Saudades de certas linguagens de programação?

Oi malta,

como é que vêem as linguagens como o C, C++, Java , e todas as outras linguagens? No meu caso, programo no trabalho Java, e já tenho saudades de programar em C e em C++. Também não tenho mto tempo para usar o C e o C++ em projectos pessoais, como forma de tentar “matar” as “saudades”. Vocês também sentem “saudades” de programarem nas linguagens que mais gostam, ou vêem as linguagens de programação como uma ferramenta que se usa apenas para programar, e não têm preferência por alguma?

Ou seja, será que sentem uma necessidade de estabelecerem um “culto” sobre as linguagens que programar, ou, não existe qualquer diferença para quem as usa?

Sendo mais radical, vocês condicionam a escolha do emprego em relação à linguagem de programação?

Obrigado,

pelo menos pra mim…

eu comecei a programa em C/C++… gostei, foi o meu inicio pro mundo da programação…
tentei VB… detestei… e nunca mais encosto naquilo… apesar de saber programar lah…

entao comecei com Java faz 1 ano e meio ±…
desde entao… nao pretendo mais voltar atras de nenhuma outra =)

hj trabalho com Java…
se surgir uma oportunidade de ganhar mais $ com outra linguagem, eu creio q nao aceitaria… (sem propostas absurdas eh claro =P )

eu tb comecei a programar em C/C++…
gostei e tal!!
depois me iniciei em java
e aprendi PROLOG q eh uma linguagem bastante diferente d qualquer outra q jah trabalhei e tb gostei… rsrsrsrs
e tb conheço phyton q tb eh muito interessante…
em resumo:
gostei bastante d todas…
sinto ateh um pouco falta d PROLOG, mas se for pra escolher prefiro java…
hj estou a 3 anos trabalhando com java mas nada me impede d ter q lidar com outras linguagens!

[quote=pedrosacosta]será que sentem uma necessidade de estabelecerem um “culto” sobre as linguagens que programar, ou, não existe qualquer diferença para quem as usa?
[/quote]

não diria como um culto, se Java por exemplo não tivesse o poder que tem, aliado a grande demanda do mercado, esse fórum não teria 500.000 posts, mas sim 10.000. Quem se forma na área de computação, não tem o direito de eleger linguagem, isso tudo é besteira. O tempo passa e de repente surgem melhores formas de resolver os problemas, então quem é da área, vai correr atrás.

Acho que os programadores Delphi que estão migrando para Java podem te responder melhor. Vejo muitos ai com anos e anos de experiencia, de repente migram de plataforma para tentar sobreviver no mercado, e vêem o salário despencar.

Isso responde o porque de muita gente preferir se especializar profissionalmente em uma tecnologia e ir aprendendo um pouco de algumas outras por fora, ao inves de aprender um pouquinho de cada coisa.

tenho saúdades de php e python …

mais sei lá… tenho gostado bastante de Java e Ruby, são bem amigáveis hehe

engraçado eu só conheço java…e pretendo conhecer outras (melhores) no futuro…mas talvez por falta de experiência minha visão é de que isso vai levar muitos anos pra acontecer…e até lá eu não continuarei desenvolvendo!!! Eu espero!!! :slight_smile:

Mais é sempre bom aprender coisas novas, não existe conhecimento inútil, tudo é aplicado, ainda mais em Java que é portavel pakaramba.