Sai do emprego em 1 semana?

Boa tarde. Então pessoal, eu fiz um ano de computação na federal de santa catarina, lá aprendi toda base de lógica e toda parte de orientado a objetos em Java até GUI (Isso em duas matérias POO1 e POO2). Acabei transferindo para outra federal aqui perto da minha cidade natal por motivos financeiros e pessoais. Validei só cálculo porque queria começar o curso novamente do zero (nem eu sei o porquê), fiz programação novamente em Python e como refiz matérias que já tinha feito e passado anteriormente acabei fechando o semestre com média 9+. Então agora no final do semestre aprovado em tudo resolvi procurar um emprego, um amigo me indicou pra uma empresa repassando meu currículo (isso numa segunda-feira), no mesmo dia a empresa me retornou falando que eu tinha POO, html, css e javascript e era bom pra uma vaga que tinham em aberto, na terça-feira já fiz entrevista e na segunda-feira seguinte já comecei a trabalhar, mas só no primeiro dia de trabalho descobri que eu iria ser um Desenvolvedor de Redes Jr de um ERP de gestão de provedores, aí eu me assustei um pouco, era em PHP, tinha que saber banco de dados que ainda não tinha visto na faculdade (em POO usava serialização e persistência) e saber uma porrada de coisas sobre protocolos de comunicação e redes pra fazer integração com roteadores, olts, onus, etc… No segundo dia já me passaram tarefas para eu fazer sozinho (refatorar uns códigos antigos de umas OLTs que estavam de forma estruturada) que eu realmente não consegui fazer mesmo sabendo bem orientado a objetos , fiquei meio desanimado por não entender nada e acabei saindo da empresa (não tinha nem assinado contrato ainda). Agora eu tô muito confuso pensando se computação é mesmo pra mim e várias paradas do tipo, alguém já passou por algo do tipo? fui muito precoce?

1 curtida

Cara, essa história tá estranha.
Dificilmente alguém contrata uma pessoa, coloca numa posição e joga coisas para ela fazer sem ter, no mínimo, entendido que essa pessoa daria conta.
Na melhor das hipóteses, faltou alinhamento. Você deveria ter informado que não entendia de redes e equipamentos.
No pior dos casos, foi má fé de quem te contratou.

1 curtida

No mundo de People (ou seja, pessoas que trabalham ou pensa que trabalham com TI) existe muito disso mesmo. Contratos maus feitos, contratos sem experiência de quem está te contratando, pessoas que não valorizam o seu desempenho e assim por diante.

É uma área dificil, mas, as pessoas estão tornando mais ainda com nomes como Full Stack que no meu entender e humano não existe tal classificação, é tudo para encapsular (POO agora rs …) você a ser o escravo da empresa e pratica tudo quanto for de tarefas.

Não se assuste, mas, é assim mesmo. Quando for fazer uma nova entrevista deixa o entrevistador te entrevistar e no final diga realmente para que veio.

3 curtidas

@Dragoon,

Quando surgiu o nome Full Stack?

Quais são os outros nomes que estão tornando a informática mais difícil?

Os professores universitários de informática explicam em suas aulas de graduações sobre Full Stack e os outros nomes que tornam a informática mais difícil?

Só você observar a demanda de emprego nos sites…

Observe os nomes lá!

Tudo que relatei são experiências vividas por mim … Não acho que isso só acontece com o colega da pergunta, isso acontece todos os dias.

1 curtida

Independente da profissão você deve ficar numa empresa que seja organizada e tranquila de trabalhar, caso contrário mude.

5 curtidas

Concordo com esse ponto … é mais um ponto a ser observado

1 curtida

@Dragoon,

Eu lhe perguntei quando surgiu o nome Full Stack e também lhe perguntei quais são os outros nomes que estão tornando a informática mais difícil porque eu não sei quais são as respostas dessas perguntas.

Mesmo que eu veja a demanda de empregos nos sites, eu não sei quais são os nomes que tornam a informática mais difícil.

