[quote=desiludido]Aqui no Brasil programador é considerado apenas um recurso dispensável nas empresas.
Entendo o OP, é por isso que não tenho mais programação como FIM, e sim como MEIO.
Pelo visto só na Suécia que programador é interessante, ao lado de pedreiros e garis![/quote]
Acredito que em todo lugar e qualquer profissao tem o seu valor, se vc nao esta sendo reconhecido na sua empresa, eu acho que tem dois motivos:
Voce esta trabalhando numa empresa ruim, que nao da valor aos funcionarios. Essa eh a situacao mais facil, soh pular fora e procurar uma empresa que valoriza seus empregados.
Voce nao gosta do que faz, ou faz um pessimo trabalho, ou nao tem interesse pelo seu trabalho, em TI eh muito importante (porem chato) saber “vender seu peixe” para se fazer visivel. Essa eh mais dificil de resolver porem nao eh impossivel.
O importante eh saber identificar o porque do nao reconhecimento, ou invez, de generalizar que programadores nao sao valorizados.
Acho que o trabalho do programador eh bem valorizado sim, veja aqui no forum e tanto de gente que trabalha com desenvolvimento e obteve sucesso, trabalha em otimas empresas, alguns fora do pais, outros ate lancam livros sobre programacao.
É por isto que eu sempre digo para os outros que sou engenheiro de software… poderia falar que sou Cientista da Computação que é minha formação porem meu trabalho é bem diferente que de um cientista então não posso me considerar um cientista…
Agora algo que eu penso… pq um cara que chuta uma bola tem respeito, admiração, dinheiro e mulherada? pra chutar uma bola? Eu faria cara de nojo para o sujeito que diz: “Sou jogador de futebol” que grande merda, porem o povo deste pais valoriza mais chutadores de bola do que médicos, bombeiros, policiais que salvam vidas…
[quote=desiludido]Aqui no Brasil programador é considerado apenas um recurso dispensável nas empresas.
Entendo o OP, é por isso que não tenho mais programação como FIM, e sim como MEIO.
Pelo visto só na Suécia que programador é interessante, ao lado de pedreiros e garis![/quote]
Mas todos precisam deles.
Coloca um pedreiro bebado ou um programador corrupto na sua empresa pra ver o que acontece.
Pra mim este tópico parece obra de gente com dor de cotovelo.
Eu já vi DBA criar as tabelas de qualquer jeito e falar pro programador se virar pra realizar o CRUD. Muitos não estão nem ai pro desenvolvimento.
Depois ficam chorando quando faltam profissionais no mercado.
Só que um DBA bom, além de pensar na performance, pensa também no desenvolvimento. Deve existir um meio termo.
Eu já vi DBA chorando pra não usarem hibernate porque as queries estavam em stored procedores… Como se isso fosse algum impedimento…
Medo de frameworks? Todos os dias surge um melhor.
Eu também não sou fam do hibernate, por isso estou criando meu proprio framework. Quem fez os bancos de dados? DBAs?
Se vc quer ser DBA, seja DBA.
Se quer ser programador seja programador.
Não fica ai de babaquice dizendo quem é melhor ou pior porque isso só reflete sue preguiça de estudar.
Falei aquilo no primeiro post porque sou programador e sempre tive aquela impressão.
Atualmente sou programador sênior aqui na empresa e simplesmente sou ninguém aqui. Sou tão ninguém que consigo fazer meu trabalho de casa que ninguém sente minha falta por aqui, meu trabalho é apenas fazer o que meu chefe manda! As telas já foram desenhadas por ele, tudo já foi pensado por ele, eu apenas implemento. Que merda de trabalho, só continua aqui porque não ganho muito mal.
Depois que faço as coisas lá de casa, volto pra cá e meu chefe critica as telinhas que fiz dizendo coisas do tipo: “essa nomenclatura é no plural, esse botão é mais para direita, e coisas patéticas desse tipo”.
