Scrum:O Product Owner pode impor tecnologia?

ola!! a todos

a alguns meses( um ano) a empresa no qual trabalho resolveu desenvolver outro soft em php(zendframework) com alguma semelhança com o nosso ( acreditem em delphi!! em interface web )… bem antes disso fui contratado para manter o legado mas principalmente para migrar para java… bem isso foi a 2 anos e acreditem tentamos varias vezes migrar mas a diretoria sempre dizia agora não… precisamos de grana e vamos melhorar a versão legada mesmo, a cada vez que isso acontecia a equipe se desmotivava…

bem agora o nosso Product Owner( socio da empresa ) viu em php+zenframewok a solução para mundo e nós temos que jogar todo nosso conhecimento adqurido, nossa arquitetura feita(ate agora) pro lixo e programar nessa ferramenta, vejam ñ estou dizendo que php não presta e q não seja a solução, o problema é q a escolha não foi da equipe e esta sendo muito dificil motiva-los já que se fosse pra começar em java nos teriamos muita coisa pronta… e no caso do php nós vamos começar do zero mesmo.

enfim descupem o desabafo mas… o PO pode impor tecnologia?

opniões, criticas seram bem vindas

Olá

Quando é sócio da empresa pode tudo, inclusive trocar a equipe toda que é o que parece mais adequado no caso.

Sempre que falo aqui na escolha de tecnologia, tento lembrar que esta escolha deve sempre levar em conta o conhecimento da equipe. A melhor tecnologia é aquela que redunda em produto funcionando. Se a equipe não domina a tecnologia, dificilmente haverá um pruduto funcionando. Então, se o diretor impõe uma determinada tecnologia que a equipe não domina, se ele não trocar a equipe ou não providenciar um bom treinamento, concluo que o cara é louco.

[]s
Luca

Como disse o Luca, arquitetura é sobre pessoas. Nesse caso não faz sentido o seu cliente/BA/PO escolher a tecnologia mas mantêr uma tecnologia legada ou migrar para uma em específico pode ser relevante para o negócio, então nestes casos ele poderia.

  1. É possivel mapear e reaproveitar o design já adquirido no entanto o instrumento tecnologico usado pode ser utilizando o Enterprise Architect .

:thumbup: Quanto ao Product Owner, diga que a sua equipe já tem a solução e que garante os requisitos desejados.

Abaixo, veja a proposta.

:arrow: http://www.sparxsystems.com/

:idea: Enterprise Architect supports generation and reverse engineering of source code for many popular languages, including C++, C#, Java, Delphi, VB.Net, Visual Basic, ActionScript, PHP and Python. A free add-in is available for CORBA. With a built in “syntax highlighting” source code editor, Enterprise Architect lets you quickly navigate and explore your model source code in the same environment. For those working in Eclipse or Visual Studio .NET, Sparx Systems also sells lightweight bridges to these IDEs, letting you model in Enterprise Architect and jump directly to the source code in your preferred editor. Code generation templates let you customize the generated source code to your company specifications.

Lendo o seu post, tive a impressão de que vocês são uma empresa de tecnologia, certo? Se for este o caso, não vejo problema algum no fato do PO impor a tecnologia, já que faz parte do negócio da empresa. Mas sempre, sempre mesmo, tenha em mente que vocês trabalham em equipe e que é sua obrigação provar ao PO que ele está tomando uma decisão equivocada, caso entenda isso. Não é fácil mas é sua obrigação :smiley:
Mas agora invertendo o ponto de vista: você e o time já se perguntaram se a decisão dele não está correta, a partir da ótica do negócio? Já se perguntaram se estão defendendo a solução que vocês criaram sem analisar se é a melhor para a empresa?

Bem como vc são uma equipe formada para atender o produto da sua empresa a decisão fica a cargo do gestor do projeto o que o projeto ira usar de tecnologia se é um projeto novo ele pode escolher outra tecnologia e ponto.

Agora sei isso será benefico para vcs é outra historia, cade ao scrum master protejer vcs desse tipo de imposição e justificar o pq de usar ou não, se vai melhorar ou não o desempenho, se ele não fizer e/ou não puder fazer isso só a dois caminho.
ou vcs tomam como aprendisado ou vc e os outros partem para outro emprego q esteja de conformidade com o seu perfil, querio q com 2anos java sem emprego vc não fica.

abr

Oi Bruno,

Carinha, o cenário que vc descreveu me chamou a atenção. Então aqui vai a minha opinião:

Como já disseram antes, e eu concordo, o sócio da empresa pode e deve tomar decisões difíceis para manter ou salvar a empresa mesmo que muitos não concordem com elas (inclusive ele). Espero que o seu caso não seja um daqueles em que o sócio da empresa é um ex programador VB, Clipper, PHP, etc... e esteja valorizando mais as emoções que as questões que envolvem a organização.

 Acho que a equipe não tem muita saida, porem, tem que verificar a causa da desmotivação e resolver porque a desmotivação destroi muitas coisas importantes, criatividade é um exemplo. Se a equipe achar que a decisão do líder está errada e que existem alternativas melhores para atingir o objetivo vale algumas reúniões para discutir estas alternativas.

 Se vcs preferem java e os lideres preferem PHP e qualquer uma das duas servem para atingir o objetivo sendo  que em PHP o custo seja menor. Faça uma avaliação e veja se vc realmente gosta com Java, se java for o que você quer mesmo, tente outra oportunidade em uma empresa que optou por esta tecnologia, mudar para outro projeto em outra empresa não é sinal de fraqueza ao contrario, você estará ajudando a vc mesmo e a empresa que vc está deixando, desmotivação é ruím para TODOS.

 Se você e sua equipe gostam da empresa que trabalham e desenvolver em PHP ao invés de java não seja problema e o fator da desmotivação seja simplesmete o fato de estar envolvido com o legado, tente inventar um maneira de deixar o trabalho menos desmotivante. Aplicar tecnicas de refactory, montar um novo fluxo para os processos, tentar atingir uma nova marca na performance, criar um visual mais arrojado são alguns exemplos que pode trazer motivação ao trabalhar com legados.
  
 É isso ai, só queria te falar sobre a minha primeira impressão sobre o seu post.

 Boa sorte, acredite isto que vc relatou acontece bastante no mercado, na maioria dos casos a equipe corrente desaparece e uma nova equipe surge no lugar incrementando a grande rotatividade de profissionais nas empresas.

 Desculpem se viajei muito no  tema rsrsrsr.

System.out.println( :smiley: );