Retornar uma varíavel a partir de um novo JFrame

Bem, sou novo no fórum e já fiz alguns tópicos sobre algumas dúvidas que tive. Felizmente, todas elas foram resolvidas e fico muito feliz com isso. Estou desenvolvendo um pequeno e bem simples jogo como trabalho de escola, e estou estudando a interface fora da escola.

Estou quase terminando o jogo, preciso ajeitar apenas algumas coisas. Estou com dúvida agora, por exemplo, na criação do personagem. Consegui um código usando RadioButton etc, e está tudo perfeito, apenas quero fazer uma “modificação” na parte de escolher os personagens. No código atual, ao escolher o personagem e clicar “Selecionar este personagem”, aparecerá uma JOptionPane perguntando se o usuário quer criar o Jogador 1 ou o Jogador 2.

Esta JOptionPane recebe a variavel op, se o usuário digitar 1 na tela será criado um novo Jogador 1, e se digitar 2 será criado um Jogador 2. Algo bem simples mesmo, de fácil entendimento.

[quote]Apenas uma parte do código ilustrando o que acabei de dizer:

ok = botão [Selecionar este personagem].
arqueiroButton = representa um dos personagens no RadioButton.
[/quote]

[code]
ok.addActionListener(new ActionListener() {

@Override
		public void actionPerformed(ActionEvent arg0) {

if (arqueiroButton.isSelected()) {

String resposta = JOptionPane.showInputDialog("Escolher esse personagem para Player 1 ou Player 2?", op);
				op = Integer.parseInt(resposta);

if (op == 1) {
					p1 = new Arqueiro();
					player = "Player 1";
				} else {
					p2 = new Arqueiro();
					player = "Player 2";
				} 

JOptionPane.showMessageDialog(null, String.format("%s", "Você escolheu o " + arqueiroString + " como " + player));
			}[/code]

Ok, e aqui entra a minha dúvida. Como estou estudando interface grafico, quero que meu jogo tenha o máximo de interação “sem esforço” do usuário. Queria substituir esse JOptionPane por um novo JFrame, que contém 2 botões: Player 1 e Player 2. Se o usuário clicar em Player 1, a variavel op será 1, se clicar em Player 2, op = 2, mesma coisa.

A imagem representa bem o que eu desejo fazer. Eu até cheguei a criar uma nova classe (chamada Option) contendo esse JFrame dos botões Player 1 e Player 2, só que eu não consigo/não sei como devo fazer para passar a variavel int op criada na classe CharCreate para a classe Option e fazer que logo após que o usuário clique em um dos dois botões o código volte para a classe CharCreate com a variavel op definida nos botões.

Eu tentei chamar a classe Option na hora da escolha, mas começa a dar uns erros sobre a variavel op. Então, não sei o que fazer, =|

[code]

@Override

new Option(op);

if (op == 1) {
					p1 = new Arqueiro();
					player = "Player 1";
				} else {
					p2 = new Arqueiro();
					player = "Player 2";
				} 

JOptionPane.showMessageDialog(null, String.format("%s", "Você escolheu o " + arqueiroString + " como " + player));
			}[/code]

Fiz este tópico bem organizado, realmente para facilitar o entendimento da minha dúvida!
Se puderem me ajudar, facilitará muito!
Obrigado desde já!

[size=9]Para não poluir a tela com os códigos, aqui está o Pastebin das classes CharCreate e Option:

Oi Victor tudo bom?

Você pode fazer uma variável global do tipo Option na classe CharCreate e colocar o parâmetro CharCreate dentro do construtor da classe Option para vincular as duas classes. Tipo assim:

//  Classe CharCreate
   public Option opcao;

public class CharCreate(){
   ...
   ok = new JButton("Selecionar este personagem.");
   ok.setActionCommand("SelecionarPersonagem");   //  você utiliza o Action Command para definir ações diferentes para vários botões
   ... 
   public void actionPerformed(ActionEvent arg0){
    if(arg0.getActionCommand().equals("SelecionarPersonagem")){  // se o usuário clicou no botão selecionar personagem
         opcao = new Option(this);    //  Instancia a variavel opcao utilizando o parâmetro "this" (Esta classe)
    }

}
//  Classe Option
    public CharCreate classePai;
    public Option(CharCreate classePai){
      this.classePai = classePai;

Assim que o usuário clicar em “Selecionar este personagem” você instancia essa variável e armazena a opção que ele escolher (Jogador 1 ou Jogador 2) na variável selected que você já criou, para acessá-la é só fazer a chamada CharCreate.opcao.selected

Experimenta ai e retorne se deu certo! ^^

Veja o exemplo: http://www.guj.com.br/java/55710-jdialog-devolvendo-valor-pra-jinternalframe#292687

MarcoAurelio, obrigado pela sua resposta, mas infelizmente está dando um erro quando tento levar o “this” como parametro ao instanciar uma nova Option.

[code] ok.addActionListener(new ActionListener() {

@Override

opcao = new Option(this); //O erro é aqui!
				String resposta = JOptionPane.showInputDialog("Escolher esse personagem para Player 1 ou Player 2?", op);

if (op == 1) {
					p1 = new Arqueiro();
					player = "Player 1";
				} else {
					p2 = new Arqueiro();
					player = "Player 2";
				} 

}[/code]

A minha classe Option ficou assim (resumida):
O erro é que quando vou instanciar um opcao = new Option(this); na classe CharCreate, diz que eu devo passar como parametro na classe Option um ActionListener e não um CharCreate.

