O .NET Framework é um ambiente para desenvolvimento e execução que permite o funcionamento direto de linguagens de programação e bibliotecas diferentes, tendo em vista a criação de aplicativos baseados no Windows que sejam mais fáceis de criar, gerenciar, implantar e integrar a outros sistemas em rede.
Não haveria uma morte do Windows, muito menos do .Net. Em caso de falência da Microsoft, as pessoas simplesmente usariam a última versão disponível por um bom tempo.
Como evidência, lembre-se que muita gente usa o Windows XP porque considera o Windows mais recente ruim, e provavelmente continuariam a usar XP se não houvesse mais Microsoft ou o suporte dela. Outra é a linguagem VB6. Tem muito software por aí sendo mantido (e até criado) com essa linguagem, mesmo a Microsoft tendo descontinuado essa linguagem em favor de um outro VB mais alinhado com o .Net.
Haveria a possibilidade do .Net virar open source? Difícil, nem tudo nessa plataforma é aberto (a linguagem C# é especificado pela ECMA) e o ecossistema livre em torno dela, ao contrário do Java, é escasso. Provavelmente, haveria um congelamento de inovações até que uma Novell da vida tomasse às redeas.
P.S.: Ah sim, eu acredito que o mundo open source poderia cuidar do .Net ou do Java, se as licenças fossem bem generosas. Esse negócio de dizer que só há inovação “quando há uma empresa grande por trás” é fruto da alienação provocada pelo sistema taylorista-fordista de produção. É como se as pessoas pensassem: “Puxa, mas o open source só tem funcionários de linha de produção! Sem um supervisor que controle a esteira, isso nunca vai funcionar!”
[quote=Leonardo3001]P.S.: Ah sim, eu acredito que o mundo open source poderia cuidar do .Net ou do Java, se as licenças fossem bem generosas. Esse negócio de dizer que só há inovação “quando há uma empresa grande por trás” é fruto da alienação provocada pelo sistema taylorista-fordista de produção. É como se as pessoas pensassem: “Puxa, mas o open source só tem funcionários de linha de produção! Sem um supervisor que controle a esteira, isso nunca vai funcionar!”
[/quote]
A quantidade de inovações em produtos FOSS que acontecem sem nenhuma empresa bancando é muito, muito, muito pequena.
terão bastante dificuldades para reverter uma IDE como VS em outros SO’s
vai ser efeito domino, sem windows, sem IDE, sem motivacao para desenvolver em .net
Talvez a oracle compre a microsoft num futuro distante e faz uma juncao Java/.NET heheh
Brincadeiras a parte, acho que se o windows morrer e a microsoft lancar um novo SO provavelmente vai ter compativel com aplicacoes windows. Tb pode acontecer que vira uma versao do .NET framework pra esse outro SO. Agora se a microsoft afundar de vez, ai so Deus sabe. Pode ser que alguma empresa compre e de continuidade ao .NET ou nao.
De qualquer forma nenhuma linguagem dura para sempre, um dia .NET vai ser uma tralha que ninguem mais vai querer usar e vai sempre aparecer algo novo.
Voce provavelmente esta se referindo ao MonoDevelop, certo? Eh uma otima IDE mas nao eh nem de longe parecido com o Visual Studio. E o projeto mono nao eh timido nao, esta bem avancado, tem muita coisa em producao rodando em cima do mono framework, aqui mesmo na empresa nos temos uns web services desenvolvidos em mono rodando em nossa linux box.
Apesar no mono eu nao sei ate onde o projeto continuaria se o .NET desaparecer do mercado.
O foco inicial do mono era prover uma plataforma moderna para desenvolver aplicações desktop para linux. Nesse ponto
o projeto é um sucesso.
Assumir que o .NET irá desaparecer é uma conjectura no mínimo tão esdrúxula quando dizer que o Java vai morrer.
Oque serão da bilhões de linhas de código escritas em C#? Do nada vão ser jogadas fora?
Esse tipo de movimento demora décadas para acontecer, de uma plataforma mainstream se tornar de nicho. Basta ver
que ainda existem shops de Delphi e VB6, linguagens mortas no século passado.
[quote=louds][quote=windsofhell]
Apesar no mono eu nao sei ate onde o projeto continuaria se o .NET desaparecer do mercado.
[/quote]
O foco inicial do mono era prover uma plataforma moderna para desenvolver aplicações desktop para linux. Nesse ponto
o projeto é um sucesso.
Assumir que o .NET irá desaparecer é uma conjectura no mínimo tão esdrúxula quando dizer que o Java vai morrer.
Oque serão da bilhões de linhas de código escritas em C#? Do nada vão ser jogadas fora?
Esse tipo de movimento demora décadas para acontecer, de uma plataforma mainstream se tornar de nicho. Basta ver
que ainda existem shops de Delphi e VB6, linguagens mortas no século passado.
[/quote]