REST e WADL - REST precisa de uma linguagem de descrição?

E a discussão sobre os serviços REST terem ou não uma linguagem de descrição que possa ser “consumida por máquinas” para gerar código que automatize a invocação de serviços. Com a proposta do WADL seria possível conseguir essa proeza, mas não podemos esquecer que nem todos os serviços REST vão trazer como resultado documentos XML, eles podem retornar grafos JSON e até mesmo texto puro.

Notícia: Does REST Need WADL?

Se a gente precisa de um definition language, usa o WSDL. JSon, algo REST ou POX sao interessantes justo por causa da ausencia de burocracia.

Outra coisa. Como que se retorna um grafo via JSon? JSon nao é so arvore? Tem algo a la xpath?

Onde tem grafo leia-se árvore :stuck_out_tongue:

Vc estah querendo dizer algo como os atributos id e ref do XML?
http://www.json.com/2007/10/19/json-referencing-proposal-and-library/

Use links comuns de hipertexto, tao ai pra isso :slight_smile:

Claro, isso parte do principio que tudo eh enderecavel atraves de uma URI… se nao for o caso, pq?

Ressuscitando o tópico.

Hoje, quase 4 anos do início da discussão deste post, o WADL continua não sendo utilizado pelo REST?

Já viram por aí alguma ferramenta (de preferência open source) que gere o código de um cliente REST com base em um WADL?

Abraço,
Luiz

[quote=Luiz]Ressuscitando o tópico.

Hoje, quase 4 anos do início da discussão deste post, o WADL continua não sendo utilizado pelo REST?

Já viram por aí alguma ferramenta (de preferência open source) que gere o código de um cliente REST com base em um WADL?

Abraço,
Luiz[/quote]

Eu estou estudando melhor o Rest, pois pretendo utiliza-lo em projeto fututo. Agora a questão do WADL como descritor é algo que gera um pouco de polêmica pelo visto.

Pra quem utiliza o Netbeans, ele tem alguns exemplos com Rest, que utiliza o wadl como descritor e a partir dele gera um código de cliente do recurso.

Um dos requisitos para REST é a interface genérica e comunicação baseada em formatos de representação ubíquitos.

Isso significa que se o cliente requer conhecimento específico sobre os elementos de dados ou componentes da interação, não estamos mais falando de REST.

[quote=malconL]Um dos requisitos para REST é a interface genérica e comunicação baseada em formatos de representação ubíquitos.

Isso significa que se o cliente requer conhecimento específico sobre os elementos de dados ou componentes da interação, não estamos mais falando de REST.[/quote]

Concordo, o legal do Rest é a ausência de burocracia comparado ao SOAP, e acredito que seguindo as boas práticas para a implementação do padrão acaba ficando auto
descritivo.