é uma certificação interessante, mas, melhor ainda é poder colaborar como commiter do projeto
participando do fórum, resolvendo alguns bugs e implementando algumas features interessantes, eles te dão esta certificação de graça, logo depois vc perceberá que não precisará dela, pois o que vc já fez foi de maior valor
faelcavalcanti interessante isso que voce disse pois eh uma boa forma de aprender a usar Spring e eu nao sabia que eles dao essa certificacao de graca para que colabora com o projeto. onde voce viu isso?
Apesar que realmente para alguem conseguir contribuir colaborando para o Spring Framework tem que saber muito mesmo pois, simplesmente o programador tera que entender a fundo todo o funcionamento da arquitetura para poder colaborar.
eu vi o rod johson mencionando isto em uma entrevista, se me lembrar de onde foi, posto aqui.
mas em uma analogia, pense nisto como uma congratulação, como uma medalha ou merecimento, entendesse ? mais ou menos como nas missões policiais!
aqui no fórum tem diversos commiters, e que admiro bastante, para diversos projetos, e considero mais valoroso que algumas certificações, como no site do ohloh, que poucos conhecem, veja por exemplo do diego plentz, entre muitos outros aqui no guj
Nào vejo sentido em ser sertificado em uma ferramenta. No futuro se esta ferramenta não tiver mais serventia para onde vai sua certificacão? Para o lixo?
Se for pra pensar assim, por que você quer tirar certificação java?
Qualquer coisa pode estar destinada ao fracasso, seja hoje ou amanhã. Só não acho válido alguém que nunca viu uma aplicação com Spring rodando na vida vir falar mal. Na minha concepção, hoje, Spring é a framework java com mais capacidade para crescer e se manter firme no mercado.
Ser certificado em uma tecnologia que não depende de nenhuma ferramenta tudo bem, é válido. Agora, obter uma certificacão em Spring só para dizer que tem é outra coisa, se você deseja acalmar seu ego, então tire esta certificacão você, pois da minha parte não há interesse algum.
O problema é que o Spring, aqui no Brasil, é visto como somente mais um framework
fora do Brasil ele é muito bem visto, é raro uma empresa não utilizar e ainda por cima, quem entende mesmo de Spring sabe o tamanho do negócio, digo, o tanto de coisas que ele ajuda.
Eu já tentei fazer essa certificação 2x. Na primeira tirei 54% e na segunda 58%. Trabalho com Spring desde 2006 e se tu ver o tamanho que é o framework e o tanto de coisas que ele facilita, você ficaria de queixo caído.
IOC, AOP, ORM, JDBC, JMS, JMX, Testes (inclusive unitários/integração, mocks e stubs e até TDD) Remoting (hessian, burlap, rmi, web-services), Web, Transactions, Security são somente uma das coisinhas que ele auxilia.
Estou terminando de fazer um “study guide” pra ele, caso eu passe vou postar pra galera estudar também rsrs
O interessante de estudar pra essa certificação é que ao contrário de Java, que tu só estuda por exemplo EJB, na certificação de Spring tu tem que saber praticamente tudo. Você acaba conhecendo várias coisas que sinceramente você não estudaria se fizesse uma SCJP da vida.
[quote=Leozin]O problema é que o Spring, aqui no Brasil, é visto como somente mais um framework
fora do Brasil ele é muito bem visto, é raro uma empresa não utilizar e ainda por cima, quem entende mesmo de Spring sabe o tamanho do negócio, digo, o tanto de coisas que ele ajuda.
Eu já tentei fazer essa certificação 2x. Na primeira tirei 54% e na segunda 58%. Trabalho com Spring desde 2006 e se tu ver o tamanho que é o framework e o tanto de coisas que ele facilita, você ficaria de queixo caído.
IOC, AOP, ORM, JDBC, JMS, JMX, Testes (inclusive unitários/integração, mocks e stubs e até TDD) Remoting (hessian, burlap, rmi, web-services), Web, Transactions, Security são somente uma das coisinhas que ele auxilia.
Estou terminando de fazer um “study guide” pra ele, caso eu passe vou postar pra galera estudar também rsrs
O interessante de estudar pra essa certificação é que ao contrário de Java, que tu só estuda por exemplo EJB, na certificação de Spring tu tem que saber praticamente tudo. Você acaba conhecendo várias coisas que sinceramente você não estudaria se fizesse uma SCJP da vida. [/quote]
É exatamente onde eu queria chegar.
Entendeu agora? Meu ego está calmo. Ele só esquenta um pouquinho quando vê gente ignorante falando o que não sabe.
no site do spring eles expõe esta estatística retirada do site do indeed quanto ao percentual de oportunidades para termo: spring and developer, EJB and developer
acima estou expondo apenas um comparativo de jobs requisitados entre o termo spring e ejb, a fim de justificar ascenção de uso do spring em projetos, e por favor não me venham com choromelas os funs do ejb! :x
afinal, quem aqui trabalhou em algum projeto que utilizou/utiliza spring e que consequentemente contatou/contata suas subscrições pago ? aqui no brasil, não conheço, você conhece ?
Se não tenho interesse nesta certificação é porque não vejo relevância alguma. É a mesma m que a certificação em Office oferecida pela Microsoft para o usuário final.