Responsabilidades de emprestimo - biblioteca

Pessoal, em um sistema de biblioteca onde um leitor pode pegar livros emprestados, de quem seria essa operação, da biblioteca ou do leitor, ou de outro? Fiz o diagrama de classes sendo:

Biblioteca (0…) —&gt (0…) Leitor (1) — (0…) Emprestimo (0…) — Livro

Pensei em Leitor tendo uma operação efetuarEmprestimo recebendo uma entidade Emprestimo que chamaria outra operação na biblioteca mas fiquei em duvida se isso seria responsabilidade do leitor ou da biblioteca. Alguém poderia dar uma luz nisso?

Agradeço desde já.

A Biblioteca me parece o melhor lugar para se fazer operações relacionadas aos livros dela, aos leitores dela.

Se eu fosse fazer tbem faria desse jeito!

Mas alguns pontos:

Se biblioteca for responsável por efetuar um emprestimo para um leitor, isso me parece um pouco SOA.
Nos moldes do OO puritano acho que seria legal o leitor efetuar o emprestimo em uma biblioteca, pois é o leitor que sabe que livro ele quer emprestado.(Mesmo caso de que deve tocar um cd o cd player ou o proprio cd)

É a mesma coisa.

O que parece, semanticamente, mais adequado?

Ou

Eu acredito que a segunda opção é mais adequada.

No caso do CD é o mesmo:

Ou

A segunda é melhor!

Blz pessoal, valeu pela ajuda, mas mais uma coisa, eu fiz biblioteca tendo leitores que tem emprestimos de livros, seria correto dessa forma entao biblioteca tb ter emprestimos e essa operação de emprestar sendo:

onde emprestimo teria o leitor e os livros?
:wink:

Cara… essa escolha é sua. Vê o que você considera melhor no seu modelo.