S.O. em Java puro?

Olá,

estava vendo se existia algum S.O. desenvolvido em Java, e achei o JNode, mas nunca usei ? Alguém já usou ou estudou a respeito ? O que acharam ?
Vi que a performance pra rodar aplicações Java com ele é melhor.

Ele é todo nativo?

De acordo com uma matéria da Java Magazine (não me lembro o número), apeas a parte de boot é em Assembler. O resto é tudo em Java.

Grato,

Pelo que pesquisei ele carrega no boot um pré-JVM (escrita em Assembler) para começar a executar o código, após isso eles carregaram o restante da JVM (já em Java).
Daí para frente não se fala em outra coisa no JNode. É puro Java.

Até minha última olhada já tinha testes com GUI, também escrita em Java.

Pelo que percebi o Java roda bem mais rápido por um simples motivo: no JNode o Java é nativo, não passa por uma camada de JVM, essa etapa é eliminada.

Java está dominando o mundo.
hehehe

Sonhando um pouco alto, hoje o jNode não tem nenhuma compatibilidade com outros aplicativos, é meio que isolado dos outros SO´s de mercado, agora imagina se alguma empresa como a Sun por exemplo abraça a causa e começa a fazer aporte de capital nesse projeto.

O negócio pode estourar, algo semelhante ao Linux, vai que cai nas graças do povo.

Quem um dia imaginou em programar nativo usando Java.

Hoje é complicado tornar um sistema desses funcional. Mas no momento que começar a rodar aplicações de outras linguagens, ou outras plataformas pode vir a ser algo bem interessante.

Mas mesmo hoje em dia, acho que já existe uma gama de softwares suficiente para, por ex, uma empresa que utiliza basicamente um software ERP desenvolvido em java utilizar. Já que isso traz um ganho de performance no aplicativo.

Com certeza, uma empresa que tenho todo o seu sistema legado em Java, um SO desses seria uma mão-na-roda em termos de desempenho.

Mas um limitante também é a parte gráfica, ainda é rudimentar a GUI do sistema.

[quote=petter]

Quem um dia imaginou em programar nativo usando Java.[/quote]

Eu penso, um projeto pessoal meu, escrevo código em Java que executa sem a necessidade de uma JVM.

[quote=petter]
Quem um dia imaginou em programar nativo usando Java.[/quote]

Mas o solaris, nao roda java nativamente? :smiley:

Uh? Por que um SO em java teria desempenho tão melhor assim que um SO nativo rodando JIT?

Motivo nenhum, o que pode existir é uma melhor integração entre a JVM e o SO host. Um exemplo disso é um SO de pesquisa da microsoft, o qual não usa os mecanísmos de proteção de memória do hardware. Porém roda apenas aplicativos escritos em código gerenciavel.

Pois é, isso que eu nãoe stou entendendo nesta discussão, achei que tinha perdido algo.

O JNode é bem legal, vale a pena conferir os fontes dele. Eu acompanho mais ou menos o projeto faz um bom tempinho.