Estava navegando no forum do Javaranch e li um tópico de uma pessoa informando que a SCJP 6 sofreu as seguintes alterações:
Número de Questões: caiu de 72 para 60
Mínimo para aprovação: caiu de 65% para 58%
Tempo de Prova: caiu de 210 para 180 minutos
Alguém está sabendo de alguma coisa? No mesmo tópico, teve um cara que fez a prova no dia 27/07 e confirmou que tinha apenas 60 questões? Alguém aí fez a prova nesta última semana e pode confirmar esta informação?
* Delivered at: Authorized Worldwide Prometric Testing Centers
* Prerequisites: None
* Other exams/assignments required for this certification: None
* Exam type: Multiple choice and drag and drop
* Number of questions: 60
* Pass score: 58.33% (35 of 60 questions)
* Time limit: 180 minutes
* Delivered at: Authorized Worldwide Prometric Testing Centers
* Prerequisites: None
* Other exams/assignments required for this certification: None
* Exam type: Multiple choice and drag and drop
* Number of questions: 72
* Pass score: 65% (47 of 72 questions)
* Time limit: 210 minutes
Olá pessoal… sempre acompanhei o GUJ, mas nunca tinha feito meu login aki!
Mas para que outros da comunidade não tomem o susto que eu tomei hoje de manhã 03/08/2009…
Cheguei no lugar pra fazer a prova… a moça da recepção me encaminhou até o computador pra fazer a prova digitou os códigos…
ai eu todo contente lendo as instruções e no meio la “esta prova contém 60 questões tempo 3hrs.” algo assim, na hora eu pensei vix… a mulher digitou alguma coisa errada, essa prova tem q ter 72 questões, fui la chamei ela… e ela me confirmou que akela era minha prova e realmente aparecia meu nome la!! ou seja, só flatava eu ter marcado a prova errada…
relaxei tomei uma agua, e comecei a fazer a prova, tudo muito sussegado… terminei revisei numa boa… e com a pulga atrás da orelha se akela era mesmo a prova!
Resumindo… a prova realmente mudou, só que tem um dado ali no site deles que ta errado o “passing Score”… pelo menos no meu report veio assim:
PASSING SCORE: 66% YOUR SCORE: 91% TEST STATUS: Pass
Fiz os dois simulados do MasterExam q vem no livro sa Kathy= Test A 75% / Test B 65%
Fiz 2 simulados do ExamLab= Diagnostic 65% / Final Exam 56%
A prova tava bem facil comparado com esses simulados, não teve nenhuma “choose all that apply” =D
uma dica que deixo é quando vc estiver revisando as questões erradas no simulado, vai anotando o q q vc errou pra vc estar sempre olhando, foi oq mais me ajudou!
Bom é isso ai espero ter ajudado os próximos desbravadores da SCJP, Abraços!!
Primeiramente parabéns cara.
Obrigado pelos comentários sobre a prova e sobre os testes, com certeza já me ajudou e me dou uma boa noção na minha preparação.
Pelo menos em termos de porcentagem de acertos, a prova ficou mais difícil, já que se fosse mantida a média da prova antiga, a porcentagem de acerto deveria ser de 54% em 60 questões.
Tem que ver é se as questões mudaram tbm ou se continuam as mesmas.
Fiz a prova ontem - 10.10.2009 - e tinha 72 questões e 65% o pass score !
Motivo: Comprei o voucher pelo SAI - programa que dá desconto para estudantes de graduação e pós-graduação.
quem fez a prova “nova” pode confirmar se os objetivos realmente mudaram?
fiz um diff da versao antiga dos Exam Objectives no site da sun com a atual e tem tres topicos q sairam:
“Develop code that declares both static and non-static methods, and - if appropriate - use method names that adhere to the JavaBeans naming standards. Also develop code that declares and uses a variable-length argument list.”
“Develop code that serializes and/or de-serializes objects using the following APIs from java.io: DataInputStream, DataOutputStream, FileInputStream, FileOutputStream, ObjectInputStream, ObjectOutputStream and Serializable.”
“Given a scenario, write code that makes appropriate use of wait, notify, or notifyAll.”
quem fez a prova com 60 questoes: caiu questoes de serializacao? wait/notify? varargs? javabeans?
Na minha prova, caiu serialização e deserialização, wait(), notify() e notifyAll(), classes internas, JavaBeans e varargs. Mas percebi que cairam poucas questoes (tipo 1 ou 2). Teve muitas questoes de Thread, Generics e OO. Mas acho que esses tres sempre tiveram muita cobrança.
Boa tarde, acabei de fazer a prova SCJP 6 em ingles(logico) e realmente houve essas mudanças, foram somente 60 questoes, 180 minutos, tb notei que foi muito facil a prova, so teve 3 questões de Thread, e por incrivel que parece foram as tres ultimas, 57,58,59…
Generics cai bem pouco, foi uma prova muito balanceada, cai muito OO(com classes abstratas, interface)…
Infelizmente nao sei dizer se passei, pois onde fiz não conseguimos imprimir o meu score, to muito preocupado em sabe se enviou mesmo e se passei!!!
Eram 60 questões com 3 horas de prazo, score para passar de 58%.
Com relação aos tópicos da prova, lembro que caiu de tudo, a única coisa que lembro de não ter caido foi
regex (e eu tinha estudado muito rsrsrsr).
O que me pegou foi questões de desenvolvimento (java e javac, com e sem .jar), caiu pelo menos umas 3 achei que iria cair no máximo uma, hehheh, estudei muito pouco isso.