[code]public class Option extends JFrame {

public JButton op1;
public JButton op2;
public int selected;

public Option(CharCreate classPai) {

setFocusable(true);
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(null);

op1 = new JButton("Player 1");
	c.add(op1);

op2 = new JButton("Player 2");
	c.add(op2);

op1.addActionListener(new ActionListener(){

@Override
		public void actionPerformed(ActionEvent e) {
			CharCreate.playerselect = 1;
		}});

op2.addActionListener(new ActionListener(){

@Override

}});[/code]

O que devo fazer? =|

Victor

Eu vacilei na montagem da classe, pode colocar como tava que ta certo…

public class CharCreate extends JPanel implements ActionListener {

Esse erro está acontecendo porque a classe Option esta usando a CharCreate como uma ActionListener, ou seja, os eventos vão ser executados na CharCreate.

Na classe Option, insira esse código depois do construtor:

classePai = classPai; //  Assim você vai referenciar essa classe à anterior, caso contrário gera exceção de ponteiro nulo

Mudando isso ai deve concertar!

Eu não entendi muito bem, desculpe. Tentei adicionar apenas o classePai = classePai, mas o erro persiste.
O código (resumido) ficou assim:

Classe CharCreate

public class CharCreate extends JPanel implements ActionListener {

static int playerselect = 1;
    public int op;
    private static JButton ok;

public Option opcao;

public CharCreate() {

@Override

opcao = new Option();

if (op == 1) {
    					p1 = new Arqueiro();
    					player = "Player 1";
    				} else {
    					p2 = new Arqueiro();
    					player = "Player 2";
    				} 

}}}[/code]

[b]Classe Option[/b]:

[code]package jogo;

import java.awt.Container;
import java.awt.Font;
import java.awt.event.ActionEvent;
import java.awt.event.ActionListener;

import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;
import javax.swing.SwingConstants;

import jogo.CharCreate;

public class Option extends JFrame {

public JButton op1;
	public JButton op2;
	public int selected;

public Option(CreateChar classePai) {

classePai = classePai;

setFocusable(true);
	    Container c = getContentPane();
	    c.setLayout(null);

op1 = new JButton("Player 1");
		c.add(op1);

op2 = new JButton("Player 2");
		c.add(op2);

op1.addActionListener(new ActionListener(){

@Override
			}});

op2.addActionListener(new ActionListener(){

@Override

}});

setTitle("Definir personagem para: ");
		setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
		setSize(300, 100);
		setLocationRelativeTo(null);
		setResizable(false);
		setVisible(true);
		add(c);
	}
}

Eu consegui rodar o programa e tudo, só não sei ainda como vou fazer uma variavel do tipo int ser definida na classe Option e fazer essa variavel voltar para a classe CharCreate (no caso a variavel op, ou selected, etc)

Outra coisa, nesse bloco:

você pode seguir o que eu te falei usando o setActionCommand pra ficar mais organizado também…

Mais outra coisa (rsrs), nessa parte:

@Override  

opcao = new Option(this); //O erro é aqui!  

if (op == 1) {  
                p1 = new Arqueiro();  
                player = "Player 1";  
            } else {  
                p2 = new Arqueiro();  
                player = "Player 2";  
            }   

}

O método ActionPerformed só está servindo para verificar qual radioButton está selecionado? Se sim, para deixar seu código mais enxuto faça assim:

@Override  
           opcao = new Option(this); 
           String classeString;

classeString = arqueiroString;
            if (op == 1) {  
                p1 = new Arqueiro();  
                player = "Player 1";  
            } else {  
                p2 = new Arqueiro();  
                player = "Player 2";  
            }   
        }else if (outraClasseButton.isSelected()) { 
            classeString = outraClasseString;
            if (op == 1) {  
                p1 = new outraClasse();  
                player = "Player 1";  
            } else {  
                p2 = new outraClasse();  
                player = "Player 2";  
            }   
 JOptionPane.showMessageDialog(null, String.format("%s", "Você escolheu o " + classeString + " como " + player));  
         }

Assim fica com menos código repetido. Isso é uma coisa interessante quando se trabalha com linguagem orientada a objetos, igual meu professor falava:
“Se você em algum momento usar Ctrl+C e Ctrl+V em Java significa que você tem que mudar alguma coisa para otimizar seu código”

Certo Marco, obrigado pelas dicas!
Mas tipo, a terceira dica faria que primeiro o usuario decidisse o player, e depois o personagem, que não é o que eu quero, =3

Vou deixar o download do meu projeto aqui, e SE você puder/quiser editá-lo e depois me mandar, ficaria muito grato, porque vendo no código mesmo eu conseguiria entender de uma vez por toda!

Victor,

Eu alterei essas duas classes a partir dos primeiros arquivos que você mandou. Aqui funcionou perfeitamente, eu deixei a maioria de minhas alterações comentadas para você ir entendendo na medida que for lendo o código.

Como você falou que esta estudando e parece interessado eu vou te aconselhar a depois que entender esse projeto por completo continuar a implementando ele com Enum, Padrão Java Bean, Encapsulamento, hierarquia, polimorfismo… enfim tente refazer o projeto com menos linhas e mais organização esse é um ótimo meio para aprender mais.

Valeu!

Marco, todos os “obrigados” do mundo não seria suficientes para demonstrar minha gratificação!
Realmente, muito obrigado por tudo, por ter tido paciencia em me ajudar e por ter feito isso!

Muito obrigado mesmo!
Estarei lendo o código, e assim entenderei o que você fez!

Nada que isso! :oops:

Qualquer coisa da um toque ae!

Abrçs :smiley:

Agora meu “jogo” já está quase pronto! Só falta desenhar os personagens referentes ao Player 1 e Player 2 na tela na hora que é chamada a Arena! XD