Olá, já pesquisei um tanto e não consegui uma resposta satisfatória. Espero que alguem aqui possa ajudar!.
Estava aprendendo a usar um framework onde ele usa o smtp para enviar email. Mas não achei como usar. Tem que baixar algo pra enviar emails? Ou usar um serviço de terceiros, tipo gmail.
O livro só ensina o codigo, mas n fala nada de configurar o servidor ou coisas do tipo.
Estou usando um servidor local, apache2.
Geralmente para se enviar email usando uma linguagem de programação, você precisa de uma conta de email configurada, pode testar com seu email pessoal do gmail por exemplo, mas em projetos profissionais, costumamos criar uma conta no dominio da empresa e usar as credenciais no php…
É que através do protocolo mail eu consegui enviar email sem precisar configurar conta, mas através do smtp percebi que existem serviços de terceiros pra enviar.
Protocolo mail? Você quer dizer função mail certo?
Até pq onde sei o único protocolo responsável pelo envio é o smtp…
Quanto ao envio usando a função mail, da uma olhada no php.ini que deve ter algo de smtp configurado para funcionar localmente…
Agora quando se tem um projeto em produção, é necessário as credenciais, porque ao chegar no destino evita cair no spam, etc…