Saiu o JBoss 5.1.0GA

"

[quote=marcosalex][quote=chun]
A palavra “software legado” te diz alguma coisa ? Até hoje existem centenas de milhares de aplicações onde você fica escravo do JBoss (principalmente em sua versao 4.x) devido a API’s “turbinadas”… a implementacoes antigas (ex: MyFaces 1.x) e que na realidade é mais barato “deixar como está” do que realmente trocar tudo…
[/quote]

A “bronca” é isso que foi resolvido na versão anterior (5.0). Ficar remoendo isso é a mesma coisa de reclamar do Windows 95 nos dias de hoje…[/quote]

Sem duvidas ! mas a 5.0 não era nem um “bebezinho” em 2007… entao as comparacoes feitas são em cima da 4.x… lembro-me que nego reclamava do WebSphere , que as api’s eram fora do padrao ou do “comportamento padrao”… e indicavam o JBoss para solucionar isso… e na realidade a 4.2 estava cheio disso tambem…

Adoro OpenSource… mas certas empresas prestão um “des-servico” para a comunidade… ai vem um “stellman” e fala “USE SE QUISER”… ai quebra qualquer argumento de adoção em uma grande empresa… e é por isso que eu sou bem cuidadoso no quisito “qualidade” no mundo OpenSource…

Mas já dei meu recado… e não pretendo extender esta discussao :slight_smile:

[quote]O que realmente me intriga é o Geronimo… existe um papo que a IBM terminou por “afogar” o desenvolvimento do mesmo…
[/quote] Isso já é antigo e realmente procede, a IBM apagou o Geronimo com esse negócio de rotular o AppServer como "WebSphere Community Edition " . Inclusive já ví empresas tentando implantar projetos usando WASCE pensando ser o WAS, mais o Appserver Geronimo em sí continua a pleno vapor e pronto para uso atendendo as especificações JEE.
sds.

Eu utilizo a versão do Jboss há mais de 5 anos e em produção e posso ser sincero, nunca tive problemas. Acho o GlassFish um pouco imaturo, ja fiz alguns testes, acho ele muito acadêmico, bom para estudantes e iniciantes. Servidor JEE fora o Jboss bons, seria o WebSphere da IBM e o Gerônimo da Apache que é mais estável e confiável que o GlassFish. O que podemos dizer da demora da Red Hat em lançar versões esta no fato de o foco deles serem SO Linux e não servidores web. Outro ponto a ser colocado é (Free x Pago). Com certeza quem compra os novos recursos do jboss, tem mais a ganhar, mesmo assim continuo com a versão free. abçs.

Esta imaturidade é algo realmente comprovado ?

"

Tu conhece o Weblogic?

Nunca usei em produção o geronimo, mas acho que o weblogic é um dos (senão) o melhor

O Web Logic da Bea é um dos melhores com certeza, mais como nunca trabalhei com ele, não tenho uma opinião própria sobre a experiência de utilizá-lo.
abçs.

chun, quando falo em imaturidade é em relação ao mercado, procure saber quais são as empresas que utilizam o GlassFish como seus servidores. O Jboss esta há mais tempo e ja tem confiança das grandes empresas, quando falo empresas é empresas sérias. abçs.

Como assim “quem compra os novos recursos tem mais a ganhar”?

Até onde sei os “novos recursos” ficam disponíveis primeiramente para a comunidade, e não para quem “compra”. Isso mudou?

O chun é assim mesmo…nada q não seja da Sun é lixo…eheheheh

Auto lá… eu gosto de padroes e não de implementacoes…

No caso do Jboss o meu questionamento é referente ao seu plano de lançamento e sua mania de “meter o bedelho” nas implementações ditas padrao (por isso a dificuldade tanta de fazer aquele frankeitein do 4.2 certificar em Java EE 5)… na versao 5.0 ficou legal pois realmente modularizaram tudo… até o EL Resolver do JSF eles colocaram como modulo ( tanto que consigo usar em qualquer lugar agora)…

Mas a realidade que comentei é que realmente eles demoraram bastante… e os concorrentes passaram em varios quisitos eles…

Por isso que você não curte Spring?

Curioso que algumas pessoas criticam o JBoss por algumas inovações, como criar o Seam e depois a especificação de WebBeans.

