Revista MundoJ - Edição 41 - Para o Java e além!

Caros amigos!

É com prazer que posto a notícia da primeira edição em que a revista MundoJava assume o nome de MundoJ!

Para entender o motivo da mudança: http://www.mundoj.com.br/mj/cartaleitoresmj.shtml

Quem quiser comentar sobre a mudança de nome, peço para o fazer no tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/212264.java

Seguem os artigos dessa edição:

? AGILE ? Porque Agile?
Conheça as restrições do desenvolvimento de software que justificam o uso dos métodos ágeis, e os benefícios financeiros que podem ser obtidos com suas práticas.

? DESIGN ? Domain Model: Uma Forma Mais Eficiente de Construir Aplicações Enterprise
Conheça e veja um exemplo de uso do padrão arquitetural que utiliza todas as forças da orientação a objetos.

? LINGUAGENS ? Conhecendo as Principais Linguagens para JVM
Quais são e as principais características das principais linguagens disponíveis para a JVM.

? SOA ? A integração BPMS e SOA
Entenda como o SOA se integra com BPMS e o que significa essa mudança de paradigma para as empresas.

? ARQUITETURA ? OSGi Distribuída: Uma Visão Geral
Como funciona esta extensão do modelo OSGi e o que você pode esperar dela.

? Valiando Expressões com JBoss EL
Aprenda a usar a API de Expression Language da JBoss fora das aplicações Web.

? Frameworks RIA para JSF lado a lado ? Entrada de Dados
Uma comparação detalhada dos componentes RIA mais populares do JSF: RichFaces, IceFaces, PrimeFaces como os seus componentes de Entrada de Dados.

? Java Card Next Generation
Desenvolva Servlets Java Card para Smart Cards sem APDU.

? Made in Brazil: Next Framework - Produtividade com Java EE
Aprenda a desenvolver aplicações web utilizando a ferramenta nacional Next Framework.

? Tendências em Foco: Cloud Computing e os Desenvolvedores
Entenda como Cloud Computing está se disseminando e impactando modelos de negócios de empresas de TI já estabelecidas.

Vocês sabem como o feedback de vocês é importante para nós! Então comentem!

[]s

Olá, Eduardo !!!

Gostei mesmo dos assuntos , inclusive estou até testando a aplicação sobre o NEXT FRAMEWORK , achei que a revista trouxe assuntos sobre outras engine da JVM o que amplia a cultura sobre Java.

Gostaria de pedir aqui um assunto se possivel , que a revista fale sobre TIBCO , algo que hoje estou precisando me informar também.

Abraçoss

Olá

Márcio

É sobre TIBCO que você quer saber? Já entrou no site da empresa? Isto é coisa cara e muito comercial para alguém falar de graça. Se conseguir ler alguma coisa, pode estra certo que é propaganda.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Márcio

É sobre TIBCO que você quer saber? Já entrou no site da empresa? Isto é coisa cara e muito comercial para alguém falar de graça. Se conseguir ler alguma coisa, pode estra certo que é propaganda.

[]s
Luca[/quote]

Mas vou ter que me envolver com TIBCO em meu cliente, gostaria de informações sobre o uso dessa tecnologia na forma que ela é utilizada, ao setor que vou atender é um outsourcing de um grande varejista e isso promove uso de uma demanda de serviços em uso com Java também.

Eu já fiz testes com o Tibco General Interfaces, achei legal uma IDE totalmente Web e Javascript e que consome Web Services. Mas na época eu era muito cru pra poder explorar direito a ferramenta.

[quote=marcosalex]
Eu já fiz testes com o Tibco General Interfaces, achei legal uma IDE totalmente Web e Javascript e que consome Web Services. Mas na época eu era muito cru pra poder explorar direito a ferramenta.[/quote]
Ainda não sei direito qual é a intenção do meu cliente, mas espero mais comentários possam surgir, se a revista mundoJ não tiver canditados a escreverem sobre Tibco acho que você já poderia se candidatar, valeu pelas informações !!!

Olá

Duran, você acha que tem mais gente interessada no TIBCO além de você?

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

Bom, não fui o unico que se manifestou inclusive já estou vendo alguns tutorial hellow world usando TIBCO Designer - Tutorial - Add Java Code , por Chief TIBCO Architect Jazon Samillano of Xmarter. " http://www.youtube.com/user/jazonsamillano " recomendo.

Desenvolvimento Java é orientado a arquitetura seja qual for a solução e onde vai integrar sobre onde for , isso sim me interessa e vejo que TIBCO traz enorme vantagens sobre cenários e gestão de projetos, inclusive uma velocidade notável em consumir e distribuir serviços.

