Selenium RC

Pessoal, estou responsável por automatizar os testes de um baita projeto e estou meio inseguro quanto a isso, visando que nunca tinha trabalhado com automatização, apenas teste manual.

Estou realizando os testes da seguinte maneira: Os desenvolvedores me liberam a aplicação, eu testo ela manual e depois eu automatizo, está correto?

Outra coisa, eu estava testando apenas com o Selenium IDE, apenas gravando e reproduzindo, porém tenho também que automatizar se os dados realmente estão sendo gravados no banco, e o cliente me disse que SLEENIUM RC fazia isso.

Alguem possui algum material de SELENIUM RC para estudo? É fácil de aprender? Quais as ferramentas (Grátis) essenciais vocês acham necessário para testes?

Abração e quem puder ajudar, obrigado.

[quote=rafael.cs]Pessoal, estou responsável por automatizar os testes de um baita projeto e estou meio inseguro quanto a isso, visando que nunca tinha trabalhado com automatização, apenas teste manual.

Estou realizando os testes da seguinte maneira: Os desenvolvedores me liberam a aplicação, eu testo ela manual e depois eu automatizo, está correto? [/quote]
Você pode ainda definir este ciclo utilizando Hudson (integração contínua).

[quote]
Outra coisa, eu estava testando apenas com o Selenium IDE, apenas gravando e reproduzindo, porém tenho também que automatizar se os dados realmente estão sendo gravados no banco, e o cliente me disse que SLEENIUM RC fazia isso.[/quote]

Olha, se eu fosse você, criaria uma estrutura e faria os testes apenas com o Selenium RC, pois ele é muito poderoso. O Selenium IDE é bastante limitado comparando ao RC do ponto de vista por exemplo se você quer fazer algo programaticamente de uma determinada maneira… Com o RC você traz para o domínio da linguagem de programação, no meu caso, com Java faço coisas incríveis baseando-se no que o Selenium RC dá de suporte.

[quote]

Alguem possui algum material de SELENIUM RC para estudo? É fácil de aprender? Quais as ferramentas (Grátis) essenciais vocês acham necessário para testes?[/quote]

Sugiro entrar no Google e pesquisar por “Selenium WebDriver”.

Exemplo: http://seleniumhq.org/docs/appendix_migrating_from_rc_to_webdriver.html

Qual ferramenta de gerencia de defeitos vocês usam, Bugzilla? Mantis? Você utilizam ferramenta para adminstração de Projetos de Teste como Testlink? Se sim, você poderia até mesmo integrar automação com a ferramenta de adminstração do projeto de teste.

Selenium webdriver é a mesma coisa que RC?

Vou começar a usar o bugzilla.

abraços.

Selenium v1 = Selenium RC
Selenium v2 = Selenium WebDriver

Sua empresa realiza apenas Testes de Funcionalidade?

Por enquanto teste funcional e de regressão, por que? Valeu a ajuda.

[quote=rafael.cs]Pessoal, estou responsável por automatizar os testes de um baita projeto e estou meio inseguro quanto a isso, visando que nunca tinha trabalhado com automatização, apenas teste manual.

Estou realizando os testes da seguinte maneira: Os desenvolvedores me liberam a aplicação, eu testo ela manual e depois eu automatizo, está correto?

Outra coisa, eu estava testando apenas com o Selenium IDE, apenas gravando e reproduzindo, porém tenho também que automatizar se os dados realmente estão sendo gravados no banco, e o cliente me disse que SLEENIUM RC fazia isso.

Alguem possui algum material de SELENIUM RC para estudo? É fácil de aprender? Quais as ferramentas (Grátis) essenciais vocês acham necessário para testes?

[/quote]

Recomendo utilização do web driver como foi citado.

O selenium não faz efetivamente a consulta no banco, como você vai realizar os testes utilizando a linguagem de programação, você terá poderá fazer os selects no banco de dados e fazer os asserts do qeu está no banco de dados.

beleza, vou tentar instalar o webdriver, só estou inseguro quanto aos testes…

Então o selenium webdriver é melhor que o RC, correto?

Pessoal, preciso de uma ajuda para migrar do SELENIUM IDE para o WEBDRIVER, porém estou perdido à tantos downloads que tem na página do selenium.

Alguém poderia me ajudar?

Atenciosamente,
Rafael.

O Selenium lhe trará bons resultados no quesito Teste de Regressão… Pois basicamente, você derá um play e os casos de teste já
criados serão executados.

[quote]Pessoal, estou responsável por automatizar os testes de um baita projeto e estou meio inseguro quanto a isso, visando que nunca tinha trabalhado com automatização, apenas teste manual.

Estou realizando os testes da seguinte maneira: Os desenvolvedores me liberam a aplicação, eu testo ela manual e depois eu automatizo, está correto?[/quote]
Pq não já automatizar de kra ao invés de testar manualmente e depois automatizar. Veja, nem todo caso de teste compensa o “esforço de automatização”…

Vc faz isso com Java utilizando o .jar do Selenium WebDriver ou Selenium RC.

[quote=rafael.cs]Pessoal, preciso de uma ajuda para migrar do SELENIUM IDE para o WEBDRIVER, porém estou perdido à tantos downloads que tem na página do selenium.

Atenciosamente,
Rafael.[/quote]

Pergunta, vc é testador e desenvolve em Java tb?

Apenas testador, em java só sei o básico da faculdade, não programo em nada.

[quote=andredecotia][quote=rafael.cs]Pessoal, preciso de uma ajuda para migrar do SELENIUM IDE para o WEBDRIVER, porém estou perdido à tantos downloads que tem na página do selenium.

Atenciosamente,
Rafael.[/quote]

Pergunta, vc é testador e desenvolve em Java tb?[/quote]

Vc pode baixar aqui: http://selenium.googlecode.com/files/selenium-java-2.11.0.zip

Pois bem, utilizando o Selenium RC ou WebDriver vc terá de “programar”… Ou fazer o que estou fazendo aqui no serviço, estou trabalhando no desenvolvimento de um framework para o Selenium WebDriver, desta forma o Testador não deverá/precisará ter conhecimento algum de Java, ele vai chamar comandos literais do tipo abrirPagina(“www.guj.com.br”), digitarTexto(“André Gatão”) etc… Sem precisar ter o conhecimento de Orientação à Objeto, criar instâncias, métodos estáticos, privados etc… Sakô?

Entendi sim, mas acho que assim fica muito amador e não nos levará pra o “mundo real”, não acha?

Quero fazer outra pergunta: É necessário testar na mesma linguagem em que se desenvolve? O projeto é em DOT NET, posso testar com o selenium (que não converte para DOTNET) tranquilamente?

abraço!

Me add no msn andre_decotia@hotmail.com. Posso te ajudar.

abs,
André AS.