Tendo conhecimentos em linux, fica mais facil ingressa no mercado de trabalho ? arruma uma vaga de desenvolvedor junior ?
Cara, trabalho como programador a 2 anos na mesma empresa, comecei como estagiário,… E o que tenho notado é que, tanto em empresas grandes como empresas pequenas, o que mais conta não é o conhecimento, é a sua capacidade de se vender… em empresas pequenas, normalmente não fazem testes e nas grandes que fazem teste, a contratação normalmente não esta a mando de um cara técnico e sim de um cara do RH que normalmente não sabe muita coisa de programação…
Quanto mais conhecimento em diversas áreas mais fácil fica se vender. Faça bastantes cursos online como HTML, CSS, Javascript, SQL, GIT e estude bastante pelo menos uma linguagem de programação como Java, C# ou PHP, e no seu caso estude bastante o ShellScript para poder ressaltar o seu conhecimento em Linux. E realmente, hoje em dia é muito bom ter conhecimento em Linux já que muitas empresas tem servidores em Linux, principalmente as que fazem softwares em Java e PHP.
Conseguir um emprego como programador não é difícil, basta se mostrar um pessoa criativa, motivada e com grande vontade de aprender e conhecer coisas novas…
Blz eles combram muita coisa na hora de contratar.?. Estou estudando bastante java, fazendo cursos na devmedia… Pois ao sai da faculdade nao da pra domina nada, porem quero ter a ideia como funciona, pois creio que nao pode espera muito de um cara que acaba de concluir a graduação.
“tanto em empresas grandes como empresas pequenas, o que mais conta não é o conhecimento, é a sua capacidade de se vender”
@Murilo.MPO Você, infelizmente, está mais do que certo com essa afirmação. Não só de conhecimento técnico vive um programador.
Dica: aproveite o fórum para treinar seu português, e digo isso pelos seguintes motivos:
- Embora não pareça, potenciais contratantes visitam o fórum. E sim, saber escrever conta na contratação.
- Currículos com erros de português são descartados prontamente.
- É parte do trabalho. Cedo ou tarde você precisará escrever documentação
Com relação ao conhecimento técnico, não tem muito segredo. Para ser contratado como júnior você deve dominar os seguintes tópicos:
-
Algoritmos e estruturas de dados: nada muito avançado, mas tem que conhecer pelo menos recursão, pilhas, filas, árvores binárias e tabelas hash.
-
Banco de dados e SQL: você não precisa decorar todas as formas normais, exatamente como estão nos livros, mas ao menos precisa saber identificar se uma tabela está normalizada ou não. Com relação à SQL, você não precisa ter a sintaxe na ponta da língua, mas precisa pelo menos fazer consultas básicas, consultadas agregadas com SUM,AVG,etc. e montar JOINS.
-
Linguagem de programação de sua preferência : você deve conhecer os fundamentos da linguagem com a qual você deseja trabalhar e suas boas práticas. O ideal é escolher 1 linguagem e focar nela. E deve ser a linguagem com a qual deseja trabalhar. Mais importante do que saber API’s, é preciso conhecer os fundamentos da linguagem:
-
qual o paradigma ? imperativa ? funcional ? orientada a objetos ?
-
como variáveis são mantidas em memória ?
-
tem coleta de lixo ou preciso desalocar a memória manualmente ?
-
como controla escopos ?
-
tem passagem de parâmetros por referência ?
-
etc.
Daí sim, depois de conhecer os fundamentos, é interessante aprender sobre as API’s básicas: Strings, coleções, etc.
- Algum framework: conhecendo bem uma linguagem, você pode aprender algum framework para criar aplicações mais rapidamente. Dificilmente vão cobrar o domínio do framework, saber montar um CRUD é mais do que suficiente para começar como júnior.
Obrigado pelas dicas , eu tinha avançado no java , tipo assim , assistindo tutoriais no youtube, porem a minha base conceitual estava pobre, dai, recomecei do zero em java, é meio sofrido recomeçar porem o bom profissional é aquele que erra e aprende com os erros… Entao agora estou estudando através das apostilas da caelum, k19 e devmedia …
Vou assinar o alura mes que vem , estou investindo bastando na minha carreira profissional…Creio que com essa base conceitual na pratica tudo se torna facil. E melhor aprender devagar do que avança e chega na frente nao saber nada…
Vou estuda esses topicos citados acima … Tenho a base de fazer um crud…
Obrigado pelas dicas. Mas uma vez.