[Respondido] Aprendendo Orientação a Objetos - um help

Estou tentando aprender a esignar objetos próprios.

Criei um arquivo chamado Entrada.java para entrar com dois valores e um chamado Saida.java para dar o resultado.

//classe de entrada de dados
import javax.swing.*;
import java.util.*;

public class Entrada {

public static void  main (String arg[ ] ) {
    	int x, y;
    	int soma;

x = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite Valor 1"));
    	y = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite Valor 2"));

SOMA = x + y;
    }
}
//classe de saida de dados
import java.util.*;
import javax.swing.*;

public class Saida extends Entrada{

public static void main (String arg []){
    	int imprimir = Entrada .getSOMA();

System .out . print (imprimir);
    }
}

Mas não estou conseguindo acessar ele
O que devo fazer a mais para poder ter o resultado desejado.

Obs: O máximo que consegui foi usar o Calendário e alterar datas nele. Só não sei a diferença do gregoriano ou de outros pq não li todos os tutoriais!

Abraços :smiley:

.

Estou aprendendo orientação a objeto… pelo que entendi as classes podem ser objetos certo?

Então estou tentando criar uma classe e puxar para outra como se usa as que já existem.

Estou lendo o Docs do java e tentando seguir os exercícios lá masnão tem a “linha” de comando completa, estou por tentativa e erro… alguma coisa ja consegui como usar o calendário, mas outras não.

Uma explicação básica sobre isso pq uma parte importante é criar as próprias classes para usar não é?

Você fez o método getSoma? Esse é o código completo?

sim fiz ele bem simples só para aprender a criar uma classe de exportação… assim posso dividir tarefas em um sistema onde sempre uso os mesmos casos… tipo um modNome.do.medoto() ou a classe calendário que uso para imprimir a data atual ou somar/subtrair dia meses ou anos

Posta o restante do código pra gente da uma olhada.

E só isso mesmo… não fiz nada complicado

Um para dar a entrada e outro para dar a saida… queria saber o que falta a mais em algum deles ou em ambos para usar os valores do Entrada no Saida

Fala cara, blza?

Acho que o que faltou foi um método dentro da classe Entrada chamado getSOMA();
Vc vai ter que arranjar algum jeito de passar a variável SOMA para dentro do método getSOMA() e dar um return na variável. Mas esse seu código não está muito útil, a começar pelo fato de ter dois métodos main…

Abraço

[quote=Solonbra]Estou aprendendo orientação a objeto… pelo que entendi as classes podem ser objetos certo?

Então estou tentando criar uma classe e puxar para outra como se usa as que já existem.

Estou lendo o Docs do java e tentando seguir os exercícios lá masnão tem a “linha” de comando completa, estou por tentativa e erro… alguma coisa ja consegui como usar o calendário, mas outras não.

Uma explicação básica sobre isso pq uma parte importante é criar as próprias classes para usar não é? [/quote]

Você disse que está aprendendo OO, e ao ler o que escreveu, pensei em aconcelho-lo a comprar um livro introdutório sobre o assunto.

P.S Classes não são objetos, muito embora para obte-los você necessite delas; porisso a idéia de “orientado a objetos”.

flws

Bom amigo já que vc está começando fiz um exemplo do que vc queria fazer (ou pelo menos acho que era isso hehehe).

import javax.swing.JOptionPane;

public class Calcula
{	

//Cria as variáveis da classe
	private int x;   
    private int y;
    private int resultado;

//Cria o método que realiza a soma
    public void calculaSoma()
    {
    	//Armazena os valeros nas variáveis
    	x = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite Valor 1"));   
        y = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite Valor 2"));
        resultado = x + y;    
    }

//Método que que retorna a soma
    public void getSoma()
    {
    	JOptionPane.showMessageDialog( null, resultado);
    }
}
public class Saida
{
	public static void main(String args[])
	{
		//Cria um objeto da classe Calcula
		Calcula soma = new Calcula();

//Chama o método que calcula a soma
		soma.calculaSoma();

//Chama o método que retorna o resultado da soma
		soma.getSoma();
	}
}

Qualquer dúvida posta ai.

Edit: mudei o nome do objeto “imprimir” para “soma” na classe Saida.

Abraço.

[quote=Shaft]
Qualquer dúvida posta ai.

Edit: mudei o nome do objeto “imprimir” para “soma” na classe Saida.

Abraço.[/quote]

Valeu !!!

Fiz aqui e deu certinho o melhor foi os comntarios tirou muitas dúvidas!!!
Vou continuar treinando 8)

Abraço

[quote=fantomas]Você disse que está aprendendo OO, e ao ler o que escreveu, pensei em aconcelho-lo a comprar um livro introdutório sobre o assunto.

P.S Classes não são objetos, muito embora para obte-los você necessite delas; porisso a idéia de “orientado a objetos”.

flws
[/quote]

Valeu Fantomas
Estou com um emprestado o Java Como programar 3ªed. de H. M. e P. J. Deitel
aprendi muito mais que nas aulas que tive na facul!!! Lá só aprendi refactoring e o básico mesmo :frowning:

Além disso stou usando o Tutorial da Suns, mas lá e bem genérico quando ao modo de declarar os comandos! Com o tempo eu vou aprender mas até lá…

Abraço!