Selecionar checkbox de sub itens de uma datatable

Pessoal estou com a seguinte necessidade, tenho uma DataTable que montei para trabalhar como um Master Detail, onde tenho um registro master e seus sub-registros. Ao selecionar um registro master os sub-registros tb devem ser selecionados, a marcação deles é feita com um checkbox. Estou trabalhando com JSF e RichFaces, logo abaixo está o código da coluna que pode ser marcada. Para gerênciar os registros que foram selecionados tenho um HashMap<Long, Boolean>();

&lt;rich:column colspan="6" style="background-color: #DCDCDC;" &gt; &lt;h:selectBooleanCheckbox value="#{recepcaoConferenciaNFBean.lotesSelecionados[record.id]}" &gt;&lt;/h:selectBooleanCheckbox&gt; &lt;h:outputText value="#{record.estabelecimento.razaoSocial}" /&gt; &lt;/rich:column&gt;

Conto com o apoio de vcs…

Abraço a todos!

Não entendi o seu problema, está danto algum erro?

não que está dando erro mas é que ainda não consegui implementar para executar, assim, preciso selecionar todos os sub-registros dele. Já consegui fazer um esquema que vai captura todos os subregistros de um master mas agora quero alterar para selecionado na minha view. Como faria isso?