, mesmo que o software acabe depreciado, compensa fazer o investimento, desde que ele “sobreviva” o suficiente pra ter ROI. Essa é a idéia de SOA, prolongar a vida útil do software tempo suficiente pra que ele consiga se pagar e, quem sabe, até dar uma margenzinha de tempo antes que precise ser refeito.
Quanto à paixão por SOA, você tem toda razão!!! Alguns são xiitas, alguns nem tanto, mas acabamos, mesmo, sendo todos muito apaixonados por isso, por uma série de fatores. Pra mim, por exemplo, SOA é uma paixão porque foi a tecnologia que impulsionou minha carreira, foi a grande responsável por um crescimento muito rápido (em três anos, eu passei de desenvolvedor trainee para arquiteto). Obviamente, não foi fácil, mas com (bastante) esforço, acabei chegando na posição que queria.