Já faz algum tempo mas, agora ficou popular principalmente pelo aspecto Javascript que vai resolver todos os problemas do mundo (só que não) …

Full Stack, Empresas que pendem BackEnd e você lê as vagas e tem Front End misturado ou Redes, interpretações erradas por contratantes e setores de psicologias que não entendem a parte do cara da informática etc …

Rapaz é um grande problema no meu entender é contratação, querem muito e dão pouco

1 curtida

@Dragoon e outros,

Está escrito no artigo “6 Essential Tips on How to Become a Full Stack Developer” que foi postado no site Hackernoon:

“How to become a full stack developer? As one of the hottest topics for developers, the discussions have never stopped. On LinkedIn and Facebook, lots of people put their job title as a full stack developer. Besides, it seems that the “Full Stack” topic has already become a new job trend.”

Referência: https://hackernoon.com/6-essential-tips-on-how-to-become-a-full-stack-developer-1d10965aaead

Este artigo foi postado no Hackernoon em Dezembro de 2017.

O nome Full Stack surgiu em 2017 ou 2016?

@Dragoon,

Por favor, cite exemplos de nomes de cargos que tornam a informática mais difícil.

Você disse na sua resposta que eu citei acima que você lê as vagas e tem Front End misturado ou Redes.

Quais são os nomes dos cargos que tem Front End misturado ou Redes?

Bem vindo ao mundo dos “Recursos Humanos”, onde deixaram os caras criarem uma cargo pra eles que tratam pessoas como intercambiáveis e nem consegue atender os requisitos da função deles se não for no formato de um checklist de chavões.

Bota o povo do financeiro pra lidar com orçamento pros salários e o povo técnico da area de atuação pra entrevistar e acabou. :laughing:

Não existe um nome, ele se refere àquelas vagas onde os caras pedem “Desenvolvedor Junior Node Front-end Pleno, conhecimentos em NodeJs, Java (tambem conhecido como Javascript), Html, CSS, SQL, Dev Ops, OpenCV, design gráfico, Excel, cabeamento estruturado, inglês nativo (“fluente” pff todo Brasileiro fala Inglês fluente), desejável CNH A&B, experiencia em faxina e porte de armas.”

1 curtida

Não iria lhe responder isso, mas no meu caso eu escolho as empresas e os produtos dela se forem do meu interesse eu entro no projeto, geralmente as pessoas que me contratam sabem bem menos e exigem muito, no final é uma questão de fazer uma gestão quando tecnologias e o que se quer alcançar.

é mais antigo esse termo, só é mais falado agora, exatamente quando começou eu não tenho referencia, mas, é um termo utilizado um tempo atrás e que agora com as arquiteturas como exemplo NodeJS, Javascript em alta colocaram também o termo FULL STACK em alta também, é o famoso modinha (moda: cada tempo muda a moda, onde pessoas utilizam aquilo que a maioria usa, tendencia, muitas vezes sem cabimento…)

o nosso amigo @Kronal resumiu bem o que acontece … !!!

Tem um video muito bom:

Fazem uma analise fria …! É nesse aspecto.

Eu vejo 3 divisões (se assim pode dividir) Back End, Front End e Web Designer. Tudo isso junto na minha visão não existe sistema celular que acomode tudo isso numa caixa humana de trabalho (que é o famoso Full Stack). Alguns podem dizer assim ah mais não é bem assim, se não for englobar tudo, não é Full concorda?

1 curtida

@Dragoon, @Kronal,

Muito obrigado pelas respostas!

Feliz Natal para vocês!

2 curtidas

Amigo,

Não desanime, é bem assim que acontece no mundo real. O ideal pra você é começar como estagiário e aparti dai ir crescendo.

IMPORTANTE: Não pare de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Se conseguir a vaga numa empresa mais organizada então é melhor. Tudo vai servir como experiência.

4 curtidas

@andrebmarinho, @Dragoon, @Kronal,

Muito obrigado pelas respostas!

Feliz e próspero e espiritual Ano Novo!

Que Deus os abençoe!

2 curtidas

Acontece isso… chamam pra uma vaga e chega lá é outra coisa… lembro que fui numa empresa maetalurgica, vaga era pra Analista de Suporte… ai requisitos formação e etc… e no meio da entrevista o recrutador disse que ia ter que aprender a mexer com empilhadeira pra ‘trampos extras’… achei ridiculo isso… sai fora… pois não tenho obrigação de fazer serviços fora da minha área…
Mas desanima nunca… corre atras que da certo…

2 curtidas

Eu já vi você contando essa história … é marcante mesmo e um erro grave !!!

1 curtida

É meio bizarro.
É como se ele contratasse um barbeiro para ser médico.
Se bem que isso ocorria no passado.