Saiu hoje a versão final do Jython, noticiada aqui. Sei que Python não é tão “querida” como Ruby pelos javeiros, mas achei que valesse a pena noticiar.
Agora vai dar pra criar aplicações em Django e rodar no Glassfish.
Saiu hoje a versão final do Jython, noticiada aqui. Sei que Python não é tão “querida” como Ruby pelos javeiros, mas achei que valesse a pena noticiar.
Agora vai dar pra criar aplicações em Django e rodar no Glassfish.
Olá Leonardo,
Interessante sua colocação e acho pertinente comentarmos, claro, mantendo o foco sobre o Jython.
Sou programador Java, mas gosto muito de Python.
Porque? Simples!!! Porque tem coisas que são muito mais rápidas de serem resolvidas com uma linguagem Script.
Se essa linguagem Script tiver uma boa documentação, aceitação de mercado e for poderosa, porque não utilizar? O Python contém essas características e muito mais. A versão 3.0 trás coisas maravilhosas e uma curva super curta.
Com isso, eu gostaria de verificar com todos se essa comentário realmente procede: Python realmente não é tão “querida” como Ruby pelos javeiros?
Porque?
Acho interessante discutirmos isso, pois para mim Ruby tem mais do que motivos de mérito próprio para ser tão comentada ultimamente, pois a contratação dos desenvolvedores do Ruby pela SUN pode estar levando a uma tendência forçosa na escolha da linguagem de Script para a JVM.
Python é muito boa, mas não é Java. Groovy é muito boa, mas não é Java. Ruby é muito boa, mas não é Java. Conheço todas essas e sei que de fato são rápidas no workflow e se precisarem de algo que não têm nelas, o Java apóia. Não seria isso mais uma questão de abranger mais desenvolvedores para a Plataforma?
Sou Javeiro e gosto muito de Python!
Att.
Jonas Lopes
Sempre escuto muitos eleogios ao Python, porém nunca tive a curiosidade de “brincar” com ele. Acredito que a maiorias dos desenvolvedores, procuram praticidade, logo, uma IDE que possibilite essas facilidades sempre é bem vinda.
Tá certo que nunca procurei, mas não conheço nenhuma IDE que forneça isso ao Python como para o Ruby. Por exemplo, passei a usar o Ruby quando o Aptana (Eclipse) ficou disponível, ou seja, tinha o meu ambiente semelhante ao do java, mas para ruby.
A mesma coisa aconteceu com o Groovy, só passei a usuá-lo quando o netbeans deu suporte a ele. Talvez se tivesse algo nesse mesmo sentido para o python, com certeza ja teria me movimentado um pouco mais em busca de informações.
Outra explicação pode ser no caso dos frameworks, particularmente uso o Rails e o Grails e adoro, porém o pouco q vi do Django não me agradou muito, não pelas funcionalidades, mas pq percebi (posso estar errado) que não se trabalha muito com conveções nele.
No meu caso fiz o seguinte caminho: Java >> Ruby on Rails >> Grails. Aqui onde trabalho estamos migrando nossas aplicações para Grails.
Abraços
–Ronny
Olá amigos,
Concordo com vcs, realmente os desenvolvedores Java, não apreciam muito Python, porque? essa é uma boa pergunta!
Pra mim, é uma questão unica e filosófica chamada: “tendência de mercado”, e como isso realmente influência muito as pessoas, creio que nessa o Rails, onde realmente o Ruby se destacou, até porque antes o Ruby não vivia na boca do povo e após o lançamento do Rails, Ruby caiu na moda, obviamente pelo bom framework que é Rails.
Além de gostar muito de python eu também gosto do Groovy e principalmente do Grails, e acho que a Sun poderia ter investido mais no Groovy do que no Ruby, ou melhor, no desenvolvimento de um framework de desenvolvimento ágil.
Espero que o Python e o Jython possam continuar nessa crescente, até porque depois do Java só o Python
Abs,
Alexandre.
Caro Guimaraes,
Temos sim opções de IDE, aliais, boas opções. O PyScripter é uma delas, gosto muito e a licença é MIT. O NetBeans é outra ótima opção. Basta clicar no link a seguir e começar a programar.
http://download.netbeans.org/netbeans/6.5/python/ea/
Não sou muito fan do DJango também, aliais não gosto mesmo. Mas o caso aqui é a linguagem em sí. Quanto aos Frameworks, realmente o Rails e Grails são muito melhores. Mas se for para utilizá-los de forma integral, para quê Java? Tendo como foco utilizar o poder da linguagem dentro dos projetos Java, o Python/Jython cumpre bem o seu papel. Mas se o foco for frameworks, para que colocá-lo junto à plataforma Java se eles já têm suas próprias plataformas?
Em um projeto Web Java, por exemplo, em que queremos agilizar o desenvolvimento de classes, usar Jython ou Ruby ou Groovy é ótimo. Ai sim entra aquela questão de utilizar todos os programadores dentro da Plataforma, pois, por exemplo, eu faria em Jython e compilaria em class, você faria rm JRuby e compilaria em class e o Leonardo faria em Groovy e compilaria em class. Ou seja, utilizaria toda boa mão de obra dentro da empresa no mesmo projeto. Isso é fantástico!
Att.
Jonas Lopes
[quote=rp.guimaraes] Por exemplo, passei a usar o Ruby quando o Aptana (Eclipse) ficou disponível, ou seja, tinha o meu ambiente semelhante ao do java, mas para ruby.
A mesma coisa aconteceu com o Groovy, só passei a usuá-lo quando o netbeans deu suporte a ele. Talvez se tivesse algo nesse mesmo sentido para o python, com certeza ja teria me movimentado um pouco mais em busca de informações.[/quote]
Está sendo desenvolvido suporte a python e jython para o Netbeans que até onde sei esta ficando bem interessante! Dê uma olhada na área de downloads do sites do netbeans que ele está lá.
A turma do Django não abraçou mesmo a idéia de configuração por convenção. Eles se defendem dizendo que o Django é simples o suficiente para não dar dor de cabeça com configuração. Na minha opinião, eles acertaram a mão. Desses frameworks atuais para mim o Django é o que mais me agrada
Em algum outro post postaram um blog onde rodaram django no netbeans + glassfish. Achei muito bom!
Abraço!
Como está o Mercado para as tecnologias aqui citadas?
EU____GOSTO____DE___PYTHON____EH____BEM____LEGAL
rs
@Alexandre, pelo que vejo ai fora de mercado, em termos de vagas anunciadas e não em termos que pegar freelas:
Isso não mostra que não vale a pena investir, e sim que o mercado de “consultorias” ainda não esta nessa “onda”, mas vão chegar.
Semana passada mesmo abrimos vagas de Rails aqui, informalmente, e choveu CV, sinal que tem muita gente a espera de boas oportunidades, estejam preparados pois elas vão surgir, e aposto que muito em breve.
Eu gosto de Python. Sempre foi minha linguagem de Scripting pra tarefas em UNIX/Linux, juntamente às opções tradicionais para Shell Script (Bash e KornShell p/ mim). Já programava aí mto antes de java.
Eu mesmo não gosto de Ruby. Quanto açúcar. Gosto de Groovy, apesar de algumas coisinhas estranhas da sintaxe. Questão de hábito. Quando se fala de framework, nunca testei o Django, só Grails.
Sobre IDE: http://pydev.sourceforge.net/screenshots.html - plugin p/ Eclipse