Surgiu uma oportunidade de desenvolvimento java para eu trabalhar como home office, mas eu nunca trabalhei de home office e não tenho a mínima noção de quanto pedir.
Eu ganho R$7.500,00 no meu atual emprego e aceitaria trabalhar como home office por menos(nem preciso explicar o porquê…rsrs).
Sabem me dizer quanto pagão como home office no nível senior?
Depende! Você pode trabalhar em casa para ganhar mais, e não menos.
Mas também já vi consultorias que querem “empurrar” o desenvolvedor pra casa dele e quem abaixar o valor da hora.
E como elas têm justificativas pra abaixar o valor hora, mas não cobram menos do cliente! Eu não abraço essa ideia.
Agora, se é você que está vendendo um projeto para o cliente, então fica mais fácil ganhar mais.
Não curto muito home office porque acho meio monótono depois de um tempo. Gosto do esquema escritório-cliente, cliente-escritório, pessoas, networking, troca de conhecimentos…
[quote=mspereira] já vi consultorias que querem “empurrar” o desenvolvedor pra casa dele e quem abaixar o valor da hora.
(…) Eu não abraço essa ideia.
[/quote]
A principal vantagem do trabalho remoto é justamente essa: os dois ganham, tanto empregado quanto empregador! Um passa a ter melhor qualidade de vida, o outro reduz seus custos.
Não há porque pensar no assunto como uma “disputa” em que somente um lado pode vencer. O valor de fato vai ser menor, só tem que negociar bem para que seja justo (lembre-se que embora você corte alguns gastos ao trabalhar em casa, também terá algumas despesas extras).
Anos atrás eu responderia exatamente como você, mas com o tempo percebi que a prática é diferente. Como dizem: “na prática a teoria é outra”.
Não entendo porque alguém tem que receber menos, pelo mesmo trabalho, porque aparentemente ganhou em qualidade de vida.
E se esse alguém ganhasse na loteria e consequentemente melhorasse a qualidade de vida, teria que aceitar receber menos pelo mesmo trabalho?
Também gostaria de saber em quais pontos a qualidade de vida aumenta simplesmente porque a pessoa trabalha em casa. Ou melhor, não vejo tanta melhora assim.
Com relação a duvida original do leo_mf: quanto deveria pedir de salário. Vai depender muito de como a empresa irá te pagar: CLT, por hora, PJ, etc. Eu acho que você deveria fazer as suas próprias contas. Desconte o que você economizaria em termos de transporte, refeições, etc. Lembrando que você poderá ter gastos com telefonia, eletricidade, etc. Faça uma estimativa de quanto a empresa iria economizar “sem a sua presença física” (estacionamento, alocação de espaço físico, café, agua, etc). Um coisa importante é definir regras de horários e eventuais necessidades de deslocamento para empresa. Alias trabalhar 100% remoto pode ser um pouco chato dependendo da sua personalidade.
Não é por que você não pega trânsito, ônibus lotado, não almoça em “mortes lentas” e etc que o teu salário deve ser menor. Os benefícios, sem dúvida podem ser, mas, como a CLT é clara neste sentido “benefícios não podem ser compositores de proventos”.
Logo, independente de ser home office, on office ou você morar ao lado do trabalho, o salário deve ser o mesmo. Se é 10K, tem que ser 10K em qualquer situação.
Difícil dizer, as empresas dificilmente pedem qual a religião dos seus funcionários. Além disso, a definição de pagão varia de religião para religião (por exemplo, algumas consideram espíritas kardecistas como cristãos, outras como pagãos).
Difícil dizer, as empresas dificilmente pedem qual a religião dos seus funcionários. Além disso, a definição de pagão varia de religião para religião (por exemplo, algumas consideram espíritas kardecistas como cristãos, outras como pagãos).[/quote]
ViniGodoy trollando, deve ser por isso que vai chover o fim de semana todo…
Difícil dizer, as empresas dificilmente pedem qual a religião dos seus funcionários. Além disso, a definição de pagão varia de religião para religião (por exemplo, algumas consideram espíritas kardecistas como cristãos, outras como pagãos).[/quote]