Revista Java Magazine 62

Nas bancas a revista Java Magazine 62 :

• Os Applets estão de volta.
    Autor: Yara M. H. Senger, Melissa Villela e Jorge Diz
  • SOA na Prática.
    Autor: William Markito Oliveira e Daniel Cicero Amadei
  • JasperETL.
    Autor: Pablo Jorge Madril
  • Closures em Java.
    Autor:Vítor Estêvão Silva Souza
  • Testando com Mocks de forma fácil.
    Autor: Giuliano Morais e Constantino Cronemberger
  • Gerenciando projetos com Maven.
    Autor: Eduardo Sasso
  • Integração Contínua com o Hudson.
    Autor: Osvaldo Pinali Doederlein
  • Testes avançados com o TestNG.
    Autor: André Dantas Rocha

Link com o resumo dos artigos e download do código fonte .:
http://www.devmedia.com.br/resumo/default.asp?site=6&idcanal=34

Vamos ler e postar nossos comentários aqui.
sds

Fiquei curioso sobre a questão dos Applets, alguem leu / sabe de alguma coisa?

flws

A matéria sobre Closures está muito boa!!!

Eu ainda não li a matéria sobre applets, mas a estratégia da Sun com relação aos applets é clara: desbancar o Flash/Flex como tecnologia para RIA (Rich Internet Application).

Bem, eu não vejo como isso vai de fato ocorrer nem se é viável. Sei que eles melhoraram bastante a arquitetura na última versão da JVM (u10), mas acho que é uma batalha perdida, pois o pessoal da Adobe tá bem na frente. Sei lá, minha opinião.

Sobre a revista, achei ela bem fraquinha, uma das mais fracas dos últimos tempos.

Sobre os applets, tb acho que é uma batalha perdida, pq não basta ter a tecnologia, é muito mais importante ter ferramentas. M$ viu isso e lançou o blend, e a sun, que ferramenta matadora ela lançou pro tal javafx?

Achei que a abordagem dos temas está bem parecido com os temas abordados na Mundo Java 31 de outubro (O Futuro do Java Corporativo).

Coincidência???

Nem pega applet na jvm pra 64 bits da sun :frowning: acho que esse futuro está distante :slight_smile:

[quote=onolox]Sobre a revista, achei ela bem fraquinha, uma das mais fracas dos últimos tempos.

Sobre os applets, tb acho que é uma batalha perdida, pq não basta ter a tecnologia, é muito mais importante ter ferramentas. M$ viu isso e lançou o blend, e a sun, que ferramenta matadora ela lançou pro tal javafx? [/quote]
Estou pra comprar essa revista, mas quero opinião. Está fraca no que? o que não gostou?
Se responder, obrigado :smiley:

"

A materia sobre o hudson vale a revista.

• SOA na Prática.

kkkkkk…sera que essa galera não tem criatividade para escrever artigos sobre outros assuntos não?
SOA na Prática e GP com Maven já estão saturados até demais. Já vi esses artigos em diversas outras revistas (inclusive com o mesmo título).
Chega a ser engraçado quando vejo o tópico Mundo Java X e Java Magazine Y. Todas as vezes vejo artigos repetidos de edições anteriores.

[quote=ClodoaldoJR]* SOA na Prática.

kkkkkk…sera que essa galera não tem criatividade para escrever artigos sobre outros assuntos não?
SOA na Prática e GP com Maven já estão saturados até demais. Já vi esses artigos em diversas outras revistas (inclusive com o mesmo título).
Chega a ser engraçado quando vejo o tópico Mundo Java X e Java Magazine Y. Todas as vezes vejo artigos repetidos de edições anteriores.

[/quote]

Concordo, e pior, o Maven é sempre a mesma coisa “introdução”. Faz algo aprofundado então, fala das particularidades, dos plugins, etc.

kkkkkk…sera que essa galera não tem criatividade para escrever artigos sobre outros assuntos não?..[/quote]

Eu não conheço os caras, não sei quem são, e nem sei porque estou escrevendo isso, mas…

Pelo menos eles deram a cara pra bater e escreveram as matérias. Todo mundo está sujeito a crítica, é fato, mas só é criticado quem tenta…

Eu particularmente gosto desta revista.