A revista mundoJ traz grandes novidades mas não se pode otimir outras soluções que em java permite grandes resultados seja proprietário ou não , quem decide o investimento é sempre o cliente, e onde quer que vc esteja é certo que vá se confrontar com uma gama de soluções que em Java são permitidas e facilitadas, Open Source não pode ser confundido na certa ele é um prototipo pra o que vá ser resultado de um produto estável e confiável, temos que ter visão pra tudo.

[quote]Javart wrote: Bom, não fui o unico que se manifestou inclusive já estou vendo alguns tutorial hellow world usando TIBCO Designer - Tutorial - Add Java Code , por Chief TIBCO Architect Jazon Samillano of Xmarter. " http://www.youtube.com/user/jazonsamillano " recomendo.
Desenvolvimento Java é orientado a arquitetura seja qual for a solução e onde vai integrar sobre onde for , isso sim me interessa e vejo que TIBCO traz enorme vantagens sobre cenários e gestão de projetos, inclusive uma velocidade notável em consumir e distribuir serviços. [/quote]
Olá Marcio, Talvéz vc. não saiba mais TIBCO é feito sobre Eclipse platform e o seu objetvo é o BPM, e essa coisa de distribuir etc. faz parte de um conceito que não é exclusivo do TIBCO.Se pretendes usar a ferramenta ou fornecer para algum cliente terá que ser um partner homologado pois os projeto são todos na casa dos seis digitos.(xx.000.000,00) em sua maioria a própria TIBCO que indica o parceiro de acordo com o perfil do projeto.
TIBCO SP ? 28 de Julho http://now.tibco.com/saopaulo
Comunidade - http://www.tibcommunity.com/index.jspa

Ps. Seria melhor abrir um post ref. ao TIBCO ou na própria comunidade http://www.tibcommunity.com/index.jspa , pois estamos fugindo do post em questão, não vejo necessidade de publicar material sobre tibco pois no próprio site há um vasto material e videos sobre a ferramenta.
sds.

Agora você entendeu porque não é revista MundoJava e sim Revista MundoJ, acredito que o assunto tenha alta relevância e cabe a editoria se manifestar, se não fez ainda é porque o assunto é válido,e se for avaliar a sua colocação sobre BPM então não falariamos mais também de JBoss e entre outras tecnologias que a propria mundoJ já publicou, java é um assunto estratégico e as pessoas devem saber disso sim, fornecedor é o cliente não o engenheiro de software, vamos abrir a mente.

Bom, saber que temos material pra pesquisa e já iniciarmos maiores discussões sobre o assunto, o que vai facilitar pra a revista MundoJ começar java sobre TIBCO nas proximas edições.

Olá Pessoal!

Na verdade evitamos bastante ter artigos a respeito de produtos comerciais, principalmente aqueles que os leitores não tem como testar o que está sendo apresentado no artigo. Imagine como ficaria a revista se cada empresa quisesse colocar um artigo sobre seu produto! Existem diversos softwares abertos e gratuítos no mercado que são excelentes! Dessa forma, porque não focar os artigos neles?

De qualquer forma, os conceitos envolvidos na utilização de produtos comerciais muitas vezes são os mesmos envolvidos na utilização de software abertos. Sendo assim, mesmo não publicando um artigo especificamente sobre o TIBCO, já foram publicados vários artigos na área de SOA que certamente o ajudarão a entender melhor seu objetivo e como ele funciona!

Para que você precisa do TIBCO? Qual será o papel dele na arquitetura? Qual a sua dificuldade? Respondendo essas perguntas, talvez valha a sua sugestão de um artigo mais geral sobre o assunto!

[]s

[quote=Guerr@]Olá Pessoal!

Na verdade evitamos bastante ter artigos a respeito de produtos comerciais, principalmente aqueles que os leitores não tem como testar o que está sendo apresentado no artigo. Imagine como ficaria a revista se cada empresa quisesse colocar um artigo sobre seu produto! Existem diversos softwares abertos e gratuítos no mercado que são excelentes! Dessa forma, porque não focar os artigos neles?

De qualquer forma, os conceitos envolvidos na utilização de produtos comerciais muitas vezes são os mesmos envolvidos na utilização de software abertos. Sendo assim, mesmo não publicando um artigo especificamente sobre o TIBCO, já foram publicados vários artigos na área de SOA que certamente o ajudarão a entender melhor seu objetivo e como ele funciona!

