SCEA cleared

Colegas,

obtive hoje a aprovação na primeira fase da SCEA(81%).Gostaria de agradecer a todos do GUJ q direta e indiretamente ajudaram,respondendo dúvidas,sugerindo materiais de estudo etc…

Perguntas,estou á disposição

Abraço a todos,
Rafael Roque

Sun Certified Programmer for Java 2 Platform
Sun Certified Web Component Developer for Java 2 Enterprise Edition
Sun Certified Enterprise Architect for Java 2 Enterprise Edition(I)

Comenta aí, o que você precisou estudar, quais as dificuldades dessa primeira fase, por onde estudou…etc

As questões mais complexas referiam-se á segurança,restrições de
applets,etc…No mais,correu tudo tranquilo.Dois pontos que merecem um estudo cuidadoso:

• EJB(diferença entre entity e stateful,passivation,pooling) etc;
  • Saber relacionar os design patterns a tecnologias do Java.

Algumas fontes de estudo:

• Livro do Cade;
  • forums do JavaRanch;
  • muito material pesquisado da Internet.
  • Simulados do whizlabs e do www.moelhom.com

Grato
Rafael Roque
Sun Certified Enterprise Architect for Java 2 Platform,Enterprise Edition(I)

Caramba… Parabéns!!!

É sempre bom ver o pessoal evoluindo assim!!!

:idea:

Aproveitando,estou á procura de um bom livro de UML para a segunda parte da prova…ouço falar muito bem do UML Distilled,e os senhores?o que recomendariam?

Grato
Rafael Roque

Sun Certified Programmer for Java 2 Platform Edition

Olá,

Tbm passei a prova SCEA Part I com 81%. Utilizei os seguintes materiais:

HF Design Patterns - Excelente
Distilled UML - Ótimo (utiliza especificacao 2.0 que é um pouco diferente da cobrada na primeira parte do exame, mas é uma boa leitura)
SCEA Study Guide - Mark Cade - Ótimo como guia
Whizlabs - Bom (tem questoes que podem te confundir, pois o exame aborda EJB 1.1, e neste simulado tem questoes sobre EJB 2.0. Tambem tem alguns cenarios confusos, mas ainda assim ajuda bem).

Que materiais vc esta usando para o assignment?

Abracos

Aurélio,

passei da primeira fase dia 09/12,e ainda estou buscando referencias para a segunda parte…Caso tenha dicas e/ou materiais,será de muita ajuda…

Abraço

Rafael Roque

raf4ever

Parabéns cara!!!

Quanto tempo de estudo vc gastou para fazer a prova??
tem como voce postar os links ai q vc utilizou???

Vlw cara!!!

Olá Pessoal!!

Eu também tenho a certificação SCEA (completa) e a maior dica é não confiar exclusivamente nos livros de certificação. Diferentemente de outras certificações não existe um livro que cubra toda a matéria da prova. Vá pelos objetivos e simulados e use todo o material que tiver disponível. Por exemplo, tem um livro específico para a certificação que tem um capítulo inteirinho sobre a API Conector que nem de longe cai na prova (inclusive nem nas questões do próprio capítulo do livro!!!).

Algums livros que me ajudaram foi: J2EE Design Patterns (principalmente para a segunda fase), GoF, UML Essencial (sugiro a versão antes da UML 2.0), os dois livros existentes para a certificação (não me lembro o nome), e vários bizus recolhidos em foruns aí pela internet…

Boa prova a todos!!