Mas pq vc ta tentando compilar manualmente? Pra compilar manualmente, vc precisa montar o MANIFEST do jar, e fazer tudo na mão. Não faz sentido.
wldomiciano1 like
Qual versão do Tomcat vc está usando? A partir da versão 10 o Tomcat suporta o Servlet 5.0 e o pacote javax.servlet foi substituido por jakarta.servlet.
Vc tem que ver se está usando as versões corretas para que tudo funcione corretamente.
anyblueangel3
O livro que estou usando recomenda usar um editor simples e fazer na mão para praticar.
anyblueangel3
A versão é apache-tomcat-9.0.60.
wldomiciano1 like
E a versão do servlet-api?
anyblueangel3
É a mesma versão do tomcat.
wldomiciano1 like
Não pode ser, a última versão da API é a 6.0.
Me mostra o link de onde vc baixou o servlet-api.jar.
Para o Tomcat 9, vc deveria baixar a versão 4.0.
anyblueangel3
Não tenho mais o link mas veio junto com o tomcat então agredito que sejam compativeis.
wldomiciano1 like
Entendi, vc tem razão, baixei aqui para fazer uns testes, se eu descobrir ao novo, volto aqui.
wldomiciano1 like
Ronaldo, eu estou instalando o Windows aqui, então ainda não consigo testar, mas olhando seu comando com mais atencão, acredito que o problema é que vc usou “:” para separar os caminhos do classpath.
No Windows a gente não usa “:” para separar os caminhos, a gente usa “;”.
Experimenta fazer esta mundanca para ver se vc consegue compilar.
anyblueangel3
Você pode escrever a linha para mim pois eu usei vários dois pontos.
staroski
O separador de caminhos do Windows é ";" então você vai ter que substituir cada ":" por ";".
Simples assim.
Engraçadinho, se você não sabe diferenciar um nome de unidade de um separador de caminho, então recomendo que aprenda a utilizar o seu sistema operacional antes de aprender a programar.
anyblueangel3
Veja como está no comando que coloquei no arquivo compila2.bat: