Separação entre camadas

Pessoal,

estou com uma dúvida em relação aos meus entity beans.

Gostaria de saber tem algum problema de utilizar os meus entity beans trafegando até a camada de apresentação.

e se eu tivesse um acesso externo via webservice, teria algum problema? alguém visualiza algum problema?

valeu pessoal.

Vc não deveria colocar detalhes do modelo na apresentação, minha opinião. Porem tenho visto alguns casos onde são utilizados JSF, Seam, EJB3 e o pessoal “anexou” entities nos artefatos ref. a apresentação. Não achei que ficou muito ruim pois o entity éra um pojo simples e não necessitava de enhuma transformação para ser utilizado na view logo figou bem simplificado e facilitado.

O risco que percebo neste caso é que no inicio as coisas podem ficar até interessante mas depois pode vir outra pessoa ou vc mesmo e começar a colocar/gerar operações/métodos nestes entities tipicas de view e bagunçar tudo.

flws

sim, então, a minha preocupação inicial era com o fato de passar detalhes do modelo para a camada de apresentação, porém, eu teria que “duplicar” as classes entity beans como pojos (1:1) pq teóricamente são os mesmos atributos, e estamos partindo do princípio que estas classes não teriam métodos.

Estamos utilizando JSF e estamos pensando em mapear os eventos de tela como métodos de uma camada facade, neste caso, acho que não correremos o risco de incluir métodos/eventos de tela no entity.

legal o meu pensamento não está tão fora da realidade :slight_smile:

A palavra Entity Beans me deixou um pouco confuso sobre o problema. De qualquer forma, vamos explorar ambos os cenários:

EJB3

• No EJB3 não existem mais Entity Beans. A JPA persiste POJOs. Neste caso, não existe nenhum problema em trafegar os objetos até a camada de apresentação. Existem alguns colegas que não gostam desse acoplamento e usam algumas abordagens como (1) duplicar o objeto para desacoplar ou (2) utilizam uma interface e (3) Usam um Memmento.

EJB2

• No caso do EJB2, quando você retorna um Entity Bean para o Web Container, na verdade é retornado um Stub, pois geralmente (eu diria quase sempre) o container EJB e Web rodam em JVMs diferentes. Quando você chama getXXX() para retornar alguma coisa nesse stub, na verdade é feito uma chamada remota para obter o dado no objeto real, que está no container EJB. Nesse caso, o uso de DTOs se faz necessário.

Se você estiver na segunda opção (EJB2), fuja disso assim que puder…

Opa.
Acho que a pergunta pode parecer bastante idiota, mas se eu estivesse usando MVC, não seria errado “pular” o controller para enviar direto ao view?

Você não vai pular o controller. Este que vai conversar com o componente model e após isso vai devolver o resultado pro componente View. E num MVC “de verdade”, a view observaria o model, o que na web ainda é um pouco complicado de se fazer, apesar de algumas tentativas com commet (i.e. reverse ajax)

Ah, e é bom lembrar que MVC e camadas são coisas diferentes…