Ao pessoal ágil daqui
Tenho o seguinte cenário:
“Uma equipe com aproximadamente 50 desenvolvedores que trabalham em um único produto. Esse produto engloba desde software embarcado até relatórios web, desde equipes que trabalham com C++ até equipes que trabalham com HTML. Nossas equipes são divididas em grupos de 5/6 pessoas em média e cada equipe tem sua especialidade, ou seja, tenho uma equipe de programadores C++ que trabalha com a parte embarcada do sistema, temos uma equipe que trabalha na parte de serviços (o sistema tem uma arquitetura SOA), tenho uma equipe que trabalha no servidor (core) e assim por diante. Meu maior problema é a variedade de conhecimentos, tantos técnicos quanto de negócios.”
Faço parte de uma dessas equipes e , em nossa equipe, usamos Scrum e afins já durante um tempo. Mesmo com algumas dificuldades culturais tivemos grandes resultados com o uso de metodologias ágeis e fui convidado a elaborar uma proposta para a adoção de Scrum em toda a equipe que desenvolve esse produto, isto é, englobando todas essas equipes que formam o todo. Como, apesar de grande, o sistema é visto como um único sistema precisamos sincronizar essas equipes de forma que cada uma faca o mínimo necessário de sua parte para compor o produto e as funcionalidades que vão sendo lançadas. Imagino que seria um Scrum of Scrums :), mas tenho muitas dúvidas em como adaptar a metodologia a essa estrutura que temos.
Pelo que li, em Scrum of Scrums, é muito recomendado que uma equipe seja muiltidisciplinar, onde um time deveria ser capaz de executar uma estória sozinho, mesmo que essa estória tenha atividades de software embarcado, serviços, web e etc… Correto? Sendo assim, antes de propor uma mudança na estrutura das nossas equipes, no caso eu teria de montar equipes que fossem compostas por analistas de todas as especialidades (C/C++, HTML, Services, C#, Design etc…), o que não seria nada fácil (não que seja fácil de outra forma), gostaria de pedir a ajuda dos experts nesse assunto para fazer essa adaptação.
Resumindo a necessidade, com essa estrutura, é possível fazer um Scrum of Scrums decente? Se sim, qual seria a sugestão para organizar artefatos e cerimônias? E ainda que artefatos adicionais seria interessante?
Pessoal, sei que o post ficou um pouco grande, mas foi a menor forma que consegui expor as dúvidas acerca desse problema… Agradeço toda a ajuda que tiver!!!
Abraço…