A edição passada teve uma matéria muito boa sobre WTP: 3.0 o autor desta matéria, que nao lembro o nome, normalmente faz matérias de qualidade sobre o eclipse. Gostaria que ele fizesse uma mais detalhada da API e programação de plugins do eclipse etc etc…

Porêm tem algumas reportagens fracas, nesta mesma revista teve uma sobre o framework vraptor, achei uma cópia da documentação. Podia fazer uma abordagem mais avançada e melhorada.

Sds…

A maioria dos artigos do Osvaldo Pinali valem as revistas. Gostei muito do artigo comparando o Eclipse com o Netbeans (foi a melhor comparação desses IDEs que já vi) e de outro sobre programação paralela.

Só tive tempo de ler o artigo sobre applets, que por sinal tive a oportunidade de assistir uma palestra da Yara e da equipe da global code onde o assunto foi abordado … é muito interessante, acredito que se conseguirmos utilizar de forma efetiva pra programação web, vamos deixar as nossas aplicações ainda mais ricas…

Voces tinham que ver a cara de OMG da plateia quando um applet que rodava um relogio foi simplesmente “Arrancado” do browser e passou a funcionar no desktop, independente do browser… foi foda !!!

[/quote]

Como o peerless já disse, só da matéria do hudson vale a revista. Realmente, show.
Agora, quanto a essas matérias introdutórias, nem sei porque saem em revistas. Já vi artigos na net de 2005 que são iguais e as vezes melhores. Acho que está faltando realmente são articulistas. Mas também tenho que ver por outro lado, quem está iniciando, sempre é novidade, mesmo porque, se não sabe que existe, nem consegue pesquisar. Então, a revista não pode focar em todo mundo que “entende”.

Concordo que o tópico Integração Contínua com o Hudson escrito pelo Osvaldo Pinali está muito bom.
E…

(2).

[quote=djemacao][quote=ClodoaldoJR]* SOA na Prática.

[/quote]

Como o peerless já disse, só da matéria do hudson vale a revista. Realmente, show.
Agora, quanto a essas matérias introdutórias, nem sei porque saem em revistas. Já vi artigos na net de 2005 que são iguais e as vezes melhores. Acho que está faltando realmente são articulistas. Mas também tenho que ver por outro lado, quem está iniciando, sempre é novidade, mesmo porque, se não sabe que existe, nem consegue pesquisar. Então, a revista não pode focar em todo mundo que “entende”.[/quote]

djemacao discordo do seu ponto de vista.
Se um usuario iniciante deseja ler um artigo introdutório de Maven ou qualquer que seja o assunto, vai no site da revista, procura uma edição anterior com o artigo que ele deseja ler e compra. Acredito que seja por isso que a Mundo Java e a Java Magazine disponibilizam para os leitores o acesso a edições anteriores. Não faz muito sentido você ficar repetindo artigos.

[]'s

ClodoaldoJR

[quote=ClodoaldoJR][quote=djemacao][quote=ClodoaldoJR]* SOA na Prática.

[/quote]

Agora, quanto a essas matérias introdutórias, nem sei porque saem em revistas. Já vi artigos na net de 2005 que são iguais e as vezes melhores. Acho que está faltando realmente são articulistas. Mas também tenho que ver por outro lado, quem está iniciando, sempre é novidade, mesmo porque, se não sabe que existe, nem consegue pesquisar. Então, a revista não pode focar em todo mundo que “entende”.[/quote]

djemacao discordo do seu ponto de vista.
Se um usuario iniciante deseja ler um artigo introdutório de Maven ou qualquer que seja o assunto, vai no site da revista, procura uma edição anterior com o artigo que ele deseja ler e compra. Acredito que seja por isso que a Mundo Java e a Java Magazine disponibilizam para os leitores o acesso a edições anteriores. Não faz muito sentido você ficar repetindo artigos.

[]'s

ClodoaldoJR[/quote]

Então pense, se tem gente que trabalha com Java faz tempo e muitas vezes nem conhece um fórum movimentado como o GUJ, ou pior, procura e não acha, o que diria de uma revista antiga.
Sem contar que o antigo sempre tem cara de ultrapassado. Não que necessariamente esteja, mas acaba ficando para quem não conhece, pela data apresentada na revista.
Como disse, difícil eu julgar se já não olho pelo meu modo de ver quando iniciei no mundo do desenvolvimento (não sendo Java necessariamente).