RMI pode ser usado como cluster

Prezado senhores,

Estou precisando de uma ajuda. Tenho em minha mente que RMI é a facilidade de requisitar um método de outra máquina em outro local…uma definição bem básica. Cluster então, existem 3 tipos, para falhas, desempenho e balanceamento.

Estou precisando implementar o de balanceamento, possuo 5 máquinas Core i7, esperando processamento pesado em Java, queria uma máquina como servidor, esperando requisições de processamento e as outras máquinas trabalhando de forma que recebam requisições de processamento, já estudei um mecanismo chamado HazCastel.

Gostaria da opinião dos senhores, a respeito de uma orientação de por onde começar essa ideia de balanceamento de processamento! Como posso inciiar?

Muito obrigado.

Abraços.

Já pensou em trocar seu RMI pro algo mais novo … EJB ?

Olá, grato pela sua resposta.

Não estou muito antenado por novas tecnologias, apenas sei do RMI por ter feito uma sequência fibonacci para testes.

EJB resolveria a distribuição de processos entre os servidores?

Grato.

Ola!

Em uma forma mais basica e em alto nível a comunicação é feita com sockets e em “cima” dos sockts é implementados o RMI e com o RMI é implementado o EJB.

Resumindo: sockets -> RMI -> EJBs, ou seja, dizer que irá utilizar EJBs e não RMI fica sem sentido já que EJBs são construidos com RMIs.

Considero uma boa ideia o uso de EJBs quando se necessida de clusters; a principio vc “só” ira precisar configurar o servidor de aplicação para que a clusterização seja estabelecida.

Se tiver que utilizar a “camada” intermediária RMI considere o uso de algum fremework da Terracota.

flws

Mais alto nível, mais fácil de programar, mais fácil de manter e menos bagunça :slight_smile:

Pegue um tutorial na internet com JBoss 6+ / EJB 3 e você verá a simplicidade perto de implementar as coisas em RMI na mão :?

Tá certo meus amigos, agradeço muito a ajuda dos senhores!

Um problema que estou tendo, é em encontrar ajuda pela web, tutoriais! Antes de perguntar eu passo dois dias procurando e eu sei procurar rsrs, mas eu só encontro para Aplicações Web quando a minha aplicação é uma que será apenas de processamento, o comando será disparado por uma tela em JFrame e um computador irá receber a requisição e balancear o processamento, computador 1 recebe 50% e computador2 recebe 50% e então assim vai indo…

Essa minha proposta, é descente ou indecente?

Obrigado.