Site para suportar milhares de acessos diariamente

Bem pessoal,

Estou estudando uma forma de desenvolver uma arquitetura “ideal” para manter sites de grande porte distribuídos(Entenda grande porte como sites do tipo como o terra, o uol, o mercadolivre, guj, e etc… que tem milhares de pessoas utilizando…) em java e como não tenho experiência em todos os assuntos que serão mencionados futuramente neste tópico, gostaria de saber sobre a experiência/opinião de todos vocês sobre os *recursos(arquiteturas, técnicas de programação, framework’s, ferramentas, programas, servidores(hardware e software), e etc) que poderão ser utilizados para desenvolver/hospedar um site desse porte. Então vamos lá… O que é preciso fazer/programar/desenvolver/implementar/etc para garantir que o site seja performático, escalável, que tenha compatibilidade entre inúmeros browsers, que permita balanceamento de carga, replicação de banco de dados, servidores dedicados apenas para guardar as sessões(balanceando e replicando) dos usuários, que permita internacionalização…, enfim, um site que fique no ar o “tempo todo” e que responda as requisições com rapidez?

*É aconselhável que os “recursos” sejam gratuitos, até por que no final dos estudos, vamos montar e disponibilizar aqui no guj, a arquitetura “ideal”(baseada na experiência e nos estudos de todos nós) para hospedar sites desse porte.

Lá vai minha opinião… Creio que para garantir uma melhor perfórmance do site é preciso programar utilizando JSP/JSTL/SERVLETS/HTML/Tableless/JQUERY(É o mais aconselhável para garantir a compatibilidade entre os browsers?), pois assim temos um maior controle de como a view está funcionando. Pensei também em utilizar o apache, postgresql…

Obs.: Seria interessante mencionar os assuntos que serão explanados na resposta, no tópico da resposta(na parte assunto), pois desta forma qualquer pessoa que venha a ler a mesma, saberá de imediato o assunto que será tratado.