(Scrum) Que ferramenta de gerência de projetos vcs tem usado?

[quote=Luca]Olá

Mas em que parte da minha mensagem falei em manual?

[/quote]

É me desculpa! O linha não tava funcionando pensei que era um manual!

!!! To achando o Mingle um ferramenta show de bola! Por ela ser flexivel, ela nos permite facilmente personalizar um processo que é uma premissa básica quando se vai adotar um processo. !!!

Os 5 primeiros usuarios sao sempre gratis, e pra projetos open source, academicos ou sem fins lucrativos, eh tudo gratis. Eu sou suspeito pra dizer, mas acho que o modelo de precos eh bem justo :slight_smile:

Teve uma informação que não consegui achar… ele roda em LAMP?

Da página:

[quote=http://studios.thoughtworks.com/mingle/download-mingle/download-mingle.html]
General Unix:

Server requirements

* Fedora 6 & 7, Ubuntu 6 & 7, RedHat 5
* 2 GHz Processor or Higher
* 2 GB RAM
* MySQL 5 or Postgres 8.1 or 8.2
* Sun's JDK 1.5 or 1.6[/quote]

Até!

[quote=Luca]Olá

What has been an even greater joy for us has been to be able to develop and release for you, version 1.1 of Mingle, only three months later. A few highlights:

* Differentiate views for different types of cards (e.g. bugs, tasks, stories, risks)
* More powerful filtering capabilities (and/or, negative filters, add/remove conditions)
* Dates (see what's due Today)
* Remote SVN support
* Build robust workflows with new transition capabilities

[]s
Luca[/quote]

Olá Luca,

Voltei a ter tempo então voltei a dar uma olhada no mingle.
Quando vc postou a msg acima o link não estava funcionando (Ainda não esta) e eu nem sabia que tinham lançado uma nova versão do mingle (Baixei o Mingle em uma semana e na outra já tinha uma versão nova! É mole?).

Agora dando uma olhada com calma na nova versão, vi que ele passou a fazer o que eu queria (Coisa que vc tentou me dizer!):

“… Mingle R1.1 recognizes and incorporates type-specific properties for different types of cards. E.g.: Story cards may have the properties of ‘Owner’ and ‘Status’. Task cards may have the properties of ‘Estimate’ and ‘Functional area’…”

Me desculpe mais uma vez pelo mal entendido

Olá

Para ser realmente honesto tenho que dizer que não foi isto. Realmente apenas passei a informação da versão nova porque infelizmente não conheço o Mingle para ser capaz de dizer de algo que ele faz.

[]s
Luca

[quote=maquiavelbona]Da página:

[quote=http://studios.thoughtworks.com/mingle/download-mingle/download-mingle.html]
General Unix:

Server requirements

* Fedora 6 & 7, Ubuntu 6 & 7, RedHat 5
* 2 GHz Processor or Higher
* 2 GB RAM
* MySQL 5 or Postgres 8.1 or 8.2
* Sun's JDK 1.5 or 1.6[/quote]

Até![/quote]

Eu venho testando em ambiente Linux (casa) e Windows (trabalho)…

se for para fins estudantis uma sugestao de ferramentas seria em se benefeciar de algumas solucoes do zoho(sem propaganda), em que você pode adequar aos mesmo conceitos de quebrar em iteracoes, elaborando um sprint backlog, dentro de uma equipe/time a um ou mais projetos. sei que é mais interessante que o time esteja envolvido diretamente em um único projeto e esta ferramenta possibilita isto.

bem o chato seria que alguns artefatos como o burndown chat entre outros você teria que criar por fora, e publicá-los posteriormente, as outras solucoes que o pessoal colocaram até agora aqui dentro deste post são muito boas, acabei gostando mais do mingle.

as vezes nesta procura de uma ferramenta perfeita você acaba não executando e deixando de concluir o projeto(este artigo embasa esta afirmacao). contudo isto foi uma difilculdade que senti em um projeto que estive executando na faculdade, inclusive em ter de usar algumas mais voltadas para XP, sem fugir do tópico, como o XPlanner e o aciTIME.

Opa, estou procurando uma ferramenta bacana, estou quase desistindo e indo fazer a minha eu mesmo. );

Como eu sou muito fresco, o que eu queria na verdade é ter a historia na esquerda, e as tarefas relacionadas àquela historia em cada uma das faixas de status… no mingle, eu só consigo ver historias ou tasks, é meio chato ficar mudando toda hora o filtro, tamém achei péssimo para coordenar sprints. );

Alguém aí tem alguma outra sugestão de ferramenta? Porque ficar colando post-it na parade não vai durar muito tempo, e ficar perdendo tempo para fazer o burn down tá complicado. );

Então, insatisfeito com as ferramentas disponíves e a procura de opções. Alguém tem uma sugestão?

