RIA com o ZK Ajax Framework

Para os que não conhecem e/ou que procuram um exemplo de aplicação utilizando o ZK Ajax Framework, Sachin K Mahajan, Software Developer da IBM, criou o excelente artigo Rich Internet applications using ZK. No mesmo artigo, ela aborda a arquitetura do framework, vale a pena conferir.

Quanto ao ZK, no site do framework há muitos outros exemplos e live demos. Desde sua versão 3.0 liberada em 2007, teve muitas melhorias especialmente no quesito perfomance, o que era bastante questionado até a versão 2.4.1.

Hoje já se encontra na versão 5.0 RC2, liberada em Dezembro com muitas novidades.

Possui componentes interessantes e de fácil implementação, como o ZK Calendar, e mesmo sendo um framework Ajax, permite a criação de aplicações ricas sem uso de JavaScript.

Espero que tirem proveito dessas informações,

[ ]'s

Faz um ano que desenvolvo projetos web com ZK Ajax… e falo com toda sinceridade e certeza… dá de 10 a zero no JSF.

Pra mim é o melhor framework RIA que já trabalhei, fácil, ágil e com relação aos outros, é bem leve.
Tem poucos exemplos na NET, mas no próprio site www.zkoss.org tem um forúm onde podemos tirar todas as dúvidas. O problema desse forúm é que a maioria dos desenvolvedores são americanos…para quem não manja muito inglês é um problema, mas pra quem consegue se comunicar de algum modo…não fica sem suporte.

Vale a pena investir nesse framework.

Rodrigo Santik
E-mail: rodrigo.santik@gmail.com - São Paulo

Tem um artigo sobre o ZK na Java Magazine
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=11393&hl=zk

Att,

uso zk em meu projeto… realmente é um framework excelente…
humilia o jsf…

Eu também já utilizei o ZK em um projeto; excelente framework.

Bastante flexível!

flws

[quote=fantomas]Eu também já utilizei o ZK em um projeto; excelente framework.

Bastante flexível!

flws
[/quote]

E de passagem, falando em ZK…o fantomas manja bem do framework, já me ajudou…qualquer coisa fala com o cara!!! rs rs rs

Sinto muito galera… mas pelo qeu eu vi aqui… ainda falta muito para ser mais flexível que o JSF… principalmente quando se utiliza RichFaces com Ajax4JSF… outra coisa… a nova versão do JSF que lançará virá com tudo integrado

Como eu faço para executar uma página dinamicamente em JSF?

P.S Não conheço bem o JSF, tentei fazer isto uma vez e não consegui. No ZK tranquilo fazer porisso escolhi o ZK na época.

flws

trabalho com struts, jsf e agora zk.
Pra mim o zk é bem mais interessante. Principlamente se tiver alguém para montar um arquitetura limpa em cima dele.
A única dúvida que tenho até o momento, é como ele se comportaria em aplicações muito grandes, tendo em vista que ele tem que manter o estado de cada componente
na memória. No mais, é show de bola.

Oi sandalobesa,

Pelo que entendi do ZK, uma aplicação grande não seria problema algum.

Os registros para manter os estados acredito que não ocupariam muita memória; é claro que o desenvolvedor tem que tomar aquele cuidado de sempre para não ficar “segurando” dados de forma desnecessária no server.

A aplicação que desenvolvi não é muito grande mas deu para ter uma boa idéia da capacidade do framework.

Outra coisa que gostei bastante foi a produtividade e o baixo número de erros que normalmente ocorrem durante o desenvolvimento.

flws

E a criação de componentes novos tb é fácil?

Criar um componente novo (do zero) ainda não tentei e nem fui ver se dá para fazer (não precisei). Mas modificar o comportamento dos vários componentes já existentes é muito fácil. Basta utilizar herança e etc… para reutilizar o código deles e pronto.

flws

[quote=fantomas]Criar um componente novo (do zero) ainda não tentei e nem fui ver se dá para fazer (não precisei). Mas modificar o comportamento dos vários componentes já existentes é muito fácil. Basta utilizar herança e etc… para reutilizar o código deles e pronto.

flws
[/quote]

Bom dia…

Se eu precisar de suporte transacional, autenticação / autorização. Consigo fazer isso sem sofrimento?

Ok! fantomas. Bom saber que ele responde bem com aplicações maiores, porque com relação a produtividade não há o que discutir.
tks.

[quote=g4j][quote=fantomas]Criar um componente novo (do zero) ainda não tentei e nem fui ver se dá para fazer (não precisei). Mas modificar o comportamento dos vários componentes já existentes é muito fácil. Basta utilizar herança e etc… para reutilizar o código deles e pronto.

flws
[/quote]

Bom dia…

Se eu precisar de suporte transacional, autenticação / autorização. Consigo fazer isso sem sofrimento? [/quote]

Vc pode integra-lo com o spring.

[quote=sandalobesa][quote=g4j][quote=fantomas]Criar um componente novo (do zero) ainda não tentei e nem fui ver se dá para fazer (não precisei). Mas modificar o comportamento dos vários componentes já existentes é muito fácil. Basta utilizar herança e etc… para reutilizar o código deles e pronto.

flws
[/quote]

Bom dia…

Se eu precisar de suporte transacional, autenticação / autorização. Consigo fazer isso sem sofrimento? [/quote]

Vc pode integra-lo com o spring.[/quote]

Beleza… Eu vi que posso fazer integração, até mesmo com jsf, spring-webflow. Uma coisa é fazer um exemplinho, outra é aplicar em um projeto sério. Alguém viu ou ouviu dizer se atendeu bem?

Atende muito bem, pode utilizar sem problemas; não esquecendo, é claro, das boas praticas de programação.

flws

Poh muito legal … bem interessante … lembro ue tinha olhado algum tempo mas não cheguei a trabalhar.

Dei uma consultada rapida na net e achei esse repositório do Maven http://www.jarvana.com/jarvana/browse/org/zkoss/zk … acho que vou dar uma brincada …

Publiquei o livro RIA COM FRAMEWORK ZK pela Editora Ciência Moderna. Apresentamos as características do ZK, exemplos e uma aplicação mvc completa.
Mais detalhes no link: http://lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00848.
Dêem uma olhada e divulguem.

Galera,

Estou iniciando em ZK… gostei demais da facilidade e organização do fw.

CONTUDO, a dúvida que ainda não consegui sanar é se ele é pago ou não pra desenvolvimento comercial, i.e., se podemos vender programas desenvolvidos utilizando ZKoss.

Alguém sabe?

Eu li a página de preços do ZKoss (http://www.zkoss.org/price/pricing.dsp), mas ela não me esclareceu totalmente. Em outras palavras, quando instalamos por exemplo o ZK Studio no Eclipse, tudo o que está disponível e é feito ali é gratuito para nós ou é apenas para estudarmos a tecnologia e, se formos vender algum produto, pagar uma licença?

Aproveitando, as páginas da FAQ (http://www.zkoss.org/license/faq.dsp) e da licença (http://www.zkoss.org/license/) parecem indicar que o uso “padrão” é free, mas mesmo assim fiquei com dúvidas.

Um abraço!