Alguem pode me dizer se o Tomcat aguenta ser usado como servidor de aplicação, com as seguintes tecnologias: Struts e Hibernate. Atenção tera que suportar um overhead cousado por 2000 acessos/hora. Isso sera amortizado por um cluster posterior ao segundo mês de uso.
Para aguentar esta carga o tomcat tem grande chance de abrir se o hardware não for muito poderoso. Use o JMeter com carinho para evitar aborrecimentos depois. Já que precisará gastar com um bom hardware, verifique a possibilidade de usar o orion server ao invés do tomcat (ou jetty) para ajudar a segurar esta carga. Baixe um trial e inclua nas comparações. O preço dele é de US $ 1500.
Caso não queira pagar nada, antes de decidir pela escolha definitiva do tomcat analise também o jetty. Compare o desempenho dos dois e por favor escreva um breve resumo dos resultados para nós. Segundo alguns amigos gujeiros de boa cepa, o jetty é mais rápido do que o tomcat.
Lembrete 1: Com o JBoss é mais fácil de fazer cluster do que com o Tomcat.
Lembrete 2: Retirar o motor da base de dados do servidor que recebe as mensagens http e colocar em uma máquina separada as vezes é melhora o desempenho da aplicação web.
Usar o JMeter para fazer testes de carga é uma excelente idéia mas toma cuidado para a sua máquina não influenciar nos resultados do teste.
Se você tem um PC lento e pede para o JMeter fazer 1000 acessos em 1 minuto, sua máquina vai para 100% de processamento e vai influenciar o resultado do teste.
O ideal é colocar o JMeter numa máquina com bom processador/memória e ir aumentando a quantidade de requests acompanhando o desempenho do seu processador.
Quando senti que o seu processador está impactando nos testes, é hora de parar.
O JMeter é muito interessante pois permite fazer testes distribuídos.
Máquina A - 500 acessos para o Server XYZ (main node)
Máquina B - 300 acessos para o Server XYZ
No final, o resultado dos testes é enviado para a máquina A (main node) e os resultados consolidados e apresentados (tabelas, gráficos, etc).