Richfaces 4, cross-field validation e client-side validation

Jay Balunas, em sua apresentação no JavaOne, demonstrou os novos recursos do Richfaces 4.0. Duas coisas chamaram minha atenção:

1 ? Cross-field validation: capaz de verificar restrições que envolvem mais de um campo do formulário ainda na fase de validação, sem atingir a fase de atualização do modelo;
2 ? Client-side validation baseada no bean validator (JSR 303): richfaces criará automaticamente java-script baseando-se nas anotações do bean validator, desta forma, evitando a validação no lado do servidor.

Para uma visão completa:

http://in.relation.to/Bloggers/RichFaces400Milestone3Released

Olá

Flávio

Aprovei isto como notícia mas para mim isto não é notícia, principalmente considerando que o Java One já acabou faz tempo. Discussões como esta são sempre bem vindas mas eu prefiro que fiquem no lugar certo ao invés de perdidos no meio de notícias.

[]s
Luca

Ciente.

Abraço

Críticas sobre o modelo de validação padrão do JSF tem aos montes e eu endosso o coro. Até as primeiras versões do Struts já possuiam um modelo híbrido de validação onde você escolhe server/client. Essa feature do Richfaces associada ao Bean Validator realmente vai contornar muito bem esse ponto.

[quote=Alessandro Lazarotti]
Críticas sobre o modelo de validação padrão do JSF tem aos montes e eu endosso o coro. Até as primeiras versões do Struts já possuiam um modelo híbrido de validação onde você escolhe server/client. Essa feature do Richfaces associada ao Bean Validator realmente vai contornar muito bem esse ponto.[/quote]

Pois é, um instrumento legal do JSF e não dá pra ser usado porque você tem de validar no servidor…
A impressão que se tem no JSF 1.2 é que ele foi liberado nos últimos momentos antes do boom do Ajax e, por isso, acabou não explorando os recursos.

O JSF 2.0 melhorou isso, embora bem atrasado. Só não sei até que ponto. Agora, no JavaOne eles anunciaram que o Java EE 7 vai ter amplo suporte ao HTML5, espero que dessa vez eles sejam rápidos.