Sistema de Gerência de Projetos em Java

Alguem conhece algum Sistema de Gerência de Projetos, tipo o dotProject, porém, feito em java?

Aguardo resposta.
Valew

no sourceforge tem alguns

Ola,
Um post antigo mais com boas informações.
http://www.guj.com.br/posts/list/7952.java#579502
sds.

"

Olá

Na engenharia é comum projetos serem baseados em processos bem definidos e repetíveis. O desenvolvimento de software geralmente se baseia em processos empíricos. Assim não dá certo o uso das mesmas ferramentas de controle usadas na engenharia. Portanto nem considere softwares na base de cronogramas do tipo MS Project porque não foram feitos para gerenciar projetos de desenvolvimento de software.

Sugiro que experimente (e até contribua com ele se for o caso) o Pronto , segundo o link abaixo, é um software livre para gestão de projetos que utilizam o método Scrum. Nele é possível definir papéis para os usuários como Product Owner, Scrum Master, Desenvolvedor, Testador e Suporte. Há um kanban online para acompanhamento do status do projeto, e um gráfico de burndown que mostra a velocidade da equipe.

Ver http://bluesoft.wordpress.com/2009/06/30/pronto-software-livre-para-gestao-de-projetos-scrum/

[]s
Luca (que não acredita em cronograma para gerenciar projetos de desenvolvimento de software porque nunca viu dar certo)

"

Ainda estou estudando a ferramenta, mas aparenta ser simples e com uma intergração com outras ferramentas muito útil.
Vale a pena dar uma olhada no site:

Rational Team Concert

Tem versão gratuita até 3 usuários e paga. E a nova versão já vem em português e os desenvolvedores ainda podem escolher trabalhar com Eclipse ou Microsoft Visual Studio.
Muito legal!

Espero que tenha ajudado.

Sou adepto da simplicidade. Prefiro usar uma ferramenta focada em projetos de software/agilidade do que precisar entender e configurar as “trocentas variáveis” de uma ferramenta “genérica” …

Meu voto: Trac (http://trac.edgewall.org/)

PS: E ainda nem pago licença!!!

"

Taz:
Utilizo o trac a um bom tempo, ferramenta simples e múito ágil, e ainda tem integração com subversion nativa.

OpenSource é isso.

Ronaldo.

[quote=marcosalex][quote=Luca]
Na engenharia é comum projetos serem baseados em processos bem definidos e repetíveis. O desenvolvimento de software geralmente se baseia em processos empíricos. Assim não dá certo o uso das mesmas ferramentas de controle usadas na engenharia. Portanto nem considere softwares na base de cronogramas do tipo MS Project porque não foram feitos para gerenciar projetos de desenvolvimento de software.
[/quote]
Menos, né cara. Dá pra trabalhar com processos empíricos no Project e similares perfeitamente. Não é só na área de software que tem essas características, administração, qualidade também tem processos empíricos.

O que acontece é que o MS Project é uma ferramenta genérica, com “trocentas” variáveis e cada cada um escolhe para seu tipo de gerenciamento a que lhe for adequada. Se a pessoa não souber escolher, a culpa não é da ferramenta.
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa168500(office.11).aspx
[/quote]

Luca, Marcos:

Quando a ferramenta que vc tem é o martelo, há a tendência de ver todo problema como um prego …

As ferramentas moldam nossa maneira de tratar os problemas de maneiras sutis, que só percebemos depois que o estrago foi feito.
MS Project e similares favorecem que percebamos como verdade o resultado de atividades de planejamento imaturas
e carentes de um feedback (a.k.a. desconfiômetro) eficiente.

Veja a discussão (muito boa e muito antiga) no c2wiki:
http://c2.com/cgi/wiki?MicrosoftProject

[]s

Jorge

"

Olá

Amigo Jorge, já gerenciei projetos que deram certo usando o MS Project. O que nunca consegui ver dar certo é o próprio MS Project. Nunca paricipei de um projeto em que o cronograma do MS Project representasse corretamente o projeto. Como você sabe muito bem,o problema não é do MS Project e sim da dificuldade de tentar desenvolver sistemas como se estivesse acompanhando um processo fabril ou uma obra de engenharia.

Marcos Alex

Neste caso o que não acredito é em uso de cronogramas para acompanhar projetos de desenvolvimento de software. E que fique bem claro que acredito em cronogramas para processos definidos. Já em 1969, antes de me especializar em engenharia estrutural, quando ainda trabalhava em obras e acompanhava as obras da Fábrica Kelsons na Penha no Rio de Janeiro, as paredes do escritório eram tomadas por gráficos de Gantt todo furadinho por alfinetes coloridos e aquilo fazia o maior sucesso quando aparecia alguma visita.

[]s
Luca

"