Senhor*s,
Como vocês fazem a modelagem do banco de dados, seguindo esse modelo incremental pregado pelo SCRUM?
Aqui na empresa sempre demos muita importância para como o dados são gravados. Sempre tivemos o hábito de tentar criar um modelo completo, o mais próximo da perfeição que abrangesse todas as features do produto. Só que no modelo Waterfall isso é (quase) possível pois temos uma idéia clara (há controvérsias) desde o início, de quais serão essas funcionalidades.
Como vocês lidam com esse “problema” no SCRUM?
Vocês criam as tabelas conforme a necessidade de cada User Story apenas? E nos próximos sprints? E se lá na frente tiver uma User Story que será necessário alterar a estrutura de uma tabela. Imaginem uma alteração grande, de um sistema grande e complexo, com muitos clientes etc.
Além disso estou falando de um produto que está sendo colocado em produção a cada sprint. Changes no banco são sempre chatas e perigosas … vocês sabem disso.
Ou vocês não lidam com esse problema e só eu que estou fazendo essa tempestade no copo d’agua? heheh
Não me surpreenderia se vocês dissessem que sim porque vi pouca ou quase nenhuma discussão sobre o assunto na internet.
Por favor, compartilhem o segredo de vocês! Compartilhem o conhecimento !!! rs
Grande abraço!