Eu me sinto aqui um ninguém, igual, mas igualzinho a um peão de obra, isso porque sou “programador sênior” (ao menos na carteira de trabalho). Nos outros lugares que já passei, não foi melhor do que isso…
Essa empresa tem TI apenas como meio e não como fim. As pessoas que são alguém por aqui viajam para outros estados, lidam com clientes, mas todos eles ganham menos do que eu.
[quote=mistico]Depois que faço as coisas lá de casa, volto pra cá e meu chefe critica as telinhas que fiz dizendo coisas do tipo: “essa nomenclatura é no plural, esse botão é mais para direita, e coisas patéticas desse tipo”.
Eu me sinto aqui um ninguém, igual, mas igualzinho a um peão de obra, isso porque sou “programador sênior” (ao menos na carteira de trabalho). Nos outros lugares que já passei, não foi melhor do que isso…[/quote]
Por isso q vc continua sendo desprezado. Enquanto não mudar sua postura nada vai mudar…
Outra experiência traumática foi quando fui trabalhar quarterizado numa empresa de médio porte, era uma logística… Quando fui apresentado ao pessoal de lá eu quase não acreditei no tratamento. Ninguém olhou para mim, não fizeram nenhuma pergunta embora eu tenha sido simpático, fiquei super chateado que quando cheguei na metade da apresentação simplesmente parei de falar e, pra fechar a humilhação, uma mulher lá falou com raiva depois que dei as costas: “nossa, não fala nada…”.
Depois fui reparando como as outras pessoas eram apresentadas e a inacreditável diferença de tratamento que recebida. Um cara que ia ser meu chefe entrou depois de mim lá e quando foi apresentado, foi totalmente diferente: as pessoas correspondiam a simpatia e faziam perguntas e diziam “seja bem-vindo” a ele.
Noutra empresa, essa uma consultoria, o pessoal do financeiro só dava “bom dia” para o gerente de desenvolvimento. Os programadores dessa empresa viviam em cubículos resolvendo chamados (dando manutenção no software da empresa) o dia todo, a rotatividade nessa empresa para programadores era alta.
Bom, em resumo: até o momento não achei um emprego de programador onde eu pude desfrutar um pingo de admiração, ou prestígio. Só foi humilhação.
Isso significa que a parte do seu chefe já tá pronta (Model e controler). Vc deve ter apenas as interfaces pra trabalhar na view.
Então se vc só desenha tela então NÂO é um programador senior. Vc é programador Junior.
[quote]Isso significa que a parte do seu chefe já tá pronta (Model e controler). Vc deve ter apenas as interfaces pra trabalhar na view.
Então se vc só desenha tela então NÂO é um programador senior. Vc é programador Junior. [/quote]
Não, você não entendeu. Eu faço tudo. Meu chefe apenas traduz o negócio da aplicação na interface, ele que desenha a tela e suas funcionalidades. Com base nisso eu modelo a bosta do banco de dados, faço o model, controller e view, orm e outras porcariaiadas…
Programação, TI, Java, OOP, e etc… essas coisas são poucas pessoas, bem poucas mesmo.
Ao meu ponto de vista, você só recebera admiração de quem tem algum conhecimento e sabe do que você é capaz fazer.
Só que como disse antes, bem poucas pessoas tem esse conhecimento para poder avaliar ou valorizar o seu trabalho.
E sobre o “Ser programador é nojento”, não concordo, pois você deveria achar ótimo ser programador e ter Q.I e inteligência para isso, coisa que muita gente por ai não tem.
Bom, comparando com o mercado europeu, no Brasil ganho muito mais que na Europa, porém muitos de nossos clientes são do exterior, como Alemanha, Italia, Inglaterra, França, China e etc…
[quote]Acho que no Brasil a maioria das pessoas nem sabe o que eh desenvolvimento, as pessoas so sabe que vc “trabalha com computador”. A maioria das pessoas pensam que quando alguem trabalhar com informatica, a pessoa trabalha ou com suporte, tipo instalando windows, word, excel ou com manutencao, tipo, trocando placa de video, colocando mais memoria no computador e coisas do tipo. Essa eh a real!
[/quote]
Nisso eu concordo, a maioria do brasileiros não tem capacidade de entender o que é um desenvolvedor.