Para que você precisa do TIBCO? Qual será o papel dele na arquitetura? Qual a sua dificuldade? Respondendo essas perguntas, talvez valha a sua sugestão de um artigo mais geral sobre o assunto!

[]s

[/quote]
Temos que entender que quem trabalha com JAVA é sujeito a estar em qualquer situação , não podemos reduzir conceitos ou querer ter preferencia comercial, dizer que software aberto é o mercado isso é uma grande fantasia , mesmo porque servidores de aplicaçãos e entre outras soluções que vão manter as aplicações em ambiente java são preferencial seus deployment em Websphere , Weblogic, Oracle OSB que são proprietário.

TIBCO é algo que tem ecossistema de soluções que em seu ambiente traz grandes oportunidades e vai além de questões de pensar que em java as coisas são simplesmente WEB, não são pois os legados ainda são de um infraestrutura complexas e muitas das especificações ainda rodam sobre 1.4.
Temos que ter em mente que damos soluções e não vendemos soluções , pois quem compra quer a melhor combinação em arquitetura e ambiente , então não podemos desprezas soluções.

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

Eu me interesso muito por tibco… posso pelo menos dizer mais umas 15 pessoas aqui no meu trabalho que se interessariam… Más como é um projeto muito grande… é o lance é muito crítico… vai rolar um treinamento mesmo…

Para que você precisa do TIBCO?

Quem precisa é o meu cliente, eu fui contratado para dar soluções para uma fabrica de software interna que vai atender um outsourcing.

Qual será o papel dele na arquitetura?

É necessário entender o que o cliente atende sobre os requisitos que estão envolvidos sobre clientes/serviço mas tecnicamente falando é uma demanda grande de soluções controladas em TIBCO IntegrationManager TIB/Active Enterprise Adapters Java, CORBA, SQL, XML.

Qual a sua dificuldade?

Fazer literatura sobre o assunto, que é alvo mesmo para profissionais que TEM acesso a informações e outros não e (ENTENDER AGILIDADE EM BUSINESS ARCHITECH), experiência em ter a visão de arquitetura no Mundo Real On Demand. E agora temos a oportunidade de ter Java para suportar serviços sobre integrações, e mais ainda as engines que podem até levar essa infra até pra cloud com jcloud e por ai vai ,se essas especificações tem regencias proprietárias , isso pouco importa pois atuamos a fornecer soluções pra aqueles que nos contratam.

[quote]Javart wrote: Bom, saber que temos material pra pesquisa e já iniciarmos maiores discussões sobre o assunto, o que vai facilitar pra a revista MundoJ começar java sobre TIBCO nas proximas edições.[/quote]Márcio, já há publicações ( não é material de pesquisa) sobre TIBCO em revistas.O próprio Glauco Reis articulista da revista MundoJ possui vários artigos “sérios” publicados sobre BPM , BPMS etc. há mais de 15 anos e outros tantos sobre esse assuntos ai que vc. tem dúvida.
Tibco hoje é SAS , cloud computing , assim como o activiti e outros produtos.

[quote]Para que você precisa do TIBCO?
Quem precisa é o meu cliente, eu fui contratado para dar soluções para uma fabrica de software interna que vai atender um outsourcing.
[/quote]Márcio, se for projeto sério me envie uma MP sobre o escopo da aplicação do sistema que tenho como fornecer a solução.
sds.

Por favor abram outro tópico sobre o TIBCO, esse é sobre o lançamento da edição da revista MundoJ.

Obrigado!

PS: Já trabalhei bastante com as soluções BPM da TIBCO.

Acho que isso é falta de outro tipo de revista, voltada tanto pra soluções livres como pra soluções corporativas comerciais. Existe uma carência de material desse tipo em português. Assim como falta uma publicação focada menos em desenvolvedores e mais pra área de negócios e gestão em tecnologia.

O foco da Mundo Java/MundoJ é outro.

Voltando ao assunto, gostei do artigo de comparação entre os frameworks FSF, por coincidência estamos avaliando qual framework utilizar pra padronizar nossas soluções.

:arrow: Post aberto: http://www.guj.com.br/posts/list/213614.java#1087860

:idea: TEMA: TIBCO no Mundo Java industrializando serviços em Ambiente complexos

:!: Observação: Acredito que esse Post possa ser referência para esse assunto que é algo central na nossa área.

[quote]

[]s
Luca[/quote]

Nossa, pegou pessado. TEM VARIAS DE GRANDES EMPRESAS que se interessam e já utilizam essa tecnologia :shock: