SceneBuilder traz rad para o JavaFX 2 - Novo toolkit gráfico e sistema de janela Glass

SceneBuilder traz rad para o JavaFX 2 com o novo glass toolkit, que virá a ser o novo padrão para aplicações java desktop.

EU usei e gostei e acho que JavaFX vai agora sim brilhar.

Aqui a review que fiz ontem sobre essa ferramenta:

Tantos anos aí brigando por um lugar, se consolidará como a nova plataforma gráfica da plataforma Java e em breve ganhará outros horizontes (já está rodando no iOs). É open source, multi plataforma, etc

Não queria dizer, mas parece que a Oracle realmente arrumou as coisas :stuck_out_tongue:

[quote=Jesuino Master]EU usei e gostei e acho que JavaFX vai agora sim brilhar.

Aqui a review que fiz ontem sobre essa ferramenta:

Tantos anos aí brigando por um lugar, se consolidará como a nova plataforma gráfica da plataforma Java e em breve ganhará outros horizontes (já está rodando no iOs). É open source, multi plataforma, etc

Não queria dizer, mas parece que a Oracle realmente arrumou as coisas :P[/quote]

Arrumou em termos. O sucesso dela vai depender do openjfx, que é o que será usado nos sistemas linux e sua evolução posteriormente. Ela tem tudo para emplacar porque não serve somente para web, mas também para desktop. Essa é a principal proposta do jfx, um novo toolkit para interfaces gráficas e multimídia de alto desempenho.

Achei a ferramenta um tanto feia, mas fiquei surpreso com o quão poderosa ela é. Vai fazer frente ao Flash Builder com certeza.

É uma versão beta, ainda faltam adicionar várias funcionalidades do jfx.

Toda semana tem atualização do javafx 2.1 beta.

Tenho testado para linux dentro do netbeans, e quando tenho reportado bugs para o jyra, eles tem corrigido.

Pode ser que este SceneBuilder de mesmo certo.

De qualquer forma agora acabou a desculpa do antigo javafx script, agora é java mesmo.

Bons códigos.

COncordo com o j-menezes.

Eu não sei o que falta para o JavaFX emplacar como a maior e melhor alternativa RIA, fora o HTML 5+ JS, como é na WEB hoje.

Se faltar algo é abrir Jira, RFE, commitar! É open source pessoal, é nosso :slight_smile:

[quote=Jesuino Master]COncordo com o j-menezes.

Eu não sei o que falta para o JavaFX emplacar como a maior e melhor alternativa RIA, fora o HTML 5+ JS, como é na WEB hoje.

Se faltar algo é abrir Jira, RFE, commitar! É open source pessoal, é nosso :)[/quote]

Falta ser multiplataforma e opensource. A oracle ainda não abriu o javafx completamente e existem códigos que ainda são proprietários.
Existe para linux, mac, windows, android… uma alternativa muito forte que é o qt quick(muito forte mesmo).

Depende da velocidade e da acessibilidade como a oracle vai disponibilizar o jfx.

Muito bom. É ótimo ver como o Java FX, visto por todo mundo como natimorto de repente tá começando a se mostrar mais interessante.

[quote=kicolobo]Muito bom. É ótimo ver como o Java FX, visto por todo mundo como natimorto de repente tá começando a se mostrar mais interessante.

[/quote]

Cara, esse glass é muito bom. Roda liso. É uma evolução pelo menos pra desktop. Também traz muitos recursos pra web.

[quote=juliocbq][quote=kicolobo]Muito bom. É ótimo ver como o Java FX, visto por todo mundo como natimorto de repente tá começando a se mostrar mais interessante.

[/quote]

Cara, esse glass é muito bom. Roda liso. É uma evolução pelo menos pra desktop. Também traz muitos recursos pra web.[/quote]

Oi Julio, interessante isto. Não sabia que o glass também trazia recursos para a web. Tipo o que hein?

[quote=kicolobo][quote=juliocbq][quote=kicolobo]Muito bom. É ótimo ver como o Java FX, visto por todo mundo como natimorto de repente tá começando a se mostrar mais interessante.

[/quote]

Cara, esse glass é muito bom. Roda liso. É uma evolução pelo menos pra desktop. Também traz muitos recursos pra web.[/quote]

Oi Julio, interessante isto. Não sabia que o glass também trazia recursos para a web. Tipo o que hein?[/quote]
Além de todos os recursos multimídias, o plugin jfx que são embarcados nas páginas funcionam como desktop e vice versa. Você pode muito bem destacar a aplicação da página web e levá-la para o desktop.

Imagina um video player que é carregado via uma página e pode ser trazido para o desktop. É como se as duas plataformas interagissem e você não percebe que a aplicação executa no browser ou desktop. Acaba ficando indiferente.

[quote=juliocbq][quote=kicolobo][quote=juliocbq][quote=kicolobo]Muito bom. É ótimo ver como o Java FX, visto por todo mundo como natimorto de repente tá começando a se mostrar mais interessante.

[/quote]

Oi Julio, interessante isto. Não sabia que o glass também trazia recursos para a web. Tipo o que hein?[/quote]
Além de todos os recursos multimídias, o plugin jfx que são embarcados nas páginas funcionam como desktop e vice versa. Você pode muito bem destacar a aplicação da página web e levá-la para o desktop.

Imagina um video player que é carregado via uma página e pode ser trazido para o desktop. É como se as duas plataformas interagissem e você não percebe que a aplicação executa no browser ou desktop. Acaba ficando indiferente.[/quote]

Julio, é tipo um applet turbinado?
O plugin é similar aquele que usavamos com os applets?
Desculpa a ignorância, mas faz alguns anos que não trabalho com applets e acabei ficando muito por fora.

[quote=kicolobo][quote=juliocbq][quote=kicolobo][quote=juliocbq][quote=kicolobo]Muito bom. É ótimo ver como o Java FX, visto por todo mundo como natimorto de repente tá começando a se mostrar mais interessante.

[/quote]

Imagina um video player que é carregado via uma página e pode ser trazido para o desktop. É como se as duas plataformas interagissem e você não percebe que a aplicação executa no browser ou desktop. Acaba ficando indiferente.[/quote]

Julio, é tipo um applet turbinado?
O plugin é similar aquele que usavamos com os applets?
Desculpa a ignorância, mas faz alguns anos que não trabalho com applets e acabei ficando muito por fora.[/quote]

Kiko imagino que seja uma espécie de applet mesmo, que interage dentro e fora do browser. Tanto é que você pode encerrar o navegador e ele continua sendo executado se você trazê-lo para fora.

Também faz tempo que não mexia com isso. Resolvi olhar tem uns dois dias.

Para quem queira ir testando dentro do linux.

http://dl.dropbox.com/u/4998169/SceneBuilder_1.0_linux.tar.gz

No ubuntu 11.10 tá rodando.

[]'s

Only for windows?

ou tem para MacOS / Linux?

[quote=CaioIncau]Only for windows?

ou tem para MacOS / Linux?[/quote]
Tem para Mac, mas ainda não para Linux.
Veja: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/downloads/devpreview-1429449.html#sb

[quote=Rafael Afonso][quote=CaioIncau]Only for windows?

Veja: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/downloads/devpreview-1429449.html#sb[/quote]

Oficialmente não tem, mas extra oficialmente tem e eu to usando normalmente.

http://dl.dropbox.com/u/4998169/SceneBuilder_1.0_linux.tar.gz

[quote=Rafael Afonso][quote=CaioIncau]Only for windows?

Veja: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/downloads/devpreview-1429449.html#sb[/quote]
Opa ai sim , irei baixar assim que possivel.