Seleção de profissionais

"

Marcos,
Acho que o mais importante é vc definir o perfil do profissional q vc deseja.
Por curiosidade, qual o perfil do profissional e para qual cidade / estado?

"

Começa pedindo para o cara responder de cabeça quanto é 30% de 60. Se responder 20 lima ele na hora…

Depois pergunta qual é o ângulo em graus que os ponteiros de um relógio formam as 5:20 e deixa ele fazer as contas num papel. Se acertar, o que é difícil, contrata.

pergunta porque que ele trabalha com desenvolvimento, se ele gosta disso, se tem algum projeto que ele gosta de fazer em casa (um joguinho, uma contribuiçao pra algum projeto de código aberto, um livro que ele tá lendo e fazendo os algoritmos, etc…), se sabe inglês, se sabe se virar…

depois dá um teste prático pra ele.

Olá

Considerando que Java se pode aprender mas que qualidades humanas são mais difíceis, primeiro escolha a pessoa. Se for para trabalhar junto contigo, veja se tem empatia com seu jeito de ser.

Escolhida a pessoa, verifique se sabe o que diz que sabe. Dentre o que o candidato diz que sabe, escolha algumas coisas aleatórias e cheque por amostragem. Pode até ser algo que você não saiba mas será uma oportunidade para o candidato mostrar que sabe explicar.

E não complique muito.

[]s
Luca

Independente do cargo da pessoa, a principal caracteristica deve ser a vontade de aprender. Veja com a pessoa qual a forma dela se atualizar, se acompanha algum blog, alguma revista ou forum. Até porque um profissional de TI que nao se atualiza só vai trazer aporrinhação para a sua empresa. Mas cuidado com os mercenários, aqueles caras que aprendem todas as novas tecnologias mas não param em nenhum emprego pois estão sempre a procura de um salário maior.

manda ele fazer uma RNA para prever o mercado de ações e re-fazer o compilador do java e tudo isto em brainfuck se ele conseguir fazer estas 2 coisas em menos de 30 min contrata senão lima ele na hra…

Passa uma interface e um conjunto de testes unitários e pede pra ele implementar. Coisa simples, nada de Mocks por enquanto.

falando serio agora se eu fosse contratar um cara caso ele não tivesse certificação dava um simulado pra ele fazer tipo whizlabs, inquisition ou testkiller… e depois mandava ele especificar uma tela apartir de requisitos do cliente… mandava fazer os diagramas as documentações o ER, as tabelas… e depois implementar usando as tecnologias que a empresa trabalha… nesta telinha enfiaria uma porrada de frescuras com javascript, css e ajax, drag-and drop, trees e no teste teria que funcionar no IE6 e nos outros navegadores…

Mas ai vc vê se ele sabe responder questões.

Seria interessante também propor problemas um tanto incomuns e ver como o candidato reage.

então a melhor coisa mesmo é mandar ele fazer as questões do google code jeam e as do topcoder… são problemas bastante incomuns… e ver se ele consegue resolver… eu mesmo acho que me f*** em algo assim…

Então, mesmo que o cara não saiba responder, tem que ver como ele pensa, se iria pelo caminho certo, se pediria arrego (tem que só queira fazer telinha Ajax, ai é soda).

[quote=saoj]Começa pedindo para o cara responder de cabeça quanto é 30% de 60. Se responder 20 lima ele na hora…

Depois pergunta qual é o ângulo em graus que os ponteiros de um relógio formam as 5:20 e deixa ele fazer as contas num papel. Se acertar, o que é difícil, contrata.[/quote]

Isso depende do relógio. A progressão do ponteiro das horas é proporcional ao dos minutos ou ele dá pulos de hora em hora? Ou seja, podem ser 30 ou 40 graus.

É simples, seja honesto em relação ao projeto que o canditado vai ter que encarar, e peça ao mesmo para fazer uma redação de 30 linhas, com um tema livre.

T+

Faça testes imbecis assim e perca os melhores candidatos… e olha que o mercado está aquecido e com falta de gente competente…

Que tal aproveitar o seu tempo e do candidato para alinhar expectativas através de conversa olho-no-olho…

Além disso, vc pode fazer muitas perguntas inteligentes como:

• Qual o último framework que vc estudou/trabalhou? Gostou? Pq ele foi utilizado no seu projeto?
  • Qual o último livro de TI que vc leu?
  • Como vc testa seus projetos? Qual ferramenta?

etc… etc… etc

Óbvio que vc precisa ter conhecimento técnico para interpretá-las…

Simulado do whizlabs ??? Só pode ser piada isso … :shock:

como vc pode ver…tem uma certa divergencia de opiniões ai… seja coerente…

minha humilde opinião…

as ideias propostas anteriormente sobre ver como o kra anda de matematica são boas…mais não suficientes naminha opinião…

tipo o q o saoj falo de pergunta 30% de 60… umkra bomde matematica responderia 1/3 calculado mentalmente… isso talvez ja fosse suficiente pra ver se ele sabe “pensar” matematicamente…

isso que o taz falou também é muito util, vc sabe o quanto o kra se atualiza (acho que seria legal vc não somente perguntar essas coisas olho no olho, mais ter um/a psicologo junto com vc enquanto comversa com ele… se disponivel, e perguntar o que que ele acha… ele/a pode te falar algo bom…).

eu acho que uma coisa muito legal seria vc pedir pra ele fazer algum teste pratico, não muito facil nem dificil, com algum framework que ele falou conhecer…

Olá

Tem mais gente que pensa assim:

[]s
Luca

Isso também pode ajudar: http://martinfowler.com/bliki/PreferDesignSkills.html