Sistema de Ponto eletrônico Ajuda em Requisitos

Estou desenvolvendo um projeto de teste voltado mais a aprendizagem e preciso de uma ajuda:
Trata-se de um sistema de Ponto eletrônico.
Gostaria de desenvolver ele usando metodologia ágil, para isso já estudei a respeito, mas preciso saber se alguém á fez um sistema desse, preciso dos Requisitos dele.
Eu até tenho uma usuária aqui para me ajudar, mas como é um projeto de aprendizado, ela não poderá ficar 100% envolvida então tentarei fazer a comunidade ?ser meu PO.?

funcionario --> registrar entrada.
funcionario --> registrar saida.
gerente --> imprimir relatorio de frequencia
gerente --> corrigir registro de entrada e saida.

sim na verdade esses requisitos eu já havia pensado, preciso de mais requisitos, mas tá dificil de achar. vou procurar uns demo na Web e se achar um que tenha alguma funcionalidade legal eu posto aq…

valeu idev4web

Possível requisitos:

Registro de Ocorrências - (atestado, destista, etc) faltas que são abonadas pelo gerente
Banco de Horas - usuário chegou atrasado/adiantado 10 min. esses 10 min são adicionados/descontados do banco de horas a critério do gerente.

Incluir faixa horaria e feriados.

flws

Lista de requisitos:

Registrar Entrada e Saida.
Carregar Tabela de Feriados.
Dependendo da dimensão da empresa lidar com problemas de fuso-horario.
Integrar com sistema de gestão de RH.
Tratamento para licença e férias.
Tratamento de carga horária de acordo com a categoria profissional, se houver várias categorias dentro empresa securitários, bancários, engenheiros etc…
Tratamento de carga horário baseado no regime de contratação part-time, full-time, 7h e 8h.
Ajustes de ponto em situações de indisponibilidade, funcionário ainda não cadastrado, trabalhando em unidade sem acesso ao ponto, acidente de trabalho etc…
Geração de relatórios para supervisor.

O ponto constantamente irá fornecer serviços para outras aplicações, por isso vc deve pensar num catalogo de serviços bem elaborado dependendo da situação.

Outra observação, o ponto pode servir como forma de autenticação para um sistema de SSO, por isso é bom deixar as interfaces bem flexiveis para suportar essa integração.

opa, entao acho q essa parte de ferias poderia ser colocada dentro de um cadastro de Afastamentos, ai iria contemplar outras coisas além das ferias…

o que vccs acham?

Normalmente, vc só precisa saber da situação funcional do empregado, se ele está trabalhando ou afastado. Vc obtém essa situação de um serviço que o RH irá disponibilizar, é só pra evitar o a jornada estendida, que seria o funcionário trabalhando sendo que ele está de férias e de licença, ou seja o sistema não pode permitir essa batida de ponto.

Parece que não é importante, mas é pra evitar problema com sindicatos.

Por que não faz apenas o que a usuária lhe pedir e depois vai incrementando conforme mais funcionalidades forem solicitadas?
Ficam pensando em tudo e não fazer nada é exatamente tudo o que desenvolvimento ágil é contra!

É com certeza senão ele não vai ter produtividade nenhuma, no ponto eletrônico que eu era responsável levou alguns anos pra contemplar tudo isso que eu disse. Como se trata de um sistema que faz interface com vários sistemas da empresa, o importante que seja construído de forma flexível(Preparado pra crescer em funcionalidades).

Então Luiz Aguiar

como foi dito no post, o sistema é pra aprendizado e de for possível coloca-lo em produção,
e outra o usuário não vai ser tão ativo, isso prejudica um pouco e foi o que tu falo, que tem que fazer o que o usuário pedir,
mas e se o usuário não pedir?

por isso que ele pediu essa ajuda no levantamento de requisitos