Vim postar aki postar a minha felicidade que de ter passado na SCJP 5. Como alguns sabem fiz a primeira vez e não passei.
Fiz 69% em todos os assuntos abordados eu tive um aumento bastante significativo.
Quero agradecer ao Guj pq quando eu cheguei aki não sabia praticamente naaaaaaaaaaada de Java e minha motivação de estudar para certificação foi aprender Java e não pensando no mercado de trabalho.
Hoje não me sinto um expert até porque não tenho grandes aplicações e nem uma bagagem enorme de mercado de trabalho.
[size=18]Estudos:[/size]
Bem galera meus estudos foram de quase 1 ano. Faltaram quase 3 meses para completar um ano.
[size=18]Kathy Sierra e Beart Bates:[/size]
O livro da k&B eu li aproximadamente 4 ou 5 vezes juntando uma lida por todo ele, depois realizando seus exercicios e nos exercícios onde tinha um desempenho fraco eu realizava uma releitura do capitulo.
[size=18]Horas estudando:[/size]
Gente eu passei aproximadamente 3 a 4 horas por dia mas quando tava muito cansado estudava 15 minutos. Quando começava as aulas na faculdade eu estudava pouco, mas quando ficava de férias estudava o dia todo. Perdi algumas festas, finais de semana e outros divertimentos tudo pq achava e acho que pode valer a pena.
[size=18]Pisicologico:[/size]
Essa certificação para mim foi muito importante. Valia não só o certificado mas a prova de que sou capaz de realizar meus objetivos. Cheguei a pensar em alguns momentos que não era capaz de passar.
[size=18]Matérial para estudos:[/size]
Bem gente eu utilizei por padrão a K&B, com não sou muito bom de inglês e não sei quase nada não utilizei o Wizlabs mas de qualquer forma aconselho.
Mais ai segue uma listinha: k&b, Certificação Java 5 “exercícios”, MasterExam e o mais importante de todos o killer e o Certikiller. Estes ultimos foram decisivos para minha aprovação. Não posso deixar de mensionar o GUJ que foi importantissimo. Foram quase 400 mensagens a maioria de dúvidas e algumas de postagens mesmo. Não sei oq seria a força dessa galera para minha aprovação.
[size=18]A prova:[/size]
Bem gente a prova não me pergunte as questões. Aquela sala tem o dom de te fazer esquecer das questões. Pode perguntar a qualquer um que dificilmente vai lembrar delas. Mas o conselho que dou é que pratique o killer e o Certikiller eles vão ser o ponto chave para a aprovação de todos.
[size=18]Tempo[/size]
O tempo. Gente como eu ja havia perguntado a alguns que passaram o tempo eu sempre reclamei e agora eu venho aki dizer que o tempo é o tempo ideal.
Como assim?
O tempo vai ser apertado se vc não tiver muito afiado. Mas se vc tiver afiado no assunto o tempo se torna curto. O killer também ajuda no tempo podem ter certeza.
[size=18]Agradecimentos:[/size]
Quero agradecer a uma pessoa em espécial e dizer a ele que não esquci nenhum minuto durante minha preparação e lógico não só durante a ela. DEUS.
Segue uma lista de pessoas que foram encenssial na minha preparação e me deram uma grande força:
Minha mãe, meu pai e meu irmão mas em espécial a minha mãe. Que aguentaram todo meu extresse durante esse tempo e brigamos em alguns instantes mas venho aki pedir desculpas e agradecer a ela e dizer que te amo não e não imagina o quanto. Todo esse amor também segue ao meu pai.
Rodrigo Fujioka - Japa. Que estudamos juntos durante um bom tempo e sempre nos ajudamos.
Daniel Abella - Uns dos kras mais inteligentes que ja vi que apesar de todo seu jeito brincalhão sempre me apoiou e acreditou e mim e quando eu estava muito pra baixo ele vinha e me reclamava e dava conselhos.
André Figueiredo - Meu prof que sempre me ajudou quando tinha minhas dúvidas. Para mim um dos meus melhores professoeres de programação.
Yuri Morais - Que me ajudou também a tirar minhas dúvidas. Sempre que pode e também me apoiou a tirar essa certificação.
Barata - Um participante do PBJUG. Axo que foi o primeiro kra a me ajudar. Esse tinha uma grande paciencia em me ajudar. vlw
Guj: e a todos os gujeiros. Afinal foram quase 400 posts. Todos sobre certificação. Axo que ninguêm postava tanto quanto eu.
Bem galera, essa foi a minha experiência para SCJP 5. Estou bastante feliz. Até +. Agora vou ajudar aos iniciantes assim como me ajudaram.