[RESOLVIDO] - Solicitar senha root para abrir arquivo

Tenho um editor de texto simples aqui, mas quando abro um arquivo o qual não tenho permissão ocorre o seguinte erro:

ex:

java.io.FileNotFoundException: /etc/sudoers (Permission denied)

Tudo dentro do esperado pois não tenho permissão de administrador. Gostaria que ao tentar acessar o arquivo, o programa me solicita-se a senha de usuario (como o kdesudo), mas não sei como fazer isso.

Alguém pode me ajudar?

Ate onde eu sei depende do usuário que esta rodando a aplicação .

realmente edmarr, por isso mesmo gostaria de achar uma forma de abrir um arquivo com a senha do usuario, mas sem a necessidade de abrir o meu proprio editor como administrador, e sim solicitar a senha ao selecionar o arquivo no JFileChooser.

será que é possivel?

Você pode tentar duas coisas:
a) Solicitar ao usuário que rode seu editor com sudo (é o mais fácil, afinal de contas, já que não tem de mudar nada. O vi e o emacs, se não me engano, supõem exatamente isso - problemas de acesso devem ser resolvidos por fora.)
b) Com sudo, copiar o arquivo para um local temporário mas com acesso suficiente, editar o arquivo temporário, e ao salvar o arquivo, efetuar a cópia ou o “move” com sudo também.

Consegui fazer da maneira da letra A criando um simples “atalho” para executar a aplicação com o sudo. Tentarei da forma da letra b tambem, acredito que não terei dificuldades.

Mas consegui esclarecer algumas coisas mesmo.

Obrigado a todos.

Depois que seu problema tiver resolvido, vá no primeiro post, editar o Título adicionando a tag [RESOLVIDO] no final do Título .

Se não me engano, é o JAAS que cuida disso.