Ruby on Rails 2.1 RELEASED

Agora oficial Rails 2.1 liberado.

Foram seis meses de desenvolvimento e mais de 1600 patches criados por aproximadamente 1400 desenvolvedores do mundo todo.

De acordo com DHH as principais novidades nesta versão são:
* Timezones
* Dirty tracking
* Gem Dependencies
* Named scope
* UTC-based migrations
* Better caching

Para instalar/atualizar sua versão atual, o de sempre.

gem install rails

Mais informações no blog oficial, aqui.

Não querendo ser purista, evangelista, alienado e outros termos mais que poderiamos usar neste meu comentário e nesta minha opnião pessoal.
Só que não entendo o porque de tantos tópicos sobre Ruby nos grupos de usuários Java?

Sinceramente, sei que Ruby é bom, e que muitos desenvolvedores Java estão começando adotar o Ruby, até eu já brinquei com ele… isso quer dizer que não tenho nada contra o Ruby, mas porque ao invés da comunidade Java usar o RoR não usar o Grails, Scala e por ai vai…? já que o Grails roda sobre a VM java? Tá bom, vão dizer que o Grails ainda não é maduro, mas se formos ver o RoR há um tempo atrás também não era, não é verdade?
Bom eu apenas estou comentando isso, porque não vejo em Grupos de usuários RoR ou Ruby, alguém falando de uma nova API Java, ou tentando converter as pessoas para o que elas acham que é o melhor, neste caso RoR… Não esqueçam, Java ainda tem muito que oferecer, pelo menos esse é o meu sentimento.

Infelizmente o “mainstream” consegue atacar até o mundo do desenvolvimento… mas viva a democracia! :smiley:

Desculpa o desabafo nbluis, mas não é nada pessoal, blz? é apenas um comentário de quem acha que o Java ainda tem muito pra oferecer e que linguagens como Ruby ou RoR são boas, mas ainda não são tudo isso que andam falando por ai… Ainda fico com o Java :smiley:

Abraços,
Alexandre.

Alex, acho que essa situação toda acontece pq, na minha opinião, java já deixou de ser tão importante como linguagem, e agora eu tento enxergar como uma plataforma?

Olá

http://www.ruby-lang.org/en/news/2008/05/31/ruby-1-8-7-has-been-released/

[]s
Luca

[color=blue][quote]Alex, acho que essa situação toda acontece pq, na minha opinião, java já deixou de ser tão importante como linguagem, e agora eu tento enxergar como uma plataforma?[/quote][/color]

Realmente tenho que concordar, a VM Java esta se tornando uma plataforma, indepentende da linguagem… bom vamos ver até aonde tudo isso vai chegar…

Abraços,
Alexandre.

Realmente tenho que concordar, a VM Java esta se tornando uma plataforma, indepentende da linguagem… bom vamos ver até aonde tudo isso vai chegar…

Abraços,
Alexandre.[/quote]

Não sei se você percebeu, mas o GUJ abriu espaço oficialmente pra outras linguagens, nos fóruns “Ruby” e “Outras Linguagens”, não somos mais só um “grupo de usuários Java” :slight_smile:

Java como plataforma continua sendo a melhor, mas como linguagem está se deteriorando, Ruby é uma boa LP e roda em cima da plataforma Java por exemplo.

A Sun e a M$ investem em Ruby, mas se Java e C# são tao bons pq eles investem? Simples… pq eles tem uma visão de futuro…

abra sua mente amigo purista… :smiley:

Java é concerteza a linguagem, mas tenho que concordar que temos que ter visão. Ruby tem crescido muito, é claro que no brasil ainda é difícil ter alguma empresa que peça como qualificação de um funcionário conhecimentos ou experiência em Ruby on Rails, mas se formos ver em sites de empregos dos EUA, Canadá, eles já estão pedindo isso como requisito básico.

Tem livros bons sobre Ruby novos? Meu colega comprou um, mas quando foi ver, saiu a 2.0. A dele era o 1.8 (eu acho… é aquele do Akita).

Bons livros: http://pragprog.com/titles

Eu diria que o que mantém a força do Java é sua API. Digo até que a linguagem pode morrer, mas a API fica.

O que aliás é o mesmo motivo pelo qual Ruby foi “descoberta” depois de anos no limbo, Rails a trouxe à tona.

O Ruby atualmente está na versão 1.9, que na verdade é uma versão de desenvolvimento. O que mudou para a versão 2.0, mas precisamente em dezembro do ano passado, foi o Rails, sendo que no dia 1 de junho, ou seja, há quatro dias atrás, foi lançada uma nova versão, no caso a versão 2.1. Portanto, o Rails agora está na versão 2.1 e o Ruby está na versão 1.9.

Há alguns livros abordando a versão 2.0 do Rails, como o The Rails Way, The Art of Rails, Practical REST on Rails 2 Projects e Simply Rails 2. Já sobre o Rails 2.1 só tem por enquanto a versão beta do Agile Web Development with Rails(3rd Edition), que terá sua versão completa lançada em outubro.

P.S.: O livro do Akita aborda a versão 1.1 do Rails.

Eu diria que o que mantém a força do Java é sua API. Digo até que a linguagem pode morrer, mas a API fica.

O que aliás é o mesmo motivo pelo qual Ruby foi “descoberta” depois de anos no limbo, Rails a trouxe à tona.[/quote]

Bruno, se eu estiver errado me corrija, mas a api são classes com linguagem java, logo, se api fica, a linguagem também ou não ? :?:

O que aliás é o mesmo motivo pelo qual Ruby foi “descoberta” depois de anos no limbo, Rails a trouxe à tona.[/quote]

Bruno, se eu estiver errado me corrija, mas a api são classes com linguagem java, logo, se api fica, a linguagem também ou não ? :?: [/quote]

Há outras linguagens de JVM que podem usar a API do Java, JRuby, Groovy, Scala. Aliás em um dos maiores diferenciais delas.

Acabou de sair a notícia:

O primeiro livro sobre Rails 2.1 é brasileiro!

[quote=boaglio]

Acabou de sair a notícia:

O primeiro livro sobre Rails 2.1 é brasileiro! [/quote]

Esse livro explica as novas features do Rails 2.1. Mas ele não é uma introdução a Rails. Se você tiver expectativa de aprender Rails com ele…esquece!

Introdução não, mais para quem já tem um certo conhecimento em Rails, o livro é leitura recomendada…

Ele mostra algumas coisas no Rails que muita gente não sabe, coisas não tão simples, mais complexas, que geralmente não aparecem tanto em tutoriais…

Abraços

Ainda prefiro o Python ao invés do Ruby.

Alguém aqui já percebeu como o Django é poderoso?

Só pra lembrar: existe o JRuby também :slight_smile: