Serviço de autenticação comum

Bom dia a todos.

Atualmente trabalho em uma instuição que possue alguns sistemas, e com uma demanda cada vez maior por novas aplicações, o que é normal dentro de uma organização. Porém o que tenho me deparado é com o seguinte cenário. Em toda aplicação que entra desenvolvmento, sempre é preciso fazer um módulo de autenticação e autroização para cada a aplicação sempre buscando [color=red]usuário e senha no LDA[/color], o useja sempre precisamos fazer a mesma coisa, ou seja, codificação apra acesso via login e autorizações para recursos da aplicação. Diante dessa situação, estou buscando uma solução no sentindo de buscar um mecanismo de login unifcado, como uma idéia de passaport, ou seja, é como se fosse algo como ocorre com as conta do google. Eu tenha apenas uma conta de email, e a partir de ela consigo acessar o email, o blogger, o orkut, e todos os outros serviços que necessitem de login e senha. A idéia mesmo de passaporte para obter credencias de e permissões.

Alguem poderá me dar uma idéia de por onde começar a trabalhar com essa ideia? Alguem poderia me me ajudar a encontrar uam referencia (artigo, texto…etc) para eu iniciar esse trabalho. Alguem tem idéia de como é arquitetura para essa implementação?

Fico mto grato a quem puder ajudar.

Olá
Acho que bibliotecas de SSO (Single-Sign-On) podem te ajudar neste caso.

[]'s
Gustavo Ehrhardt

Cara,

Nunca usei, mas, o Rasea me parece ser uma boa opção para você. Segue o link: http://www.rasea.org/

Valeu Gustavo e Marlon.
EU irei pesquisar. Se descobrirem algo novo me avise.
Um abraço

Jasig CAS, oAuth, OpenID, são algumas opções.