Segurança em banco de dados

Galera comecei a pesquisar sobre segurança em banco de dados, encontrei algumas coisas mas restaram dúvidas ainda, espero que possam me ajudar.

Por exemplo, achei pelo guj e outros foruns, que alguns dizem como uita convicção, usar algum web service para acessar o banco, pois deixar o banco diretamente na internet, deixa MTO sujeito a ataques, pois bem, esse web service tão falado eh algum aplicativo que tenho q desenvolver?
existe alguma software pronto q eu possa utilizar pra fazer isso?

Outra coisa, algumas pessoas que li em foruns, comentam que seria loucura deixar o banco atender diretamente na porta 3306, (que é o meu caso), sem proteção, e eu concordo mas…
Que proteção seria essa?
eh possivel deixar o banco seguro através de acesso direto pela porta?

Galera espero que possam me ajudar, pois não consegui maiores detalhes sobre isso

Vlw grande abraço!!

Os webservices são aplicativos que você terá que desenvolver, dependendo o fornecedor do seu banco de dados ele disponibiliza ferramentas que geram webservices automaticamente para fazer CRUD nas tabelas.

Não vejo problema de deixar o banco exposto na internet em uma porta, desde que o acesso seja controlado, seja por firewall e/ou por filtro de IP, etc. Mas deixe exposto só se precisar mesmo senão conecte via localhost somente.

vlw o toque, vou pesquisar sobre firewalls, parece ser interessante, kra um programador em Iacri, hahaha, quem diria

abraço!

[quote=cubo]vlw o toque, vou pesquisar sobre firewalls, parece ser interessante, kra um programador em Iacri, hahaha, quem diria

abraço![/quote]

HahhaHAha pois é. O incrivel é conhecer alguém que conhece Iacri. :smiley:

cubo,

Aqui na empres estamos implementando varias coisas em webservice pois temos algumas frentes de programação.

-Microsiga
-Flex
-PHP
-JAVA

No caso do java para criar webservices usamos o CXF.