Jay Balunas, em sua apresentação no JavaOne, demonstrou os novos recursos do Richfaces 4.0. Duas coisas chamaram minha atenção:
1 ? Cross-field validation: capaz de verificar restrições que envolvem mais de um campo do formulário ainda na fase de validação, sem atingir a fase de atualização do modelo;
2 ? Client-side validation baseada no bean validator (JSR 303): richfaces criará automaticamente java-script baseando-se nas anotações do bean validator, desta forma, evitando a validação no lado do servidor.
Aprovei isto como notícia mas para mim isto não é notícia, principalmente considerando que o Java One já acabou faz tempo. Discussões como esta são sempre bem vindas mas eu prefiro que fiquem no lugar certo ao invés de perdidos no meio de notícias.
Críticas sobre o modelo de validação padrão do JSF tem aos montes e eu endosso o coro. Até as primeiras versões do Struts já possuiam um modelo híbrido de validação onde você escolhe server/client. Essa feature do Richfaces associada ao Bean Validator realmente vai contornar muito bem esse ponto.
[quote=Alessandro Lazarotti]
Críticas sobre o modelo de validação padrão do JSF tem aos montes e eu endosso o coro. Até as primeiras versões do Struts já possuiam um modelo híbrido de validação onde você escolhe server/client. Essa feature do Richfaces associada ao Bean Validator realmente vai contornar muito bem esse ponto.[/quote]
Pois é, um instrumento legal do JSF e não dá pra ser usado porque você tem de validar no servidor…
A impressão que se tem no JSF 1.2 é que ele foi liberado nos últimos momentos antes do boom do Ajax e, por isso, acabou não explorando os recursos.
O JSF 2.0 melhorou isso, embora bem atrasado. Só não sei até que ponto. Agora, no JavaOne eles anunciaram que o Java EE 7 vai ter amplo suporte ao HTML5, espero que dessa vez eles sejam rápidos.