Vamos ver como eram as coisas antes do JBoss tomar as grandes proporcoes que tem hoje:

• Quando o Hibernate “virou” spec pela JPA na JSR 220, foi aclamado pela grande maioria.
  • Quando o JBoss praticamente inventou o uso de dynamic proxy para nao ter de pre compilar stubs, foi tambem recebido com muita euforia (e copiado por todos os outros application servers).
  • Quando o richfaces virou open source, todo mundo agradecia.

Na minha opiniao, a serie de inovacoes que o JBoss implementa continua sendo um dos seus maiores diferencias… é uma enorme vantagem, isso sim. Conheco algumas pessoas que trabalham no desenvolvimento core do jboss, e 2 delas estao entre os top 10 programadores que ja conheci pessoalmente em minha vida.

[quote=Paulo Silveira]Curioso que algumas pessoas criticam o JBoss por algumas inovações, como criar o Seam e depois a especificação de WebBeans.

Vamos ver como eram as coisas antes do JBoss tomar as grandes proporcoes que tem hoje:

• Quando o Hibernate “virou” spec pela JPA na JSR 220, foi aclamado pela grande maioria.
  • Quando o JBoss praticamente inventou o uso de dynamic proxy para nao ter de pre compilar stubs, foi tambem recebido com muita euforia (e copiado por todos os outros application servers).
  • Quando o richfaces virou open source, todo mundo agradecia.

Na minha opiniao, a serie de inovacoes que o JBoss implementa continua sendo um dos seus maiores diferencias… é uma enorme vantagem, isso sim. Conheco algumas pessoas que trabalham no desenvolvimento core do jboss, e 2 delas estao entre os top 10 programadores que ja conheci pessoalmente em minha vida.[/quote]

Sem contar o JBoss Jbpm e o JBoss Rules que na minha opinião são frameworks excelentes. Temos usado ambos em um projeto bem crítico e eles tem atendido muito bem, inclusive em relação a performance e escalabilidade.

Infelizmente parece que virou moda falar mal da Jboss, mas vamos aguardar, to achando que esse Jboss 5 ainda vai fazer muita gente morder a lingua!

[quote=Rubem Azenha][quote=chun]
Auto lá… eu gosto de padroes e não de implementacoes…
[/quote]

Por isso que você não curte Spring?[/quote]

Nao curto spring pelos 5 milhoes de XML’s dele… e prq como utilizo Java EE 5 dificilmente preciso recorrer a ele (CLARO que já precisei em diversos projetos…) , na realidade eu gostava bastante do spring-annotations do urubatan… mas para variar a interface21 jogou tudo no lixo e fizeram “o deles” , que é bem diferente…

Mas meu problema com Spring sempre foi… “pra que Spring se estou usando Java EE 5” ?

Apesar de citar milhoes de motivos aqui para usar Spring , nenhum deles é forte suficiente para que eu coloque os dois para rodar junto…

:slight_smile:

Ainda mais agora que a SpringSource vai implementar a spec do Java EE 6… (pelo menos a basica)…

O legal tmb é que agora o pessoal da SpringSource resolveu pelo menos padronizar algumas coisas… VIVA PADROES !

Respondido ?

Realmente, ele está bem pesado. Muito mais pesado que o GlassFish, e não vejo vantagem alguma na utilização dele.
Mas eu não creio que a Red Hat esteja cagando e andando para o JBoss. Parece que a Red Hat se atrapalhou muito com o legado “1.4” do Java EE no seu appserver. A quantos anos o JBoss foi estabilizado? Quanta grana foi investido em todos os anos em que o 1.4 reinou? Eles estão bastante enrolados com o legado, esse é o feeling que tenho. Por isso tão pesado, dando a impressão de “muita tralha”.

É um ótimo appserver. Para atualizar em um lugar que já usa, ótimo. Mas para uma implementação nova, o GlassFish leva vantagem por causa dessa pequena aparência de “desorganização” do JBoss. A chance deles é o Java EE 6.

eu sinceramente gosto do Jboss.

Uso o glassfihs também, e já usei o jonas.

Agora, realmente o jboss demora um bocado para inicializar e fazer o deploy, o glassfish é bem mais rápido.