Pessoa Jurídica — Descontos 14%
CLT abaixo de R$ 2.500 — Descontos 15%
CLT acima de R$ 2.500 — Descontos 27%
Eu trabalhava em regime CLT…quando abri minha empresa e virei consultor não pensei em me basear no meu salário atual…fui ver o que o mercado estava pagando…e consegui pedir muito mais do que uma pequena porcentagem de aumento…
Isto varia da empresa que tu for abrir eu fui PJ um tempo tinha uma empresa Limitada e achei bem caro me arrependi na época…
Ficava mais ou menos assim: 3000 mil a NF tinha uns 560 de desconto + contadora…muito caro.
Mas se for empresa Super Simples compensa mais normalmente as empresas não aceitam este tipo, porque programação não se enquadra na Super Simples.
Eu acho ideal você procurar uma contadora para pegar os valores reais de desconto em cima do valor que vais receber (Lançar na Nota Fiscal).
Pessoa Jurídica — Descontos 14%
CLT abaixo de R$ 2.500 — Descontos 15%
CLT acima de R$ 2.500 — Descontos 27%
Eu trabalhava em regime CLT…quando abri minha empresa e virei consultor não pensei em me basear no meu salário atual…fui ver o que o mercado estava pagando…e consegui pedir muito mais do que uma pequena porcentagem de aumento…[/quote]
bacana…quase la…rsrsrs
vc poderia me dar um exemplo de salario PJ para esse exemplo de 2500?..e nesses descontos de 14%, é fixo?..oq entra de desconto ai?..isso ja inclui o contador?..(desculpe se falei besteira…rsrsr)
Para chegar no seu valor hora, voce deve analisar varias coisas como, se vai trabalhar como hora aberta ou fechada, se vai ter beneficios, ferias, imposto que varia de cidade pra cidade e nao esquece do seu querido contador que em alguns caso cobra ate 13. salario! (Se o meu fizesse isso, ele estaria morto! :lol: ).
[quote=Mauricio de Mello]Isto varia da empresa que tu for abrir eu fui PJ um tempo tinha uma empresa Limitada e achei bem caro me arrependi na época…
Ficava mais ou menos assim: 3000 mil a NF tinha uns 560 de desconto + contadora…muito caro.
Mas se for empresa Super Simples compensa mais normalmente as empresas não aceitam este tipo, porque programação não se enquadra na Super Simples.
Eu acho ideal você procurar uma contadora para pegar os valores reais de desconto em cima do valor que vais receber (Lançar na Nota Fiscal).
Eu atualmenteo prefiro ganhar menos e pegar CLT
Abraço[/quote]
Nao sei se sao todas, mas muitas empresas nao aceitam se voce for optante do Simples, pelo menos em SP é assim. A minha é Ltda e realmente os impostos “quebram as pernas” mas ainda assim prefiro PJ do que CLT.
Eu não vou te dizer qual é a relação de R$2.500 pq não é assim que vc vai chegar no valor certo. Se você é programador Java e conhece JEE então eu diria
R$25,00 a R$30,00 - junior
R$33,00 a R$45,00 - pleno
R$45,00 a R$55,00 - sênior
R$60,00 a R$70,00 - arquiteto
[quote=Giulliano]Eu não vou te dizer qual é a relação de R$2.500 pq não é assim que vc vai chegar no valor certo. Se você é programador Java e conhece JEE então eu diria
R$25,00 a R$30,00 - junior
R$33,00 a R$45,00 - pleno
R$45,00 a R$55,00 - sênior
R$60,00 a R$70,00 - arquiteto
Tirando todos os descontos e impostos que um profissional paga como PJ, voce vera que a afirmacao de ganhar mais do que um CLT é falsa. Como PJ vc é obrigado a pagar seu INSS, 13 salário, vale transporte e refeicao, IR, entre outras coisas.
Atuei no ano passado como PJ, apareceu uma oportunidade como CLT e nao pensei 2 vezes em aceitar. Atualmente nao penso em continuar atuando como PJ.
Tem impostos municipais e federais contadora (o décimo terceiro de contator é bem comum)
Na real vale mais a pena pegar PJ se tu for uma empresa super simples senao acho que não compensa.
Cara eu acho que vc deveria começar pedindo em torno de R$ 35,00 a hora (se estiver dificil vai baixando o valor até conseguir algo)…assim vc não vai se arrepender e nem ficar sem dinheiro na carteira…por mais q vc pague todas essas coisas ditas acima…ainda assim sobra muito mais no fim das contas…
Pra trabalhar como PJ eu recomendo um ganho mensal bruto de de 4.900 pelo menos…acima de 5.000 as coisas ficam mais cara…
Eu chutaria no minimo 100% de uma valor CLT para compensar ser PJ, no meu caso abri uma empresa simples e tenho desconto de 6,15 na minha nota, não tenho do que reclamar, basta negociar um valor bom.
eu acho que tudo depende das suas prioridades de momento, se vc quer guardar dinheiro vai de PJ, mas os 100% fazem sentido sim, algumas consultorias apesar de ser PJ tb estão oferecendo outros benefícios como VR, Plano de Saude… lembre que PJ vc não tem segurança nenhuma, então tem que contar com os imprevistos… ficar doente, etc
Eu já trabalhei como PJ, CLT, Cooperado e Estagiário (rsrs).
E, no meu caso, o mais vantajoso foi o CLT (a forma que estou trabalhando hoje), porque:
Aqui na minha empresa não descontam VR e o VT cai em dinheiro na conta (também sem desconto).
E ainda tenho Plr, 13º, Férias, FGTS e etc.
Fora que não gasto com Plano de saúde e odontológico (também não são descontados)
Se eu fosse conseguir um trabalho como PJ, teria que pedir no mínimo 100% a mais do que ganho hoje para ficar com o mesmo salário, porque tería que pagar:
Contador, impostos (mensais e trimestrais), alimentação, transporte e teria que ficar me policiando para não gastar todo o dinheiro para poder tirar férias e ter um pé-de-meia para eventuais emergências (ficar doente, ser ‘demitido’ e etc).
Mas, também já trabalhei em empresas CLT que não tinham nenhum benefício (a não ser os obrigatórios), e neste caso não precisaria de 100%, mas creio que a partir de 50% de aumento eu já consideraría trabalhar como PJ.
No fim das contas:
Se quer dinheiro Rápido -> PJ ou Cooperado.
Se quer tranquilidade -> CLT.