Sistema novo usando mesma base de dados do sistema implantado

Caros,

Surgiu uma bela oportunidade e gostaria de começar corretamente. Aqui na minha empresa possuímos um sistema ERP cuja manutenção e atualização é de responsabilidade da empresa desenvolvedora. Temos apenas direito de uso e o custo de manutenção e das licenças está tornando maior do que manter uma equipe pequena de desenvolvedores internamente. Após inúmeros problemas com esta empresa, consegui carta branca para desenvolver, em caráter experimental, um sistema que, inicialmente deverá trabalhar em paralelo com o sistema já implantado, até que tenha todas as funcionalidades necessárias para abandonar o problemático.

Uma migração instantânea não seria possível, pois preciso mostrar os benefícios e torná-la mais funcional e atrativa ao longo do desenvolvimento, até para que mais recursos (mão-de-obra e tempo) sejam liberados. A migração precisa acontecer aos poucos, e as atividades que forem executadas nos dados de um sistema precisarão refletir no outro e vice-versa.

Vocês que têm mais experiência que eu, poderiam me dar algumas sugestões de como gerenciar isso? Pensei em duas soluções iniciais:
1 - Usar a mesma base de dados para ambos. Risco da desenvolvedora alterá-la sem aviso e bagunçar todo o sistema novo, sem contar que a base de dados atual é um verdadeiro elefante branco sobre o MS-SQL, criado para atender dezenas de clientes diferentes e cheia de tabelas, consultas e recursos não utilizados por nós.
2 - Usar uma base de dados separada e fazer, por meio de triggers/stored procedures/replicações fazer a sincronia dos dados. Tem o benefício de fazer uma base de dados enxuta e concisa, mas há alto risco de problemas nestas sincronias.

Meu interesse em fazer isso é grande pois, se os resultados iniciais encherem os olhos da cúpula, este projeto pode se tornar meu passaporte para um nível acima, com todos os seus benefícios.

Não decidi ainda em que vou desenvolver isso, mas estou fortemente inclinado a usar EE, dentre outros motivos, a variedade de sistemas operacionais internos e a possível expansão do sistema para clientes externos.

Toda e qualquer sugestão é bem-vinda.

Bom como você mencionou acredito que seja melhor um banco novo, assim também poderá estudar a possibilidade de utilizar outros bancos e também vai poder descartar a parte do banco que atualmente não é utilizada.