Trabalho desenvolvendo aplicações desktop, mas há muito sinto vontade de estudar desenvolvimento para web, e agora estou começando com isso.
Como porta de entrada, estou usando a apostila FJ21 da caelum (a agenda).
Cheguei na parte em que os dados sao inseridos no BD a partir de uma pagina HTMLe um servlet, mas quando dou submit, me aparece esse erro:
java.lang.RuntimeException: java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql://localhost/fj21
br.com.agenda.dao.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:12)
br.com.agenda.dao.ContatoDAO.<init>(ContatoDAO.java:18)
br.com.agenda.servlets.AdicionaContatoServlet.service(AdicionaContatoServlet.java:42)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:722)
root cause
java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql://localhost/fj21
java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:640)
java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:200)
br.com.agenda.dao.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:10)
br.com.agenda.dao.ContatoDAO.<init>(ContatoDAO.java:18)
br.com.agenda.servlets.AdicionaContatoServlet.service(AdicionaContatoServlet.java:42)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:722)
Ao que parece, driver do mysql nao tá sendo encontrado, mas ele está devidamente adicionado ao buildpath (dentro de WEB-INF/lib), tanto que quando rodo uma classe de teste, o acesso ao banco ocorre sem problemas.
Em outros tópicos vi que esse problema poderia ser resolvido colocando o conector no lib do próprio Tomcat, e foi o que fiz, mas o mesmo problema persiste.
Realmente, a exceção é esclarecedora, mas não vejo motivo de ela estar sendo lançada. Segundo tudo o que li e observei, ao adicionar um jar no WEB-INF/lib, este é automaticamente adicionado ao classpath(comprovado pelo fato de eu conseguir acesso sem o tomcat). Não funcionando, colocei dentro do diretório lib na raiz do tomcat (solução pra muitos), mas mesmo assim continuo com o problema.