Bem galera, me formei a pouco tempo em Sistemas de Informção e não tenho experiencia comprovada na área, únicas coisas que fiz
foi um sistema desktop no tcc e agora estou fazendo sistemas web em casa. Minha dúvida é se posso colocar
no currículo esses sistemas que fiz como experiencia, pois para as vagas de trabalho sempre pedem experiencia.
Se não colocar como experiencia, como posso usalos para dizer que “sei fazer alguma coisa” ??
Se você tiver uma forma de como disponibilizar esses sistemas, possa ser que ajude a comprover algum tipo de experiência. Se fosse um projeto OpenSource ficaria mais fácil.
seria mais interessante, se o sistema que vc fizesse fosse em web…
e deixar ele hospedado em algum lugar como portfolio,
ai no CV ou no dia da entrevista vc mostra o link…
já passei em entrevista dessa forma, montei um DDNS em casa, deixei o Apache rodando, e na hora da entrevista dei o link pro cara ver o projeto funcionando ^^
Mas então no curriculo nem adianta eu colocar esses sistemas ??
E já que não servem como experiencia, será que eu poderia colocar alguma coisa no currilo
dizendo que tenho conhecimentos nas ferramentas que utilizei ??
[quote]…será que eu poderia colocar alguma coisa no currilo
dizendo que tenho conhecimentos nas ferramentas que utilizei ?? [/quote]
coloca alguma coisa assim:
Conhecimentos adicionais
J2SE; sql server 2005; etc…
Como os amigos ja disseram, tenta disponibilizar este(s) sistemas atraves da internet pois na minha opinião isto conta como experiência sim, mas se o seu futuro empregador não tiver acesso ao seu trabalho fica dificil. Boa sorte.
Oi,
Desculpe, mas é dificil acreditar que alguém que acabou de fazer uma faculdade não tem nem noção do que colocar em um currículo… :roll:
http://teteraconsultoria.com.br/blog/50-modelos-de-curriculo-em-ti/
[quote=Anime]Oi,
Desculpe, mas é dificil acreditar que alguém que acabou de fazer uma faculdade não tem nem noção do que colocar em um currículo… :roll:
http://teteraconsultoria.com.br/blog/50-modelos-de-curriculo-em-ti/
[/quote]
Não vejo como sendo algo tão problemático assim, afinal, nem sempre as pessoas sabem ao certo como montar um currículo de primeira se nunca precisou disso antes.
O pior seria terminar uma faculdade de sistemas e não saber escrever uma linha de código!
Tenho uma sugestão que possa talvez lhe ajudar:
Especifique os sistemas que você fez, dando detalhes além de sua descrição funcional, como uma descrição técnica. E deixe claro que você pode mostrá-lo numa entrevista, como sendo seu portifólio, ou de certa forma, consegui hospedar uma demo dele via internet.
Posso estar sendo radical, mas é no mínimo estranho…
[quote]
O pior seria terminar uma faculdade de sistemas e não saber escrever uma linha de código![/quote]
Com certeza…
Cara… eu tbm penei por isso…
O que me ajudou no futuro foi carregar meus Softwares todos um Pen-Drive… Aí quando dizia que tinha Projetos pessoais (era só o que eu tinha na época), oferecia o Pen-drive ao entrevistador…
2 dos meus entrevistadores pegaram os Projetos pra ver.
O que me contratou nunca viu, me contratou como Profissional e não como Desenvolvedor na Tecnologia X…
Uma pena que a tecnologia utilizada não era das melhores… Tive que aprender, afinal quase ninguém sabia…
Abs []
eu estava pensando em fazer isso também…
por exemplo, criar um site e coloca o nome da sua empresa ex: Galileu Sistemas , ai você pega algumas entidades carentes, ongs, etc…e faz os projetos de graça (mais tem que ser bem feito)…
no currículo ficaria assim:
Empresa: Galileu Sistemas
Projeto: Desenvolvimento em organização sem fins lucrativos da região de…
Cargo: analista de requisitos / programador
Periodo: xx de xxxxx até xx de xxxxx
Funções desempenhadas: analise dos requisitos funcionais da organização, desenvolvimento do sistema xxxxx
Ferramentas Utilizadas: jsf, hibernate…blabla…
acho que isso vale muito mais do que criar um sistema para você mesmo, isso demonstra vontade de ajudar sem interesses financeiros, e quando você for chamado diga a verdade, que foi um projeto sem fins lucrativos.
Vlw aí galera, então vou fazer assim, colocar no curriculo que tenho conhecimento em algumas ferramentas
e colocar na web os trabalhos que fiz em casa e tbem ver se faço algum projeto para alguma entidade.
Vlw mais uma vez aí galera.
Vc tb pode colocar seu código no github, e colocar o link do seu perfil no currículo. Assim vc pode mostrar como o seu código é tb.
EHS, vc também pode fazer um portifólio num .doc da vida com fotos(printscreens) dos seus programas, com legendas/trechos explicando suas funcionalidades.Para uma primeira olhada, isso já basta para muito entrevistador.Depois, se ele quiser ver o código de um trecho específico, vc mostra.Minha dica:muito cuidado ao andar com todos os seus programas num pendrive, principalmente quando estiver algum que vc ainda não registrou ou vendeu(fora o risco de quebra de confidencialidade que algumas empresas exigem).
Ótimas observações, Iron!
Vai depender do entrevistador aceitar ou não trabalhos em casa como experiência.
Pode colocar sim no curriculo, faça uma descrição breve do que o sistema faz e, faça pra si mesmo, um documento explicando tecnicamente os projetos, patterns usados, tecnologias empregadas, problemas superados, tempo de desenvolvimento, etc. Pois, numa entrevista técnica isso sim pode fazer a diferença.