[quote=Guerr@]Olá pessoal!
PS: antes que alguém reclame que não está achando para comprar, nem eu recebi a revista ainda…
[/quote]
Recebi minha revista!
Sou suspeito para falar, mas achei que o design visual dessa edição ficou muito legal!
[quote=Guerr@]Olá pessoal!
PS: antes que alguém reclame que não está achando para comprar, nem eu recebi a revista ainda…
[/quote]
Recebi minha revista!
Sou suspeito para falar, mas achei que o design visual dessa edição ficou muito legal!
Uma das melhores características da mundo java, agora mundoJ, é o foco no tema principal, ou seja, uma coleção de artigos com abordagens diferentes, mas girando em torno do tema.
Nesta edição temos 4 artigos girando em torno do tema agilidade na prática (gostei muito do artigo sobre o design emergente, citando o sonar)
Alguns artigos, como o de scjp, por mais que esteja muito bem escrito pelo Camilo, acho que já é um tema meio “batido”.
Sinto falta dos artigos de provocação digital. Apesar de, em alguns casos, muitos leitores possuirem uma visão contrária com a do Glauco, este tipo de artigo é interessante para refletir melhor as opiniões.
[quote=Guerr@][quote=Guerr@]Olá pessoal!
[/quote]
Recebi minha revista!
Sou suspeito para falar, mas achei que o design visual dessa edição ficou muito legal! :)[/quote]
acho que é a primeira edição da mundo java/j que leio sem artigos de sua autoria.
[quote=CarlosEduardoDantas]
acho que é a primeira edição da mundo java/j que leio sem artigos de sua autoria.[/quote]
Na edição 41 eu também não escrevi… É que estou finalizando o doutorado e isso tem me ocupado bastante!
Porém já estou escrevendo para próxima edição e acho que vou conseguir compensar essa ausência!
Olha, Eduardo, tenho que dar o braço a torçer.
Eu fui um dos que, publicamente aqui no fórum, questionou essas mudanças pelas quais a revista passou e expressei minha preocupação de que a comunidade Java acabaria ficando órfã de sua melhor revista até então.
E pelo que eu vi nessa edição (acabei de comprá-la e folheá-la), meus medos eram infundados. Essa edição está bizarramente fantástica!
Gostei muito de tudo que vi na revista até agora, desde a arte até a seleção das matérias. Sinto que a matéria sobre equipes “pseudo-ágeis” vai fazer a carapuça servir em muita gente… hehehehe
Parabéns aos autores e editores da MundoJa… digo, MundoJ.
Posso sugerir uma futura matéria?
Sou um grande entusiasta do TDD (ainda mais depois de ter cursado o FJ-16 da Caelum), mas não tenho a menor idéia de como implementá-lo aqui no meu trabalho por conta da arquitetura que usamos: JSF com EJB. Seria legal abordar isso na revista…
Valeu pelo comentário! Me lembro bem de nossa discussão e confesso que fiquei preocupado de estar passando uma idéia errada para os leitores. Fico muito feliz em estar mostrando na prática que essa mudança só irá fazer a revista melhorar cada vez mais!
Certamente é uma idéia interessante! Artigos a respeito de testes e TDD vem aparecendo de forma frequente na revista.
Já adiantando: lembre-se que com JSF e EJB usamos POJOs, o que permite instanciar e testar a classe normalmente. As dependências são normalmente injetadas, o que nos permite troca-las por Mock Objects. Dê uma olhada no artigo sobre o PowerMock dessa edição!
[]s
[quote]
Certamente é uma idéia interessante! Artigos a respeito de testes e TDD vem aparecendo de forma frequente na revista.
Já adiantando: lembre-se que com JSF e EJB usamos POJOs, o que permite instanciar e testar a classe normalmente. As dependências são normalmente injetadas, o que nos permite troca-las por Mock Objects. Dê uma olhada no artigo sobre o PowerMock dessa edição!
[]s[/quote]
Uma das coisas que a revista poderia abordar é, quais as melhores Pos-Gradução Java no Brasil , onde se especializar, acho isso de grande importância , girar mais sobre assuntos de mercado de trabalho, por curiosidade houve um evento de grande importância o QCON SP, a revista fez alguma entrevista com os feras da Ciência da Computação, pensa em fazer enfoque aos assuntos que foram abordados nesse evento para a revista da próxima edição ?
Temos pensado sim em escrever sobre mercado de trabalho, mas temos uma certa dificuldade em achar quem escreva sobre isso. Em relação a avaliação de cursos de pós-graduação, isso já é algo bem mais complicado e que não é possível de ser feito de forma rápida. Porém existem orgãos, como a CAPES, que se encarregam desse tipo de avaliação.
[quote=Javart]
… por curiosidade houve um evento de grande importância o QCON SP, a revista fez alguma entrevista com os feras da Ciência da Computação, pensa em fazer enfoque aos assuntos que foram abordados nesse evento para a revista da próxima edição ?[/quote]
Os organizadores do evento fazem parte da equipe técnica da revista… Precisa falar mais alguma coisa?
[quote=Guerr@][quote=thiagobaptista]
E pelo que eu vi nessa edição (acabei de comprá-la e folheá-la), meus medos eram infundados. Essa edição está bizarramente fantástica!
[/quote]
Valeu pelo comentário! Me lembro bem de nossa discussão e confesso que fiquei preocupado de estar passando uma idéia errada para os leitores. Fico muito feliz em estar mostrando na prática que essa mudança só irá fazer a revista melhorar cada vez mais!
[]s[/quote]
Guerra, apenas uma humilde opinião.
O PowerMock é um framework fantástico pela sua complexidade de construção, e excelente para ser usado em projetos que foram construídos sem pensar em testes, como abordado na revista.
Porém na minha opinião ele não deveria ser usado em projetos em desenvolvimento, porque com isso o desenvolvedor pode não deixar suas classes muito testáveis, já que mesmo assim o PowerMock consegue fazer umas mandracarias pra deixar ela testável. Em novos desenvolvimentos, apenas o Mockito é suficiente, já que o desenvolvedor pode deixar a classe totalmente testável, e assim sem necessidade de usar o PowerMock.
Pra mim o uso do PowerMock é bem específico, apenas para projetos legados, e ainda sim, o intuito do uso dele é refatorar o código para no final deixar ele testável, e assim eliminar o PowerMock!
Parabéns pela revista, realmente tá muito boa!
Concordo (apesar de acabar usando o JMock 2)! Só recomendei o artigo do PowerMock pelos conceitos trazidos pelo artigo e por estar nessa edição!
Capricharam desta vez. Já tinha desistido das revistas brasileiras, porém esta edição me parece interessante. Vamos ver o conteúdo! Amanhã vou procurar nas bancas