Fiz a prova hoje e passei com 86%, o que eu acho um ótimo resultado.
Queria deixar meu depoimento sobre essa prova e a minha preparação porque, diferentemente da SCJP e da SCWCD, não existe nenhum livro expecificamente voltado para a prova, como o da Kathy e o Head First.
Primeiramente vou relatar como me preparei.
Livros
EJB 3.0, O’Reilly
Mastering EJB 3.0, Wiley (muito brevemente)
Consulta
Notas do Mikalai Zaikin
Especificações (muito brevemente)
Simulados
Enthuware EJB Plus
Minhas dicas são as seguintes. Acho que não importa muito qual livro vc use para se preparar, a leitura serve apenas como um overview da tecnologia, para vc ter contato com tudo o que é possível, ou não fazer, com EJBs e persistência. Uma vez que vc possue uma boa noção do que são EJBs, recomendo partir para algum simulado. Eu diria que essa foi para mim a fase mais importante da minha preparação, e acho que o EJB Plus é a melhor ferramenta para esse exame (ouvi más críticas em relação ao Whizlabs), e devo pelo menos 60% das minhas questões corretas à ele.
Quanto à leitura das especificações, eu não recomendaria. São centenas de páginas com informações muito difíceis para “digerir”. É claro que lendo todas as 600-700, sei lá quantas páginas, com muita atenção irá lhe render um ótimo resultado, mas é muito pouco produtivo, pelo menos para mim. E ainda mais, as notas do Mikalai Zaikin são feitas quase que inteiramente de citações da especificação, organizadas por objetivos, o que torna a leitura muito mais objetiva.
Parabens !!! Eu to estudando para essa prova também. Seu post foi muito motivador para mim. Eu to terminado de ler o livro da o’reilly e vou partir para os simulados. Pelo que eu to vendo vc teve a maior nota desse fórum.
Comecei a estudar pra essa prova no final de fevereiro, deu uns 2 meses e meio de estudo. Quando comecei a ler o EJB 3.0 não sabia quase nada sobre EJB e nada sobre JPA. Aprendi muito me preparando para essa prova, valeu muito a pena.
Se em fevereiro você sabia menos que eu (que sei pouquíssimo sobre EJB 3) e em abril já é certificado, então, eu acho que (1) ou você é muito foda, (2) ou a prova é muito fácil, (3) ou o EJB 3 é bem mais fácil de aprender do que eu imaginava. Como eu dúvido da segunda alternativa, te dou os parabéns.
E valeu aí pelo incentivo. Eu pensava que ia levar pelo menos um ano para aprender isso, mas se você conseguiu em dois meses, eu fico bem mais animado.
Olha Berkamps, é bom saber algumas coisas sobre a relação EJB 2.1 e 3.0. Tipo, como acessar beans 2.1 de um bean 3.0, e o que mudou de uma versão para a outra. Na minha prova não caíram muitas questões sobre isso (nenhuma, se não me engano), e os simulados que fiz tinham bem poucas questões sobre isso.
Não recomendaria estudar a versão 2.1, pois na especificação da 3.0 tem um capítulo só sobre esse paralelo.
Na verdade acho que estudar as 2 especificações irá te confundir muito.