Selecionar item o spinner por valor cadastrano do bd, por parte?

Boa tarde amigos, estou em outro dilema aqui, e somente queria te uma ideia de como eu poderia setar um item selecionado pelo valor cadastrado do bd.

Alguns dias atrás estava procurando uma forma de remover o valor de um arrayadapter, este problema foi resolvido. Mas eu preciso cadastrar o valor deste spinner e ou cadastro a posição ou parte da string. Existe um padrão aqui para esta string então eu pego o valor do primeiro caractere da string e cadastro para não haver falha de informação castrada já que eu vou pegar o primeiro valor da string e que nunca repete e pensando que se vou remover alguns valores do adapter pode ocorre erro de informações já que uma posição vai ser sobrescrita pelo que foi removido.

Bom a minha ideia é criar uma função que vá fazer isso, percorrendo o adapter e pegar a posição do adapter quando os dois char’s forem iguais.

O que eu preciso saber é se existe alguma coisa mais fácil de fazer e que eu resolva em uma função própria do Android, é possível??? Ou a minha ideia é legal?

já está resolvido desta forma, eu não conhecia outra forma de resolver de forma mais simplória como descrito na dúvida acima.

Fico no aguardo de uma resolução mais interessante. Sem mais, Obrigado.