Ressuscitando: Qual o problema do JSF?

Oba! Esta discussão está (ou estava) bonita!

Não estou repetindo tópicos, apenas ressuscitando pois o outro ficou meio esquecido e eu fiquei sem respostas…

http://www.guj.com.br/posts/list/30/85378.java#525526

É que cheguei um pouco atrasado e surgiram algumas dúvidas…

Para o time do JSF (é só uma brincadeira):
Estou pensando em iniciar o desenvolvimento de uma aplicação utilizando JSF com RichFaces + a4j + Facelets + Spring + JPA (hibernate + hibernate validator)
Será uma aplicação cliente servidor com um volume de acessos entre baixo a médio.

O que acham dessa idéia?

— \ ----

E para o time do anti-JSF (Repito, é só uma brincadeira!):
Para a camada de view, algo como Dojo + JSP ficaria legal? Têm outras idéias legais?

E pra todo mundo… colocar o JavaFx nessa história seria prudente? Ou ainda é muito verde pra se pensar?

Desculpem se falei besteira e, por favor, me ajudem a desfazer esse nó na mente do iniciante! :smiley:

Valeu pela ajuda!!

[quote]Para o time do JSF (é só uma brincadeira):
Estou pensando em iniciar o desenvolvimento de uma aplicação utilizando JSF com RichFaces + a4j + Facelets + Spring + JPA (hibernate + hibernate validator)
Será uma aplicação cliente servidor com um volume de acessos entre baixo a médio.

O que acham dessa idéia? [/quote]

independente de quem goste ou não, o mercado hoje ta exigindo muito jsf, digo isso pelas vagas da minha cidade, então vai fundo nesse conjunto ai…

eu comecei um projeto pessoal EXATAMENTE com esse conjunto ai do jsf, usei TODAS essas tecnologias pra aprender, fiz um projeto e aprendi muito, muito mesmo, e hoje trabalho com esse conjunto e meu conhecimento surgiu dai…
vai fundo…

e se não conhecer nada desse assunto, acabou de ser lançado este livro que aborda exatamente sobre esse conjunto:
este é mais tipo um tutorial:
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=5380

este é mais abrangente;
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=5413

Aqui aonde trabalho utilizamos Facelets 1.2 + richfaces + ajax + ibatis, trabalhei algum tempo com struts (1) e não temos nada pra reclamar não… claro que sempre desejamos e queremos que algumas coisas fossem um pouco diferentes de como realmente são… rsrs, mas ai ja nao importa o framework…

Esse conjunto sem dúvida é um dos mais poderosos pra desenvolvimento web atualmente.
Eu comecei com ele também e desenvolvi meu projeto de TCC com ele.

No entanto, acho a curva de aprendizado dele muito alta. Principalmente quando envolve Ajax4JSF. Tive muitos problemas por causa do escopo de meus managed beans.

Hoje eu não optaria por JSF. Prefiro um framework baseado em actions.

Opa, legal saber que isso é bem visto no mercado!

Então rapazeada, o meu medo é justamente a falta de controle sobre o html, em se tratando de jsf…
O que vocês acham disso?

Outra coisa… o que vocês acham de usar vRaptor2 ou Mentawai no lugar do spring???

Quanto ao JavaFx, ninguém se atreve?

[]s

Com JSF eu ainda não descobri uma forma de ter um HTML limpo. hehe

E alguns componentes de outros frameworks, como o Richfaces, costumam vir com erros. Como era o caso do rich:dragIndicator da versão 3.1 (se não me engano).

Se for pra usar JSF, eu usaria Seam.

Se for para não usar JSF, a opção Dojo seria interessante, mas aí eu moveria a letra C do MVC para o cliente. E o servidor responderia apenas no formato XML ou JSON.

O JavaFX é coisa que só é notícia em tempos de JavaOne, e ainda está em Beta. Mas eu gostaria de saber se alguém já usou JavaFX como linguagem “de servidor”, ou seja, um Managed Bean ou um Entity Bean feito em JavaFX.