1 - Use cartões ao invés de post-its
2 - Atualize o burn down todo dia ao invés de em lotes

1 - É, eu já não uso postits. É bem parecido com o seu post.
2 - O Burn down é atualizado diariamente.

O que eu queria é uma ferramenta web para que outras pessoas possam fazer acompanhamento e tudo mais. Então usar a parede torna-se inviável.

Acompanho alguns blogs de pessoas que trabalham/trabalharam na globo e lá parece que usar a parede funciona muito bem, não se utilizam um sistema para refletir a parede e realizar acompanhamento. Achei poucos lugares comentando sistemas. );

Ainda tenho alguns para testar, mas nenhum tem atendido. A minha equipe não conhece scrum ou qualquer coisa do tipo, então quero fazer os dois em paralelo (por isso quero uma ferramenta com visualização bem próxima do quadro). Parece viável?

uma ferramenta com um dashboard e burndownchat seriam bastante interessantes pela web. posteriormente existirá a necessidade de modificá-las e por aí vai necessidade em necessidade. ou utiliza um wiki personalizando com algum plugin para visualizar os dados ou ferramenta customizada para o caso, que em geral e maioria são pagas. como a galera que usa, provavelmente deve valer a pena.

o problema está em convencer seu gerente sobre isto. na verdade convencer as vezes conseguimos, porém nem sempre é possível.

Eu já trabalhei neste ambiente e hoje trabalho para um fabricante de um produto que faz exatamente o que você está querendo. Ainda assim sugiro que você tente mantêr post-its/cartões/whatever e parede.

Para distribuir informação você pode utilizar uma foto postada diariamente no wiki após o stand up ou uma webcam fazendo streamming.

[quote=bandrade]Opa, estou procurando uma ferramenta bacana, estou quase desistindo e indo fazer a minha eu mesmo. );

Como eu sou muito fresco, o que eu queria na verdade é ter a historia na esquerda, e as tarefas relacionadas àquela historia em cada uma das faixas de status… no mingle, eu só consigo ver historias ou tasks, é meio chato ficar mudando toda hora o filtro, tamém achei péssimo para coordenar sprints. );

Alguém aí tem alguma outra sugestão de ferramenta? Porque ficar colando post-it na parade não vai durar muito tempo, e ficar perdendo tempo para fazer o burn down tá complicado. );

Então, insatisfeito com as ferramentas disponíves e a procura de opções. Alguém tem uma sugestão?[/quote]

Dah uma olhada no Trac.

E se vc ainda quiser controlar os tickets/cartões/post-its no Eclipse, o plugin Mylyn integra com o Trac (que é Web).

E se vc ainda quiser, pode controlar quanto tempo gastou em cada ticket pelo Mylyn sem sair da IDE.

:lol:

Poxa Shoes, agora quero ver isso :smiley:

[quote=Taz]E se vc ainda quiser, pode controlar quanto tempo gastou em cada ticket pelo Mylyn sem sair da IDE.[/quote] isto é uma das coisas que acho mais legal no mylyn.

Fica aqui a dica para o:

http://pangoscrum.com

O legal é que a ferramenta não tem a intenção de substituir o quadro de tarefas, além de contar com uma interface muito simples o objetiva.

Abraços,
Pedro Mazzoni

"

Eu estou gostando do IceScrum, coloquei um post aqui sobre minha experiência. Em breve pretendo colocar um post com um manual da ferramenta.

Tentei usar o Scrummy por 2 vezes. Redmine e Pivotal não me pareceram grandes coisas.

Realmente vc usar o quadro é bem mais interessante.

Meu scrum master tem feito algo bem interessante no que diz respeito ao burn down: separamos as tarefas em Verde, Amarelo, Vermelho que são tarefas que duram entre 0…2, 2…4, 4…8 horas respectivamente. Sabendo que a capacidade maxima transformação de um time bem arrumadinho fica em torno de 70% é facil verificar se no pior caso ( considerando o valor maximo das tarefas ), o sprint esta com algum problema ( afinal se a soma das horas for superior a capacidade de transformação do time fica no minimo esquisito ). Isto e uma analise diaria do sprint com relação ao andamento do mesmo com relação a perspectiva de entrega (simbolizado com um OK, NOK e +/- permite que o scrum master corra atras de alguma coisa que ajude o time (como renegociar com o PO o Sprint). Uma reavaliação das histórias durante o sprint tambem ajuda pois algumas tarefas podem ser quebradas em coisas menores e mais paralelizaveis - e isso se reflete em uma maior efetividade.

Não acho que precisamos trabalhar com a resolução de minutos em tarefas, afinal temos muito “erro” ai, mas burndown por si só nunca me pareceu util. Eu vejo 20 tarefas no TODO e estou no quarto dia de sprint, e dai? Acho que vc utilizar alguma metrica com algum cuidado e compreendendo o CONTEXTO é muito melhor.