O inicio de um futuro brilhante e fazer o que gosta, o trabalho vem antes do sucesso, o dinheiro e sucesso é uma consequência.
Só nós de programação sabemos a complexidade do nosso trabalho. Eu já fiz faculdade de matemática (não completei), mas reparei que o raciocínio que o matemático usa para criar suas fórmulas é a mesma que nós programadores usamos para criar nossas rotinas, é a mesma coisa, pois toda rotina tem entrada e saída que nem as funções matemáticas.
Fora os padrões de projeto, que são geniais e complexos. Nós programadores criamos soluções geniais, resolvemos problemas difíceis. Mas tudo isso é oculto no código fonte.
Uma porcaria de secretária, ao menos aqui, desfruta de infinito prestígio e respeito em relação a mim… Até o faxineiro recebe um “tchau” enquanto que eu sou desprezado aqui. Porra meu, tenho qi de 130… e proporcionalmente ao meu qi, sou humilhado. Não tenho certeza se o problema sou eu ou meu cargo de programador sênior.
Eu não deveria esperar nada de ninguém nessa porra.
[quote=mistico][quote]Isso significa que a parte do seu chefe já tá pronta (Model e controler). Vc deve ter apenas as interfaces pra trabalhar na view.
Então se vc só desenha tela então NÂO é um programador senior. Vc é programador Junior. [/quote]
Não, você não entendeu. Eu faço tudo. Meu chefe apenas traduz o negócio da aplicação na interface, ele que desenha a tela e suas funcionalidades. Com base nisso eu modelo a bosta do banco de dados, faço o model, controller e view, orm e outras porcariaiadas…
Mas isso é trabalho de peão mesmo assim.
[/quote]
Eu já passei por coisas semelhante a isso e nunca vim em foruns menosprezar minha classe ou de outros por causa de meus chefes.
Então se vc faz tudo isso que disse e não é respeitado, se demite e procura outro emprego.
[size=18]Nojento é viver em um mundo com tanto acesso a informação e ter a infeliz ignorância de nem saber o que é um programador, ou o que este faz… Sendo assim um olhar de indiferença vindo destes, só pode ser respondido com um pensamento…“Tenho Pena!”
na boa… ser respeitado ou não… Quem se importa? sabe pq?
Quando alguem torce o nariz nunca fez um hello world na vida…
Lembra de quando voce fez o seu primeiro software com as primeiras “ferramentas” da linguagem (case… if’s…)
aquela calculadora cientifica que nunca funcionava…
aquele trabalho da faculdade que falta 30 min para a entrega no e-mail do professor e voce lá lendo com toda a atenção, e até que enfim consegue resolver aquele bug 3 min antes…
Pow… não tem nem comparação é muito bom voce desenvolver algo e ver funcionando, varias pessoas usando aquele software na web, aquele banco de dados…
enfim… tenho dó das pessoas que nunca sentiram isso e torcem o nariz por nem saberem oque é um cubo mágico…
No meu serviço, um dia eu falei “afff, e voce fez 3 quintos daquilo e tah reclamando” blz… a pessoa não entendeu, e me chamou de loco por falar coisas dificeis. O.O
E ai? vai ligar pra essas pessoas? Se tah ganhando bem? gosta do que faz? entao pronto
Eu sempre digo que sou Analista de Sistemas que é minha formação (bacharel em análise de sistemas) independente do trabalho que esteja fazendo no momento, poderia ser as vezes apenas Programador, outras Analista de Requisitos (negócio), ou Arquiteto de Software, Arquiteto de Solução, Analista Programador de Middleware, Arquiteto SOA ou sei lá mais o que!!
O fato é que a meu ver não existe mto essas divisões como muitas pessoas fazem crer!! Tal “profissão” começa “aqui” e acaba “ali”. Se vc não esta satisfeito em ser um programador, diga que é o que lhe for mais conveniente e/ou “pomposo”… “Arquiteto de Soluções Coorporativas Informatizadas Distribuídas” (me superei… hehehe)
PS: Eu faço o que faço por que gosto, e não pelo que os outros vão pensar. Fica ai a dica.